Home » Dicas e Manutenção » Quando fazer a troca de óleo da sua moto? Honda, Yamaha e mais.

Quando fazer a troca de óleo da sua moto? Honda, Yamaha e mais.


14 dez 2010 25 Comentários

Quando falamos em troca de óleo de motos já temos em mente o número 1000km. Isso é um padrão, que todo mundo conhece e segue, de sempre fazer a troca de óleo da sua moto a cada 1000km rodados. Isso vem lá dos anos 80, época em que não havia tanta tecnologia e menos durabilidade nos óleos fabricados.

Hoje em dia, exceto a troca padrão dos primeiros 1000km, temos fabricantes que recomendam a troca de óleo a cada 3000km, que é o caso para a moto YBR 125 Factor da Yamaha, ou, até 4000km que é o caso da CG 150 da Honda. Isso tudo é possível pela grande evolução nas tecnologias de desenvolvimento dos óleos para as motos, que agora seguem uma grande evolução nas especificações API (American Petroleum Institute) seguindo as normas SL, que permitem um maior intervalo na troca de óleo por ser uma especificação mais moderna.

Quando fazer a troca de oleo da moto

Muitos motociclistas fazem a troca de óleo entre 1500 e 2000km, de fato, isso não prejudica a moto, baseando-nos em modelos como os citados acima, que deveriam ter a troca a cada 3000 ou 4000km, o único prejuízo que isso trás é o gasto desnecessário de dinheiro e a geração de resíduos desnecessários para o meio ambiente.

Leia: O que é óleo sintético e óleo mineral

Vale lembrar que a troca de óleo não depende somente da quilometragem rodada, o óleo tem um prazo de validade, que é de 6 meses. O óleo deve ser trocado a cada intervalo de quilometragem especificada para cada modelo ou a cada 6 meses, pois esse é seu prazo e após o vencimento pode vir a ocasionar problemas/desgastes em sua moto.

Motorede indica: O pneu da sua moto está careca? Dê uma olhada nessas promoções (clicando aqui) e garanta sua segurança!

Uma coisa podemos ter certeza, todos os fabricantes e especialistas indicam: “Apenas siga exatamente as especificações, o intervalo de troca e o tipo de óleo que deve ser usado em sua moto, conforme consta no Manual do Proprietário”. Os fabricantes não iriam colocar especificações que poderiam danificar sua moto.

Abaixo segue as especificações oficiais recomendas por algumas fabricantes de motos:

 

HONDA(oficial)

Na grande maioria dos modelos, a primeira troca de óleo deve ser realizada aos 1.000km ou em um prazo de 6 meses caso não tenha rodado a quilometragem indicada. Já as demais trocas acontecem em intervalos de 4.000 em 4.000km nos modelos de até 300 cilindradas, e 6.000 em 6.000km nos modelos acima de 300 cilindradas.

 

YAMAHA(oficial)

Segundo o site oficial da Yamaha o óleo deve ser trocado nos intervalos especificados na tabela de lubrificação e manutenção periódica, que faz parte do Manual do Proprietário. Para melhor performance de sua motocicleta a Yamaha recomenda a cada troca o uso do óleo YAMALUBE, que é um produto homologado pela Yamaha. Porém qualquer óleo que atenda as especificações do Manual do Proprietário pode ser utilizado. Como exemplo temos a YBR 125 Factor onde a troca deve ser feita a cada 3000km rodados.

Demais motos
Basicamente seguem as mesmas especificações da Honda e Yamaha, mas vale lembrar que você deve sempre seguir a especificação exata que está no Manual da sua moto, assim você evita o desgaste do seu motor.

Quando fazer a troca de oleo da moto

Fique de olho no nível de óleo do motor da sua moto, também é comum ter que adicionar um pouco mais de óleo, mesmo que esteja antes da quilometragem indicada ou prazo de validade. Quando você costuma fazer troca de óleo da sua moto? Comente com a gente aí embaixo…



  • Rafael Nogueira

    tenho uma bros 160 e troco com no maximo 1500 ! nas outra motos q tive tb trocava com mais ou menos esse tempo e é absurdamente notória a diferença que a transmissão fica mais macia !! nao vou nunca chegar perto da troca que o manual pede ! Até porque TODOS temos um uso severo !!

  • Liniker Fortunato

    Troco todo mês. Um prazo médio de 500 a 700 km. Muito barato óleo de moto.

  • Alberto

    Bom dia tenho uma xre 300 2015 e a concessionária honda mim informou que
    devo trocar o oleo a cada 1000 km, sendo que vejo falar que a primeira
    troca é de 1000km e as demais a cada 4000km, sendo que gostaria de saber
    qual o prazo certo….

    • Gustavo de Souza Pereira

      Alberto, também tenho uma XRE 2015. Estava trocando o óleo com 1500 ou 2000km. Mas agora vou trocar mais próximo dos 4000km, tipo, lá pelos 3500km. As concessionárias orientam trocar bem abaixo porque eles querem é vender o óleo. Pow, um grupo de técnicos e engenheiro projetaram a moto e elaboraram o manual, daí vem um mecânico dizer que não?!

