Home » Abaixo de 599cc » Yamaha Lander XTZ 250 linha 2015: Mais do mesmo ou fórmula do sucesso?

Yamaha Lander XTZ 250 linha 2015: Mais do mesmo ou fórmula do sucesso?


10 jun 2014 30 Comentários

Nova linha da Lander XTZ 250 2015 já está disponível pela Yamaha e muda pouco. Na verdade, deixando de lado as diferenças estéticas no grafismo, a única alteração mecânica entre a versão antiga e a 2015 fica por conta da sua bateria. Antes era uma GS Yuasa, 12 V x 6Ah selada, e a gora é uma HELIAR 12V x 6Ah (XTZ-DL) também selada.

Essa pouca mudança, desde a época do seu lançamento, nos faz pensar em por que a Yamaha mantêm o modelo dessa forma. Será que a Lander 250 não merece tanta atenção assim na linha de produtos da Yamaha? Ou será que o modelo é tão bem aceito pelo seu público que ela nem precisa receber atualizações?

 Yamaha Lander XTZ 250 linha 2015

Nova Lander 250 2015

 

Uma coisa sabemos, todo brasileiro é ávido por novidades e achamos que está na hora da Yamaha apresentar algumas melhorias no modelo. A nova linha 2015 da Lander XTZ 250 traz uma mudança clara quanto a adesivos e pintura ou a “falta” dela, como é o caso da Lander 2015 azul que agora possui toda a sua rabeta na cor branca. Alguns fãs comentam que não gostaram do novo detalhe pois parece que a peça ficou “crua”, sem ser pintada. Outros já elogiaram o detalhe e lembraram que na versão antiga o detalhe já existia, porém, só ia até a metade da rabeta na cor azul.

Tirando esse detalhe da cor azul, existem duas “novas” cores. Uma preta com detalhes em verde e outra laranja com detalhes em preto.  O que muda é o adesivo. Antes a inscrição dizia “LANDER XTZ” e agora o adesivo que fica na carenagem anexa ao tanque diz “XTZ 250”. Isso, na versão de cor azul. Já nas outras duas cores (preto com verde e laranja com preto), como podem observar nas fotos abaixo que foram retiradas do site oficial da linha 2015, o detalhe do adesivo continua o mesmo da versão antiga.

Yamaha Lander XTZ 250 linha 2015

Linha 2015 Yamaha Lander XTZ 250

 

A nova Lander 2015 traz o mesmo motor monocilíndrico, quatro tempos, OHC (Over Head Camshaft) com 249cc que é capaz de gerar 20,7cv a 8.000RPM e 2,09kgf.m de troque a 6.500RPM. Seu câmbio continua com 5 marchas, freios a disco tanto na dianteira quanto na traseira e o modelo ainda conta com partida elétrica. No seu tanque a novidade tem capacidade para até 11 litros de combustível. Nada que a versão antiga também não tenha (veja aqui).

Uma fórmula do sucesso ou mais do mesmo? Bom, se a Yamaha acredita que o modelo não necessita de atualizações mesmo sabendo que o mercado anda bem aquecido atrás de novidades é porque eles devem ter um bom motivo para isso. No ano de 2014, segundo dados oficiais da ABRACICLO, a Lander XTZ 250 vendeu 5.518 unidades. Fazendo uma comparação com a moto mais próxima da líder Honda, temos a versão sem ABS da XRE 300 com 14.142 unidades vendidas no mesmo ano.

 

Yamaha Lander XTZ 250 2015: ficha Técnica e fotos

 

Motor 4 tempos, OHC, refrigeração a ar com radiador óleo, 2 válvulas
Quantidade de cilindros 1 cilindro
Cilindrada 250 cc
Diâmetro x curso 74 x 58 mm
Taxa de compressão 9,80 : 1
Potência máxima 20,7 cv a 8,000 rpm
Torque máximo 2,09 kgf.m a 6.500 rpm
Sistema de lubrificação Cárter úmido, com radiador de óleo
Alimentação Injeção Eletrônica AISAN
Embreagem Multidisco banhado a óleo
Câmbio 5 velocidades, engrenamento constante
Sistema de ignição TCI
Sistema de partida Elétrica
Transmissão primária Engrenagens
Transmissão secundária Corrente
Bateria HELIAR 12V x 6Ah (XTZ-DL), selada
Quadro Semi Berço duplo em aço
Suspensão dianteira / curso Garfo telescópico / 240 mm
Suspensão traseira / curso Monoamortecida com link / 220 mm
Ângulo de cáster 26,5°
Trail 103 mm
Freio dianteiro Disco de 245 mm de diâmetro
Freio traseiro Disco de 203 mm de diâmetro
Pneu dianteiro 80/90 – 21M/C 48S – METZELER/ENDURO 3
Pneu traseiro 120/80 – 18M/C 62S – METZELER/ENDURO 3
Comprimento x Largura x Altura 2.125 X 830 X 1.080 mm
Distância entre eixos 1.390 mm
Altura do assento 875 mm
Altura mínima do solo 245 mm
Peso seco 132 Kg
Capacidade do óleo do motor 1,45 litros (contando filtro de óleo)
Capacidade do tanque de combustível 11 litros
Cores Laranja, preta e azul
Painel de Instrumentos Cristal liquido multifuncional, hodômetro total e dois parciais(trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip),marcador do nível de combustível digital e relógio, luzes espias, velocímetro e conta-giros digital

