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TUDO sobre a nova geração da CB 500X 2019


30 jan 2019 10 Comentários

A Honda acabou de lançar a nova geração da CB 500X (2019/2020) na Europa recheada de mudanças.

As atualizações foram voltadas para deixar o modelo mais aventureiro, com jeitão de quem encara um fora de estrada melhor que sua antecessora. Uma das principais novidades está na nova roda dianteira de 19 polegadas, mas não se limita só a isso. A lista é extensa.

A nova CB 500X traz pneus com apelo mais off-road, suspensões reajustadas e com curso mais longo, novo painel com indicador de marchas, nova ponteira no escapamento, para-brisa mais alto e até atualizações no motor para gerar 4% de ganho na entrega de potência e torque.

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Tudo sobre a nova geração da CB 500X 2019

Seguindo a série de artigos e vídeos “10 Fatos” aqui do Motorede (veja todas as motos), onde montamos uma lista com as principais características de algum modelo, trazemos os seguintes fatos que você precisa saber sobre a nova CB 500X 2019 lançada na Europa:

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Fato 1) Uma das grandes novidades é que a CB 500X 2019 traz uma nova roda de 19 polegadas na dianteira.

Anteriormente o modelo vinha com duas rodas de 17 polegadas, assim como é na versão vendida no Brasil atualmente.

Evoluir para uma roda dianteira de 19 polegadas significa que o desempenho no fora de estrada vai melhorar, pois será mais fácil enfrentar obstáculos com a roda dianteira de maior diâmetro.

Essa nova medida na roda da frente também permite que o piloto possa colocar pneus ainda mais adequados para o Off-Road pesado, mais comuns nesse diâmetro.

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Fato 2) E seguindo falando da região das rodas, não foi só o tamanho da roda que mudou, a nova 500X também vem com novos pneus, tanto na frente quanto atrás.

Seguindo essa estratégia de deixar a 500x ainda mais aventureira, a Honda tratou de colocar pneu de uso misto que permite um pouco mais do seu uso em estradas de chão batido.

Os pneus são Dunlop Trailmax Mixtour que mantem as mesmas medidas para a roda traseira mas que na dianteira, agora de 19 polegadas, passou a ser 10 mm mais “fino”.

Parecem ideais para quem gosta de enfrentar alguns desafios no Off-Road, assim como foi a minha avaliação com a 500x original num longo percurso de terra e montanha (assista no Canal MotoRede no Youtube).

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Fato 3) Mais uma grande novidade na 500x “Adventure”, digamos assim, são as mudanças na suspensão. A dianteira teve seu curso reajustado e a traseira traz até novo amortecedor.

Começando pela dianteira, o garfo telescópico, com 41 mm de diâmetro e com ajuste fácil na pré-carga da mola, ganhou 10 mm em seu curso, passando de 140 para 150 mm.

Já na traseira o curso passa de 118 mm para os 135 mm e a grande mudança está no novo amortecedor monocilíndrico, mais comum em motos esportivas de maior capacidade, que substitui o modelo de tubo duplo da versão anterior.

Seu pistão de grande diâmetro garante boas respostas de suspensão e gerenciamento de temperatura.

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Fato 4) Subindo mais um pouco chegamos ao novo assento que equipa a 500x 2019 lançada na Europa.

Com o novo curso da suspensão traseira maior poderíamos esperar que a altura do assento fosse ficar muito mais alta, porém, a diferença é de apenas 18 mm quando comparada com a versão anterior. Agora são 830 mm contra os 812 mm da 500x que conhecemos por aqui.

Outra mudança, essa ligada diretamente ao assento, está em seu formato. A parte dianteira do banco, aquela mais próxima do tanque de combustível, foi de certa forma reduzida. A intenção é melhorar a movimentação do piloto e amenizar o alcance ao solo.

Traduzindo: a altura do assento ficou maior mas o alcance dos pés ao chão foi facilitado para compensar.

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Fato 5) Mudanças na ciclística da CB 500X 2019

Diversos ajustes foram feitos para melhorar a ciclística do modelo, como novo guidão, melhora no ângulo de esterço, atualização na geometria do chassi e até distância entre-eixos maior.

O novo guidão cônico melhora a resposta, o controle e o estilo, enquanto o novo grampo do guidão, montado em borracha, minimiza a vibração nas mãos do piloto.

Já o ângulo de direção foi aumentado para ajudar na hora de manobra, enquanto a distância entre-eixos passou de 1421 mm para os 1445 mm.

Essas mudanças visam melhorar a estabilidade da moto quando estiver em alta velocidade e facilitar a agilidade nas manobras, como por exemplo, quando for estacionar.

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Fato 6) A CB 500x equipa um novo painel de instrumentos que finalmente traz indicador de marchas, mas não é só isso.

Deixando o antigo e ultrapassado painel para trás, a nova 500x vem com uma tela LCD maior e mais iluminada, que trabalha com o estilo blackout.

Além de trazer todas as informações padrões de quilometragem rodada, velocidade, temperatura e até hora, o novo painel passa a ter o tão esperado indicador de marchas, e mais, apresenta também um indicador de troca de marchas.

O sistema de shiftlight vem definido para indicar a troca de marcha quando o motor bater as 8.750 rotações por minuto, mas pode ser ajustado aumentando as rotações a cada 250 rpm entre os 5000 e 8750 giros.

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Fato 7) Novo para-brisa, uma outra boa novidade para a Trail de 500 cc da Honda

Algo que vemos o pessoal ter diversas dúvidas e até algumas reclamações é sobre a altura do para-brisa, ou “bolha” no popular.