  • Leandro Colbert

    Tenho uma yamha xtz 125 e sempre troquei com 1000Km,como o óleo mineral dura menos que o sintético que não serve na minha moto eu troco no máximo com uns 1500km.

  • Guilherme

    Tenho uma YBR Factor, troco a cada 2 mil km, pois quando troco a cada 3 mil, o óleo está extremamente sujo e muito grosso! Só coloco Yamalube

  • Rodrigo Oliveira

    Troco a cada 3.000, mas vou contactar a honda, e se viável passarei para 4.000! Abç…

  • Higor Ribeiro

    Eu tiv e uma Fan 150 trocava o oleo a cada 1000 km a moto nunca deu problema fiquei cm ela 5 anos e o motor sempre foi otimo.. Agr tenho uma Biz Es 125 2015 e troca a cada 1000 km tb.. O oleo he barato entao compeça e esta a altura de qualquer um torca a cada 1000 km

  • caio

    desaconselho totalmente a troca de oleo da factor ou da cg titan, enfim, qualquer uma dessas motos 125 sem filtro de óleo a troca a cada 3000 4000 5000 kms, deixem pra fazer isso quando tiverem uma moto com filtro, ai sim o oleo sempre estará limpo e eficiente pra lubrificar.

    • Ricardo coast

      Eu penso assim.

    • Leandro Colbert

      Penso assim também , pois as motos de baixa cilindrada não possuem filtro.

  • William

    Depois de aberta a embalagem de óleo, têm a mesma duração (cerca de 1 ano) que o usar na moto, ou têm duração indeterminada desde que fique bem guardado? –
    Posso usar a sobra de óleo da embalagem para próxima troca de óleo?

  • Jorge Washington

    perdi foi dinheiro ( trocava a cada 1000 km ) de agora em diante é 3000. vlw pela dica .

    • Diego Falcão

      minha moto esta com 24.000 e sempre troquei de 1000 em 1000 kkkkkk perdi dinheiro tbeim kkkkk mal não fez

      • Jorge Washington

        Estou trocando a cada 2000 essa é a segunda troca ( o oleo ainda continua amarelinha ) YAMALUBE.

  • Paulo Rodrigo Rnr Souza

    Comprei uma Yamaha Fazer 150 e me surpreendi quando o mecanico me orientou a trocar o oleo a cada 5.000 km rodados, e confirmei em pesquisas que é isso mesmo!!

    • Carlos Rios Tigre

      Tb troco de 5000 em 5000

    • Alan

      Concordo…mas preste bem atençao na estaçao, em especial o Verão…os óleos vam a níveis de temperaturas altíssimos e evaporam muito rápido, isso as marcas não mencionam, por isso, evitemos andar com oleos sem viscosidade os ja passados (sujo)….sejamos espertos…trocar em 2000 km seu motor agradece. E si for mineral uns 1500 ou menos..!

      • Felipe Peçanha

        Motos que consomem óleo geralmente são de baixa cilindrada tipo titan e etc devido o motor não ser refrigerado a água.Motos que pagam 1 litro e não é refrigerado a água geralmente consome mais óleo…Uns fabricantes recomendam a trocar até com 5 mil km
        e dão garantia de 1 ano.
        Resumindo dão garantia do que falam.
        E outra o fabricante estudaram para fazer tudo o que há de melhor para a moto durar, porque eles não iriam querer ter prejuízos consertando motor de motos sendo quebrada a todo momento ;)

  • jonath bury

    Ola tenho uma Honda biz 125, devo troca o oleo com quantos kilometros rodados ?

  • marcio

    ola obrigado pela dica me ajudou a economizar dinheiro e preservar o meio ambiente!abraço

  • ageu

    colocar uns 100 ml a mais da capacidade traz algum problema? pois coloquei um adtivo, no caso 100 mil que é 10% já que a moto pega um litro. algum problema ?

    • ageu

      quis dizer 100 ml
      rsrs

      • Lionel Seku Mello

        Olá Ageu, nunca exceda os limites (tanto mínimo, quanto máximo) de capacidade para o óleo do motor. Observa o indicador de óleo e veja se o nível se encontra entre os dois riscos que indicam o máximo (risco de cima) e mínimo (risco de baixo).
        Se o óleo estiver abaixo do mínimo pode prejudicar o motor por falta de lubrificação. Se estiver acima da marca máxima poderá causar aumento na pressão do cárter fazendo com que possivelmente occora vazamentos, sem contar que o excesso do óleo poderá queimar na câmara de combustão, o que faz com que as válvulas e velas se sugem prejudicando o funcionamento da moto.

  • Wladimy Fernanded

    Eu trocava a cada 1.000 km rodado, minha moto é uma Yamaha Factor 125, foi muito bom ler essa materia, vou trocar a cada 3000 km agora, e ficar de olho na validade do oleo…. valeu pela orientação. Gostei muito da dica e do site