 Yamaha Lander XTZ 250 linha 2015 Yamaha Lander XTZ 250 linha 2015Yamaha Lander XTZ 250 linha 2015



  • Gerson Arrotéia

    TENHO UMA 2014 AZUL, SOMENTE UM RECAL DA JUNTA DO CILINDRO, TODAS ESTAVAM DANDO PROBLEMAS, TROCOU NA GARANTIA, BLZ, E MANDEI COLOCAR UM CALÇO DE TECNIL NO AMORTECEDOR TRASEIRO PARA DAR MAIS PRESSÃO POR CAUSA DO MEU PESO, PESO MAIS DE 100 KILOS, E O AMORTECEDOR DELA É MUITO MOLE, MESMO NA REGULAGEM MAXIMA, AI FICOU BOA PARA MEU USO, ,ESTA COM MAIS DE 15000 KM E MAIS NENHUM DEFEITO, SOMENTE PRESTE ATENÇÃO NA REGULAGEM DAS VÁLVULAS, TEM UM PRAZO MEIO CURTO PARA SER CUMPRIDO, E TEM QUE SER REGULADO NA FOLGA MÍNIMA, PARA FAZER MENOS BARULHO DE VÁLVULAS BATENDO, ISSO É CARACTERÍSTICO DESTE MOTOR, NÃO É DEFEITO. E NÃO É TÃO ECONÔMICA COMO RELATAM, A MINHA FAZ MEDIA DE 22 NA CIDADE, E NAS ESTRADA SE ENROLAR O CABO FAZ 18 KM COM UM LITRO, ESSES QUE FALAM QUE FAZ MENOS NÃO SABEM FAZER MÉDIA, OU PESAM 50 QUILOS, E ANDA A 3 MIL GIROS O TANQUE TODO DE 11 LITROS DA LANDER, SÓ PODE.

  • Paulo Paulada

    em 2008 fiquei na duvida, lander 0km ou falcon semi nova, peguei uma falcon 2007 com 6mil km…um lixo de moto, fraca pra 400cc nao anda nada na estrada, beberrona 18km/l, parte elétrica horrivel, em 2 anos foram 3 baterias e mais uma centena de vezes carregando, tinha apagões em reduzidas, fiquei 2 anos rodei 14 mil KM…me deu duas alegrias, uma quando comprei, outra quando vendi.
    depois de mais algumas motos q tive nesses anos, 125/150, 250 e 500, agora em 2015 comprei uma lander 0km…que maravilha de moto em 3 meses ja rodei 6 mil km, fiz uma viagem de 700km em 1 dia, moto extremamente economica pra 250cc faz 30km/l, hoje sei q moto não é onda.

  • alessanro

    Sou motoboy em Curitiba
    tinha uma merda dessa, com 13mil,estrago uma peça de motor, que as concessionarias
    não tem,15dias de espera, nem trocador de marcha tem a pronta entrega em Curitiba,
    poucas concessionaria, revisão eles querem que agende com no mínimo uma semana
    de antecedência.Como vou saber o km que vou rodar em uma semana, YAMAHA ACHO
    QUE NUNCA MAIS PARA MOTOBOY……..A SITE DA FABRICA NEM RETORNO DE RECLAMAÇÃO
    DAO……LIXOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Dionisio f. vitorino

    eu adiquiri um motóca lader xtz 250cc ano 208 opinião minha é uma motóca muito boa

  • THIAGO

    ta feio esse design mesmo,, falta muita vergonha na cara dessa yamaha, espero que agora em 2015 tomem vergonha e repaginem ela completamente… moto ótima, porém estética ultrapassada demais!!

  • Davidson Emmanuel

    Por favor ,papai do céu ,Faz a Yamaha voltar com lander xtz 250x motard!!!!!Já nem aquento mais olhar pra essa lander 2015..horrorosa!!!Tô avisando em Yamaha ..se não lançar novamente a lander xtz 250x motard vou comprar a xre300 da honda …só de raiva!…..kkkk

    • Paulo Paulada

      e viver na oficina

  • Edsmar Roque

    É um absurdo você ver que a “irmã mais nova” da Lander, a Crosser, tem ítens mais modernos que a própria Lander. O painel da Lander é ridículo perto do painel da Crosser, sendo que, teoricamente, a Crosser pertence a uma linha inferior.
    Já passou da hora da Yamaha criar vergonha na cara e inovar de verdade a Lander.

