Home » Destaques » Nova moto conceito da Honda fica em pé sozinha Honda Riding Assist

Nova moto conceito da Honda fica em pé sozinha Honda Riding Assist


09 jan 2017 2 Comentários

Apresentada pela montadora durante a feira de tecnologia CES, o sistema Honda Riding Assist faz a moto ficar em pé sozinha, sem nenhum apoio no chão ou piloto em cima.

Durante o evento CES 2017, considerada a maior feira de tecnologia do mundo e realizado nos Estados Unidos, a Honda apresentou um novo conceito de moto que não tomba enquanto está parada, mesmo sem estar apoiada no tripé ou com o piloto ajudando a segurar.

Chamado de Honda Riding Assist pela montadora japonesa, o sistema é capaz de movimentar a roda dianteira de maneira a fazer com que a motocicleta não caia, funcionando inclusive quando se está pilotando e até permitindo que ela se locomova em velocidades mais baixas sem ninguém em cima.

honda-riding-assist-1

Detalhes do Honda Riding Assist

Em um vídeo apresentado pela montadora, é possível ver o Honda Riding Assist em funcionamento, onde uma pessoa fica montada sobre a motocicleta, sem colocar os pés no chão, sendo que a moto se ajusta para se manter em pé sozinha.

De acordo com a montadora, o sistema Riding Assist foi baseado na tecnologia utilizada no Uni-Cub, veículo pequeno que consiste em um assento capaz de transportar uma pessoa, utilizando os movimentos do corpo como condutor de direção.

honda-riding-assist-2

Como o Honda Riding Assist funciona?

Funcionando por meio de uma espécie de atuador, ou seja, um motor elétrico, o Riding Assist é capaz de corrigir a trajetória da moto por meio de correções em sua direção, o que permite que ela se mantenha em pé mesmo parada ou em baixas velocidades, mas sem necessidade de intervenção do piloto.

Vídeo da Moto Honda Riding Assist em ação

Além de ser desenvolvido para garantir a segurança do piloto e oferecer maior conforto e controle em motocicletas, o sistema também ganhou destaque por ser uma possibilidade de facilitar o controle da motocicleta para iniciantes.

honda-riding-assist-4

Além disso, a montadora também deixou uma leve sugestão no ar: que ela desenvolveu um novo sistema de direção autônoma em conjunto com o Riding Assist, já que a moto acompanha uma funcionária quando ela sai da sala de demonstração.

Concorrência do Honda Riding Assist

Apresentada no ano de 2016, a BMW Vision Next 100 é uma motocicleta que “não cai” e que não necessitaria de equipamentos de proteção. Diferentemente do sistema apresentado pela BMW, no entanto, o Honda Riding Assist parece bastante evoluído e pode chegar ao mercado em alguns anos.

Esse pode ser um grande avanço em direção às motocicletas autônomas, que poderão se locomover sozinhas e facilitar o uso de quem não possui muita experiência. O que você acha?

honda-riding-assist-3



  • Gerson Luis Lage

    Muito bom! Principalmente para deficientes físicos como eu que tive pólio e andei de motos por mais de vinte anos e agora estou pretendendo voltar a andar… já andei bolando algumas adaptações e até encontrei algo pronto lá fora, mas como aqui é Brasil, imagine o custo pra importar… bolei sistemas para acionar o descanso com extensão para os dois lados, acionador de marchas up/down e manete de freio traseiro junto ao dianteiro (na mão)… busco parceria para desenvolver.

    • Gerson Luis Lage

      ***Interessados me procurem no facebook!