Home » Destaques » UberMOTO, versão em duas rodas, funcionaria no Brasil?

UberMOTO, versão em duas rodas, funcionaria no Brasil?


27 mar 2017 2 Comentários

Chegando à República Dominicana nos últimos dias, serviço UberMOTO causou protestos e discussão. Será que o UberMOTO, versão em duas rodas, funcionaria aqui?

O aplicativo de transporte privado Uber chega causando polêmica em todo lugar que estréia, já que o serviço costuma disputar mercado e atenção com os taxistas, mas na República Dominicana a empresa também está disputando espaço no mercado das motos.

Com o UberMOTO, anunciado pela empresa nos últimos dias, o aplicativo começa oferecer serviços prestados por meio de motocicletas, passando a disputar espaço com os “motoconchistas” de lá, mais conhecidos como “moto-taxistas” aqui, sendo o primeiro país da América Latina a efetivamente adotar o serviço, que já estava presente na Ásia e na Índia.

UberMoto-Brasil

O que é o UberMOTO?

Similar ao que já existe mundialmente nas versões UberX e UberBlack, o UberMoto oferece ao passageiro a possibilidade de solicitar uma viagem de motocicleta, por meio do aplicativo tradicional.

O app na versão motocicleta opera com taxa mínima de 20 pesos (cerca de R$ 1,34), valor abaixo do que os mototaxistas cobram por lá, o que gerou grande descontentamento.

UberMOTO 6

Segundo comunicado da empresa para a Republica Dominicana, com o UberMOTO a “Uber amplia seu compromisso por dar mais opções de transporte seguro, eficiente e econômico, melhorando a mobilidade de Santo Domingo ao apertar um botão no celular”.

Por lá, os pagamentos poderão ser feitos tanto em dinheiro, quanto por cartões de crédito ou débito, por meio do aplicativo, seguindo o que já é adotado na categoria de carros do Uber.

UberMOTO 2

O UberMOTO funcionaria no Brasil?

Há algum tempo existe o rumor de que o UberMoto chegaria ao mercado brasileiro, onde o transporte de passageiros em motocicletas é regulamentado em diversas cidades de grandes dimensões, ou seja, onde há uma grande demanda.

Em São Paulo capital, no entanto, onde o serviço de transporte privado em carros tem sua maior demanda, não existe regulamentação legal sobre a atividade de mototaxi na cidade, mas já existem aplicativos que oferecem o serviço.

Segundo o Uber, ainda não existem planos para trazer o UberMOTO para o Brasil, mas algumas pessoas dizem que receberam notificações de que o serviço começaria a cadastrar motociclistas para a cidade de São Paulo.

UberMOTO 3

Na verdade é possível que esses cadastros solicitados tenham sido para outra “funcionalidade” do Uber, o chamado UberEats, onde o Uber começou a oferecer o serviço de entrega de comida em São Paulo diretamente através do seu aplicativo. Ou seja, abraçando outro público que trabalha de motos, os motoboys.

Você acha que o serviço UberMOTO, versão em duas rodas do serviço de transporte privado, funcionaria no Brasil? Seria benéfico para os moto-taxistas entrarem para o aplicativo em busca de clientes? Responda aí embaixo nos comentários pra gente.

UberMOTO 1



  • Daniel Girald

    Ainda me parece pouco provável que o UberMoto chegue ao Brasil, mas eu não duvidaria que pudesse ser implementado em algumas cidades onde o serviço de mototáxi não é regulamentado. Mas resta a dúvida quanto às especificações mínimas que as motos teriam de seguir para serem aceitas pelo Uber.

  • José Alexandre Moreira Barbosa

    pelas minhas contas, e eu sou morador da zona oeste pobre do rio de janeiro, pelo valor que o uber paga aquele moleque de 125 velha fumacenta sem capacete nem se mexe pra sair do lugar. qualquer corrida com o mais xexelento dos mototaxis aqui so pra sair é 3 ou 5 reais, dependendo do estado da moto.