Home » Abaixo de 599cc » Ficha técnica, detalhes e fotos da nova Yamaha XTZ 150 Crosser 2014

Ficha técnica, detalhes e fotos da nova Yamaha XTZ 150 Crosser 2014


12 fev 2014 3 Comentários

A Yamaha finalmente revelou o mistério que ferveu o mercado nesse início de 2014. E a revelação nos trouxe uma grande novidade, a nova Off-Road com pegada urbana XTZ 150 Crosser 2014. Seu desenvolvimento partiu da parceria entre engenheiros brasileiros e japoneses da Yamaha a fim de desenvolver uma motocicleta exclusivamente para as ruas do  Brasil.

Segundo a própria fabricante em sua publicação oficial sobre a Crosser 150, foram levadas em consideração as condições brasileiras em termos de combustível, terrenos e desempenho. O resultado foi uma motocicleta desenvolvida pra uso urbano, mas que pode rodar tranquilamente pelos variados terrenos brasileiros.

ficha tecnica fotos yamaha xtz 150 crosser

A novidade, que chega às concessionárias em abril, tem um apelo totalmente urbano. A Crosser 150 veio com tudo para brigar com a já consolidada NXR 150 Bros, da Honda, e para isso traz em especial um design com linhas robustas e marcantes. Uma das coisas mais marcantes da motocicleta em seu visual é o seu “para-lama” dianteiro superior em forma de “bico de pato”, que a Yamaha chama de “Up Fender” recortado.

E se engana quem acha que ele é apenas uma peça de design. Sua integração ao conjunto da Crosser 150 permitiu que a Yamaha instalasse um para-lama dianteiro bem próximo da roda garantindo uma pilotagem sem trepidações (ou pelos menos uma redução drástica nelas) e protegendo o garfo do impacto de pedras e detritos que possam causar danos ou arranhões.

ficha tecnica fotos yamaha xtz 150 crosser

No restante do design o modelo visa o apelo urbano, mesmo possuindo rodas aro 19” na dianteira (rodas grandes na dianteira são comuns para rodar em pistas de terra), e podemos observar um fino acabamento em cada item. Seu painel, o mais completo da categoria segundo a própria Yamaha, vem equipado com visor LCD digital, marcador de combustível, velocímetro, hodômetro total e parcial, conta giros analógico e um exclusivo indicador de marchas.

Ainda podemos observar os detalhes de sua carenagem do tanque de combustível que possui entradas de ar funcionais instaladas estrategicamente.

ficha tecnica fotos yamaha xtz 150 crosser

Seu motor, o mesmo da Fazer 150, é um 4 tempos, SOHC, com 2 válvulas, refrigerado a ar que vem com o sistema bicombustível Blue Flex de segunda geração e que é capaz de gerar até 12,2cv de potência máxima a 7.500RPM e torque máximo de 1.28kgf.m a 6.000RPM.

A Yamaha vem com essa novidade para brigar diretamente com líder do mercado nesse segmento, a NXR 150 Bros, e a expectativa para iniciar essa briga é vender 35mil unidades da Crosser 150 em 2014.

A Yamaha Crosser estará nas lojas em abril nas cores Branco, Laranja e Cinza Grafite, em duas versões: Yamaha XTZ 150 Crosser (E) com freios a tambor e preço sugerido de R$ 9.050,00 + frete; e versão XTZ 150 Crosser (ED) equipada com ajuste de guidão, freio dianteiro a disco e traseiro a tambor com preço sugerido de R$ 9.350,00 + frete.

Ficha Técnica da versão 150 Crosser E

ficha tecnica fotos yamaha xtz 150 crosser

Ficha Técnica da versão 150 Crosser ED

ficha tecnica fotos yamaha xtz 150 crosser

Abaixo veja na íntegra o comunicado oficial de lançamento da Yamaha XTZ 150 Crosser 2014:

Urbano e Exclusivo

Para aqueles que exigem mais da experiência de pilotar uma moto pela cidade, querem conforto, estilo aventureiro, modernidade e versatilidade, a Yamaha, oferecendo sempre o que há de mais inovador, tecnológico e seguro, anuncia a nova Yamaha Crosser 150, nas versões E e ED. O modelo foi desenvolvido para o consumidor brasileiro, levando em consideração as condições do Brasil em termos de terrenos, combustível, entre outras características. A nova motocicleta estará disponível em toda a rede a partir de abril e é fruto da parceria que uniu a criatividade dos engenheiros brasileiros e japoneses da Companhia em busca da melhor experiência de pilotagem. A motocicleta foi desenhada especificamente para atender o uso diário do consumidor nacional que não abre mão da economia de combustível e busca ótima performance.

