Home » Acima de 600cc » Kawasaki Versys 650, aparência de big-trail feita para asfalto, veja informações e fotos

Kawasaki Versys 650, aparência de big-trail feita para asfalto, veja informações e fotos


16 mar 2011 1 Comentário

Vamos começar do jeito mais certo, a Kawasaki Versys tem aparência de uma big-trail mas realmente a sua praia não é o off-road, essa moto se utilizada em pistas de terra terá várias limitações como a sua suspensão que foi desenvolvida para andar em pisos “lisos”, como calçamento ou asfalto, e seus pneus que são impróprios para prática off-road.

Seu nome, Versys, basicamente significa Sistema Versátil (de transporte), e foi lançada em 2006 no exterior fazendo muito sucesso, porém, só começou a ser importada do Japão para o Brasil em Junho do ano passado. Trata-se realmente de uma moto versátil para o trânsito urbano, pecando um pouco por ter um câmbio duro no engate das marchas, ela desenvolve bem o seu papel com um motor de dois cilindros em paralelo.

A média do consumo de combustível (leia-se autonomia) da Kawasaki Versys é de 19Km/l fazendo com que ela percorra mais de 300km com um tanque de combustível. A moto é equipada com freio ABS, que não possui a opção de ser desligado, que atua um pouco antecipado no freio traseiro deixando a desejar. Seu motor é o mesmo da ER6 porém com algumas modificações como sua potência máxima reduzida para 64cv a 8000RPM e seu torque, consequentemente, também reduzido para 6,2kgf.m em 6800RPM.

Seus faróis trabalham com duas lâmpadas independentes e isso nos dá um foco distinto entre alto e baixo auxiliando a visão em condições adversas durante a pilotagem. Segundo informações, a moto tem uma excelente suspensão mas você deve atentar-se para o ajuste que vem “por padrão” da sua revenda, busque informações para acerta-lo conforme você costuma pilotar para ter um melhor desempenho.

Um “vizinho” que trabalha em frente a minha casa tem uma moto dessas e foi vendo ele chegar e sair todos os dias da empresa que me inspirou em fazer este artigo, pois a moto realmente chama atenção pela sua beleza e seu diferencial e também pelo forte torque que é perceptível aos olhos, imagine para quem está dirigindo então…

A moto está disponível apenas na cor preta metálica aqui no Brasil e seu valor é de aproximadamente R$35.000,00. Veja a ficha técnica desta máquina e logo em seguida o álbum com fotos da Kawasaki Versys 650:

Motor

Cilindrada 649 cc
Diâmetro x curso 83,0 x 60,0 mm
Taxa de compressão 10,6:1
Sistema de válvulas DOHC, 8 válvulas
Potência máxima 47 kW (64 CV) / 8.000 rpm
Torque máximo 61 N·m (6,2 kgf·m) / 6.800 rpm
Sistema de combustível Injeção eletrônica
Sistema de ignição Bateria e bobina (ignição transistorizada)
Sistema de partida Partida elétrica
Sistema de lubrificação Lubrificação forçada (cárter semiúmido)

Chassi

Rake / Trail 25° / 108 mm
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido de 41 mm com retorno e pré-carga da mola ajustáveis
Suspensão traseira Monoamortecedor com retorno ajustável em 13 níveis e pré-carga da mola ajustável em 7 níveis
Curso da suspensão dianteira 150 mm
Curso da suspensão traseira 145 mm
Pneu dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro 160/60ZR17M/C (69W)
Freio dianteiro Disco duplo de 300 mm em forma de pétala, pinça com pistão duplo
Freio traseiro Disco simples de 220 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples
Ângulo de direção(esq. / dir.) 35° / 35°

Dimensões

Comp. x Larg. x Alt. 2.125 mm x 840 mm x 1.330 mm
Distância entre eixos 1.415 mm
Distância do solo 180 mm
Altura do assento 845 mm
Capacidade do tanque 19,0 litros
Peso em ordem de marcha 206 kg / 209 kg (ABS)

[vitrine]



  • marcos

    gostaria de saber qual seria a melhor moto essa ou a BMW g 650 gs, obrigado