Percebendo essa movimentação e até aproveitando os diversos ajustes feitos na moto, a Honda colocou o para-brisas da 500x 20 mm mais alto que a versão anterior.

O resultado é uma proteção maior contra o vento em velocidade de cruzeiro durante longas viagens.

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Fato 8) Apesar do motor ser o mesmo, diversos ajustes foram feitos para melhorar a entrega de potência e torque

Na Europa, a CB500x com seu motor de 417cc, sempre entregou a potência de 35kW (quilowatts), a medida comum deles, que convertida em cavalos fica na casa dos 48 cavalos. Essa é uma limitação imposto para que pilotos com licença A2 possam pilotar ela por lá.

Esse número não foi alterado, porém, graças a revisões na entrada de ar, escape e na temporização do trabalho das válvulas, o modelo passou a ganhar 4% mais potência e torque entre os 3 e 7000 giros.

Essa energia flui através de uma embreagem deslizante que facilita o uso da embreagem para dar uma folga a sua mão esquerda com uma alavanca remodelada para maior conforto.

E para completar essa parte técnica, a 500x 2019 ainda traz o novo silenciador de escape com saída dupla que, segundo a Honda, apresenta um ronco melhorado, mais compatível com o modelo.

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Fato 9) CB 500X tem muito em comum com a CBR 1000RR Fireblade

Aliás, você sabia que a Crossover CB 500x tem muito do seu “coração” em comum com a superesportiva CBR 1000RR Fireblade? Exatamente! Uma grande parte da estrutura interna do motor bicilíndrico da 500x foi retirada diretamente do motor de 4 cilindros da Fireblade.

A proporção “triângulo” do virabrequim, eixo principal e do contraeixo é muito semelhante à dos motores RR de quatro cilindros da Honda e grande parte da estrutura interna e da engenharia foi obtida da CBR1000RR.

Traduzindo, dadas as devidas proporções, é mais ou menos como se eles tivessem cortado o motor da Fireblade ao meio e colocado na 500x.

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Fato 10) Nova Geração da CB 500X ficou mais aventureira

Como a própria Honda diz, no visual a CB 500X renasceu com um estilo aventureiro mais agressivo, “pronto para o selvagem”. E as mudanças não são só estéticas, elas melhoraram a aerodinâmica também.

A principal mudança que podemos observar está na parte da frente. As carenagens do radiador estão mais anguladas, o tanque de combustível conta com novo desenho e agora a 500x parece um pouco mais “enxuta” na frente. Dando um ar de leveza.

Com essas mudanças, o fluxo de alta pressão do ar ao redor da carenagem foi reduzido e junto com o novo para-brisa maior melhoram a proteção do piloto contra o vento em altas velocidades na rodovia. O calor do motor também acabou sendo aliviado com essa alteração.

Fechando o pacote de mudanças no visual, podemos perceber que os retrovisores são diferentes, a rabeta parece estar levemente mais estreita, os piscas são em LED e muito menores que os atuais, o bico na dianteira está mais curto e as rodas possuem um design diferenciado.

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Fato Extra) Será que a nova CB500X 2019 vem para o Brasil?

Bom, certamente ela virá, a questão é saber quando que essa nova versão desembarcará por aqui.

A Honda anda com uma estratégia agressiva de lançamentos nos últimos tempos. Andou reformulando alguns modelos, como a XRE 300, trouxe motos inéditas, como a Elite 125 e a CB 1000 NSC e parece estar preparando mais algumas boas novidades para o mercado.

O fato é que esse ano teremos Salão Duas Rodas em novembro e certamente essa renovada CB 500x estará por lá. Mas ainda acreditamos que é possível que a Honda antecipe ela do Salão e apresente o modelo antes.

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10 Comentários para "TUDO sobre a nova geração da CB 500X 2019"

  1. Ela tem, também, embreagem deslizante!

  2. Já estou contemplado no meu consorcio Honda da 500x desde dezembro 2018 e só estou esperando essa maravilha para receber..rs

  3. eu tbm olho todos os dias os sites pra saber se já chegou no Brasil, pra comprar uma.
    acho que essa moto tá top.

  4. Olá galera me tirem uma dúvida, se eu fizer o consorcio da atual 500x, se de repente eu sair contemplado e não querer a moto, e esperar o modelo novo, o consorcio tem por obrigação e direito de entregar o modelo novo é isso.

    • OLA MARIO TIVE UMA CB 500X 2015, MARIO APRTE DA CONTEPLAÇÃO VOCE DAR ENTRADA ARA RETIRA A SUA MOTO QUANDO VOCE QUISER SE VOCE FOI CONTEPLADO E SO CONTINUAR PAGANDO AS PARCELAS E AGUARDA A NOVA CHEGAR PARA DA ENTRADA E RETIRAR ANOVA.

  5. É vou adiar a venda da minha Tenere e ficar esperando o lançamento. Consorcio já tá feito. Anunciando a chegada dou o lance!
    Chega Logo!!!!

  6. Cara vou ter ue parar de acessar este site. Todos os dias eu oolho el umas 4 ou 5 vezes ao dias. Ansioso para ver se a Honda lançou no Brasil a nova CB 500X com todas estas atualizações. Não estou aguentando mais de tanta ansiedade e vontade de dar logo os 15 mil de lance pra andar nesta nave aqui nas estadas do meu Parazão de muita lama e estradas de terra.

  7. Sera que cheha ainda em 2019 ainda no Brasil? Sera que temos noticias dessas rodas e suspensões chegando nas fábricas? o Consorcio ta no jeito mas não gostaria de esperar muito.

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