Home » Dicas e Manutenção » Quando fazer a troca de óleo da sua moto? Honda, Yamaha e mais.

Quando fazer a troca de óleo da sua moto? Honda, Yamaha e mais.


14 dez 2010 1 Comentário

Quando falamos em troca de óleo de motos já temos em mente o número 1000km. Isso é um padrão, que todo mundo conhece e segue, de sempre fazer a troca de óleo da sua moto a cada 1000km rodados. Isso vem lá dos anos 80, época em que não havia tanta tecnologia e menos durabilidade nos óleos fabricados.

Hoje em dia, exceto a troca padrão dos primeiros 1000km, temos fabricantes que recomendam a troca de óleo a cada 3000km, que é o caso para a moto YBR 125 Factor da Yamaha, ou, até 4000km que é o caso da CG 150 da Honda. Isso tudo é possível pela grande evolução nas tecnologias de desenvolvimento dos óleos para as motos, que agora seguem uma grande evolução nas especificações API (American Petroleum Institute) seguindo as normas SL, que permitem um maior intervalo na troca de óleo por ser uma especificação mais moderna.

Quando fazer a troca de oleo da moto

Muitos motociclistas fazem a troca de óleo entre 1500 e 2000km, de fato, isso não prejudica a moto, baseando-nos em modelos como os citados acima, que deveriam ter a troca a cada 3000 ou 4000km, o único prejuízo que isso trás é o gasto desnecessário de dinheiro e a geração de resíduos desnecessários para o meio ambiente.

Leia: O que é óleo sintético e óleo mineral

Vale lembrar que a troca de óleo não depende somente da quilometragem rodada, o óleo tem um prazo de validade, que é de 6 meses. O óleo deve ser trocado a cada intervalo de quilometragem especificada para cada modelo ou a cada 6 meses, pois esse é seu prazo e após o vencimento pode vir a ocasionar problemas/desgastes em sua moto.

Uma coisa podemos ter certeza, todos os fabricantes e especialistas indicam: “Apenas siga exatamente as especificações, o intervalo de troca e o tipo de óleo que deve ser usado em sua moto, conforme consta no Manual do Proprietário”. Os fabricantes não iriam colocar especificações que poderiam danificar sua moto.

Abaixo segue as especificações oficiais recomendas por algumas fabricantes de motos:

 

HONDA(oficial)

Na grande maioria dos modelos, a primeira troca de óleo deve ser realizada aos 1.000km ou em um prazo de 6 meses caso não tenha rodado a quilometragem indicada. Já as demais trocas acontecem em intervalos de 4.000 em 4.000km nos modelos de até 300 cilindradas, e 6.000 em 6.000km nos modelos acima de 300 cilindradas.

 

YAMAHA(oficial)

Segundo o site oficial da Yamaha o óleo deve ser trocado nos intervalos especificados na tabela de lubrificação e manutenção periódica, que faz parte do Manual do Proprietário. Para melhor performance de sua motocicleta a Yamaha recomenda a cada troca o uso do óleo YAMALUBE, que é um produto homologado pela Yamaha. Porém qualquer óleo que atenda as especificações do Manual do Proprietário pode ser utilizado. Como exemplo temos a YBR 125 Factor onde a troca deve ser feita a cada 3000km rodados.

Demais motos
Basicamente seguem as mesmas especificações da Honda e Yamaha, mas vale lembrar que você deve sempre seguir a especificação exata que está no Manual da sua moto, assim você evita o desgaste do seu motor.

Quando fazer a troca de oleo da moto

Fique de olho no nível de óleo do motor da sua moto, também é comum ter que adicionar um pouco mais de óleo, mesmo que esteja antes da quilometragem indicada ou prazo de validade. Quando você costuma fazer troca de óleo da sua moto? Comente com a gente aí embaixo…



  • Wladimy Fernanded

    Eu trocava a cada 1.000 km rodado, minha moto é uma Yamaha Factor 125, foi muito bom ler essa materia, vou trocar a cada 3000 km agora, e ficar de olho na validade do oleo…. valeu pela orientação. Gostei muito da dica e do site