  • Marcos

    As cores são muito fraca.todo ano a mesma coisa so muda os adesivos.

  • Fabiano Cruz

    Queria saber se é possivel pedir o n° da cilindragem, pois a minha não veio (250)

    • Lionel Seku Mello

      Como assim @disqus_wmFZT16iRn:disqus ? Você pode verificar nas especificações técnicas citadas acima, ou no site oficial da Yamaha Lander 250 (http://www.yamaha-motor.com.br/moto/lander-xtz-250), que ela possui 250cc. O que você quis dizer com “a minha não veio (250)”? Espero ter ajudado.

      • Fabianno Cruz

        Não veio, assim como a azul tem 250 e a preta e a laranja não têm.
        Visualise as fotos e vc verá que na preta e na laranja não tem a numeração 250 no adesivo..

  • Paulo

    A Lander é uma moto que está sem concorrente no Brasil, a única coisa que deveriam trocar são os aros e colocar de alumínio, a moto é perfeita e pelo preço não tem defeito……..

  • Abel

    porque a yamaha so fabrica as motos bonitas la fora como a WR 250?

  • Léco

    A Yamaha já tem o chassi (Crosser 150) e o motor (250), então deveria lançar a Crosser 250 para substituir a Lander.

  • Anom

    Essa Yamaha é triste…, mas… temos que admitir que as motos são boas, melhores que a concorrente até, em alguns quesitos, porém o que o consumidor gosta é de novidades,
    e, a montadora nipônica que defende a cor azul está ficando conservadora demais nesse ponto, os números das vendas mostram isso, o consumidor prefere se arriscar a pegar algo novo do que viver na segurança da mesmice.

    A Yamaha tem que entender que o consumidor motociclistas são bem diferentes dos conservadores compradores de carros, como Toyota Corolla e Honda Civic que procuram por confiabilidade e segurança acima de tudo.

    Mecanicamente as motos da Yamaha são excelentes?
    São, mas já estão obsoletas, injeção eletrônica já não é sinônimo de tecnologia.
    Um comando multiválvulas, refrigeração líquida, abs e controle de tração, isso tudo associado a um quadro de ligas mais leves e mais resistentes, aí sim.

    Também perde em durabilidade e acabamentos para a concorrente.
    Do meu ponto de vista, falta muito pouco pra Yamaha disputar esse mercado pau a pau com a Honda, mas se a própria Yamaha não tem essa visão (ambição), fica difícil.

  • Júnior Melo

    Preciso comprar LANDER 2015! Entre em contato comigo inbox facebok Júnior Melo.

  • Advanir Filho

    Gostei q/ não mudou o modelo , pois a um mês peguei a 2014 e particularmente acho mais bonita q/ a 2015 . Caso tivesse mudado o modelo já estaria com modelo velho . A minha é azul .

  • antonio tony

    precisa realmente inovar .

  • Leonardo Torrieri

    A Lander 2015 deveria ter atualização nos quesitos : roda e balança em alumínio, novo painel digital, suspensão invertida , motor flex . A yamaha tem tomar vergonha na cara , e colocar na Lander um banco mais largo e com uma camada de espuma de melhor qualidade.

  • carlos andre

    Já tive uma tornado más de alguns tempos prá cá passei a andar com a lander de um amigo e me apaixonei pela máquina , vou comprar uma 2015! a moto é shou D+!!!

  • carlos andre

    A cor AZUL já parece moto da YAMAHA!

  • Victor

    essa moto preta com a escrita XTZ na verdade é a nova XTZ 125 2015. Observem que não há freio a disco na roda traseira sendo que as motos 250 da Yamaha possuem freio a disco em ambas as rodas.

    • Lionel Seku Mello

      Realmente Victor, a foto da nova XTZ 125 2015 estava no meio das fotos da Lander 250. Removemos ela deste post para não confundir os visitantes e deixamos apenas a foto da nova Lander 250 Verde.

  • Alec

    Esse modelo está defasado
    há 5 anos mesma coisa
    sou contra mudanças de modelo todo ano mas desde 2007 não vejo nada diferente no visual.
    O modelo que era bem melhor e mais bonita tiraram. A lander x motard. Poderiam voltar com esse segmento.

    • Felipe Flores

      guarde dinheiro pra comprar a tt03

  • marcio

    Merecia uma painel mais bonito, um Facelift nas abas laterais e para-lamas, aros de alumínio e/ou ABS, motor flex etc…Mas a Yamaha do brasil não se importa com o Brasileiro, age como se fosse líder do mercado. Existe uma outra marca no pensa no Brasileiro ela tem 85% do mercado, será porque?

  • carlos andre

    lander 2015 vai ser um prazer tê-la em minha garagem!

    • Elizeu

      Boa tarde,ja deveria ser Flex e com um sistema ainda mais econômico, afinal sou motofretista.

  • carlos andre

    se o motor for yamaha eu aprovo!!