Design

A motocicleta conta com linhas fortes, agressivas, robustas e modernas que podem ser percebidas pelo “Up Fender” recortado, localizado abaixo do farol, detalhe singular da Crosser, além das carenagens do tanque, com entradas de ar funcionais e da tampa de combustível com design integrado ao tanque. Seus grafismos foram inspirados em três bases: ousadia, jovialidade e esportividade, com detalhes metalizados e efeitos que provocam a sensação de maior profundidade e sinergia às linhas do design.

Seu paralama dianteiro é próximo a roda e permite uma dirigibilidade sem trepidação, com mais conforto, segurança e ainda protege a área de deslizamento do garfo dianteiro de impactos de pedras e outros detritos. O bagageiro moderno com alças de apoio em alumínio resultado em praticidade e segurança, com capacidade de carga de 7 kg.

O moderno painel, o mais completo da categoria, tem conta giros analógico e um visor LCD digital que transmite mais esportividade durante a pilotagem, além do exclusivo indicador de marchas, marcador de combustível, velocímetro, hodômetro parcial e total.

Seu conjunto óptico apresenta faróis com lâmpadas halógenas e piscas com lentes transparentes. Para completar, as rodas raiadas com ARO 17” (traseira) e 19”(dianteira) são próprias para diferentes terrenos.

Desempenho

A nova Yamaha Crosser é equipada com motor com injeção eletrônica de 12,2CV (gasolina) e 12,4CV (álcool) Blue Flex de 2ª geração, sistema que permite o uso eficiente de gasolina, etanol ou mistura em qualquer proporção, trazendo melhor distribuição de torque e de potência.

O tanque de combustível conta com capacidade de 12 litros.  Seu escapamento, posicionado em ângulo bem acentuado, foi inspirado em modelos de alta cilindrada da Yamaha, combinando com sua melhor tecnologia de exaustão e garantindo o fluxo de ar ideal, temperatura e controle de emissões.

O sistema YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), exclusivo em motocicletas Yamaha, tem a função de potencializar a refrigeração do sistema de ignição e do motor de 150cc, fazendo assim com que o desempenho e performance da motocicleta seja otimizado e todo o torque e potência seja entregue com fidelidade ao piloto.

Conforto

Buscando a melhor experiência de pilotagem, o paralama dianteiro foi projetado mais próximo à roda, o que traz uma dirigibilidade sem trepidação e com maior precisão e segurança, protegendo a área de deslizamento do garfo dianteiro de impacto de pedras e outros estilhaços. Outro diferencial encontrado na Crosser 150 é o sistema de suspensão/amortecimento Monoshock com link, único da categoria 150cc bicombustível, ele oferece mais conforto, absorvendo melhor os impactos e contribuindo na concentração de massa para melhorar a estabilidade e “manobrabilidade” da motocicleta.

Para se adaptar à altura do piloto, a Crosser traz outro diferencial – na versão ED – que é o ajuste do guidão. O assento, em dois níveis, foi desenvolvido especialmente para proporcionar um ótimo apoio de lombar e evitar o impacto entre capacetes durante frenagens, deixando o garupa em uma posição ergonômica adequada, permitindo ter um ponto de visão acima do piloto.

O novo modelo Yamaha Crosser 150 estará disponível a partir de Abril em todo o mercado nacional nas cores Branco, Laranja e Cinza Grafite, em duas versões: (E) com freios a tambor e preço sugerido de R$ 9.050,00 + frete, e versão (ED) equipada com ajuste de guidão, freio dianteiro a disco e traseiro a tambor com preço sugerido de R$ 9.350,00 + frete.

Abaixo veja as fotos da nova Yamaha XTZ 150 Crosser:



  • luciano

    pena que a nova xtz 150 saiu com o para-lama rente pois ela é uma moto off road ficaria melhor ele alto igual a 125

    • mauro

      Luciano! estou negociando uma troca da minha Biz + 125 ano 2010 super conservada em uma Bros 150 ano 2014, minha esposa achou pesada. Então, me disseram que a XTZ 150 Crosser ano 2014 é mais leve e mais econômica do que a Bros 150. Portanto, estamos indo na concessionara da Yamaha fazer um teste; pelo vídeo e fotografia gostamos, pois exatamente o que queremos, para-lama dianteiro próximo ao pneu, eu já possuir XTZ 125 e não gostava, não pela máquina, e sim pelo para-lama alto; sujava muito as pernas, calçados etc…entretanto, andamos constantemente nas estradas asfaltadas e cidades, você me entende né. Abraços.

  • http://erijonhnson@gmail.com Eri jonhnson

    Já tive duas xtz 125 e já dei uma olhada na nova xtz 150 na mais completa e realmente é tudo que eu procurava ágora vou escolhe A melhor promoção e ela vai ser minha primeira moto zero quilômetros que vou comprá depois de muitos anos e de muitas motos que já tive encontrei uma que mim agradasse em todos os aspectos! Obrigado Yamaha péla sua nova criação e caprichos só tenho a aprecia quando eu compra!