Nova CB 300R trinca o cabeçote? Veja 10 Fatos!
Nova CB 300R 2018/2019 foi registrada no Brasil e com isso surgiu o rumor: será que a nova CB 300 trinca o cabeçote? Veja a respostas nos 10 Fatos sobre a novidade!

A Honda acabou de registrar a nova CB 300R 2018/2019 aqui no Brasil e com isso surgiu o rumor: será que a nova CB 300 trinca o cabeçote?
O modelo, lançado no final do ano na Europa, é uma obra de engenharia da fabricante e mistura o clássico com o futurista. Ela faz parte da nova família de Nakeds da Honda, todas com o mesmo estilo, que conta com uma versão de 125 e outra de 1000 cilindradas.
A novidade traz especificações dignas de motos maiores, visual diferenciado, mas a perguntar que não quer calar é: Será que o seu motor é o mesmo da CB 300R que era vendida por aqui? E o principal, será que ele trinca? Responderemos essa pergunta e trazemos 10 Fatos sobre ela abaixo.
Nova CB 300R 2018/2019
Seguindo a série de artigos e vídeos “10 Fatos” aqui do Motorede (veja todas as motos), onde montamos uma lista com as principais características de alguma moto ou assunto, trazemos informações que você precisa saber sobre a nova CB 300R 2018/2019:
- 1) Nova CB 300R foi registrada no Brasil
- 2) Honda não confirma lançamento mas encontramos evidências
- 3) Existem outras 2 versões com o mesmo visual da CB 300R
- 4) CB 300R traz design igual ao da CB 1000R
- 5) Painel de instrumentos digital CB 300R
- 6) Motor da nova CB 300R trinca cabeçote?
- 7) Aceleração de 0 a 200 metros e consumo de combustível
- 8) A nova CB 300R NSC iria substituir a CB Twister?
- 9) Nova CB 300R traz especificações técnicas de modelos maiores
- 10) Qual será o preço da nova CB 300R no Brasil?
- 11) Fato Extra! A nova CB 300R já chegou na América
Fato 1) Modelo foi registrado pela Honda no Brasil em agosto
Para garantir a segurança do design diferenciado da moto, a Honda tratou de registrar as patentes da nova CB 300R no Brasil, como podemos ver na imagem registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Basicamente as imagens mostram exatamente o mesmo design da nova CB 300R que já começou a ser vendida na Europa e até na América.
Fato 2) Honda não confirma lançamento mas encontramos um pequeno detalhe característico de quando motos importadas são trazidas pro Brasil
Nada aparenta ter sido modificado, o que nos leva a crer que a Honda pode estar falando a verdade quando diz que registrou o design da moto apenas por questão de patenteamento e que isso não confirma o lançamento dela por aqui.
Porém, para os mais céticos (e aqueles que, como nós, querem encontrar qualquer detalhe que possa confirmar a chegada dela por aqui) foi possível observar um pequeníssimo detalhe:
O conhecido “olho de gato” instalado ao lado do para-lama dianteiro, comum em outros mercados mas que não é usado nas motos aqui no Brasil, não está na imagem registrada. Seria essa uma indicação de que a Honda já registrou o modelo que será lançado por aqui?
Fato 3) Existem outras duas versões com o mesmo visual da CB 300R
Existem outras duas versões, uma maior e outra de menor cilindrada, com exatamente o mesmo estilo e design.
Com visual totalmente alinhados, a nova CB 300R faz parte da família NSC, ou Neo Sports Café, que conta com a poderosa CB 1000R (veja mais) e a pequenininha CB 125R. Todas elas tem o mesmo design, mas cada uma na sua proporção.
Fato 4) A nova CB 300R traz linhas neoclássicas alinhadas com a sua irmã maior CB 1000R
O estilo do modelo é totalmente nu e futurista, como podemos observar na sua iluminação Full LED que equipa não só o moderno e característico farol dianteiro mas também a lanterna traseira e até os piscas.
O tanque de combustível, com linhas e pequenas carenagens anguladas, também merece destaque, assim como a traseira curta que dá mais esportividade, além do enorme escapamento que confere mais imponência.
Fato 5) O painel de instrumentos digital da CB 300R é outro item que chama atenção
O equipamento confirma ainda mais o estilo Premium da novidade.
Ele é um visor de LCD fino e leve, são 23mm de espessura e 230g de peso, e traz todas as informações padrões como velocímetro, rotação do motor e nível de combustível.
As luzes de informação como piscas e indicação de uso da reserva ficam expostas no topo do painel, fora da tela LCD. Esse tipo de painel, mais comum em motos maiores, tem se tornado padrão em alguns modelos de baixa/média cilindradas que trazem conceito Premium.
Fato 6) O motor da nova CB 300R trinca cabeçote? Ele é o mesmo motor da antiga CB 300R brasileira?
O motor da antiga CB 300R vendida por aqui era um monocilíndrico de 291,6 cilindradas, refrigerado a ar com duplo comando no cabeçote que era capaz de gerar a potência máxima de 26,5 cavalos e meio e torque de 2,8 kgfm.
Já na nova CB 300R, essa que poderá vir pro Brasil, o motor é um monocilíndrico de 286 cc, com refrigeração líquida e duplo comando no cabeçote que gera a potência máxima de pouco mais de 31 cavalos e os mesmos 2,8 kgfm de torque.
A diferença aqui é que esse motor é o mesmo da CBR 300R, a versão carenada que deu origem a nova CB 300R (veja mais).
Ou seja, são dois motores totalmente diferentes, tanto em projeto, quanto em aplicação. O novo motor já está rodando desde 2015 na versão carenada e não apresentou esse tipo de problema, então acreditamos que essa situação foi resolvida.
Fato 7) Aceleração de 0 a 200 metros e consumo de combustível
Segundo a Honda, no mercado internacional a nova CB 300R faz de 0 a 200m em 9,2 segundos e o seu consumo de combustível é de pouco mais de 30 km/l (30,2).
Isso, aliado ao seu tanque de combustível com capacidade para 10 litros, faz com a pequena Naked tenha autonomia de mais de 300 km.
Completando o projeto está seu câmbio de 6 velocidades e para reduzir custos de manutenção, principalmente visando economia para novos pilotos, o motor foi projetado para ter o menor número de peças móveis possíveis.
Fato 8) A nova CB 300R NSC substituirá a CB Twister?
Na verdade não. Assim como a G 310R, ela ficaria “perdida” entre dois nichos, o das Street como a CB Twister e Fazer 250, e o das Naked Premium, como a MT-03, Z300 e a própria G 310R.
Inclusive, na comparação de potência, com seus pouco mais de 31 cavalos, ela seria a mais fraca de todas as Premium.
O seu “segmento” não se encaixa nem nas motos de baixo (Twister/Fazer), nem nas de cima (MT-03, Z300…). Ela seria para o nosso mercado, algo como uma Ducati Scrambler Icon menor. Ou seja, estaria no segmento das nakeds com visual e tecnologia que mistura o passado com o futuro.
Fato 9) A nova Naked da Honda traz especificações técnicas com inspiração em modelos maiores
Começando pelas suspensões, na dianteira ela é por garfo telescópico invertido com tubos de 41 mm e 130 mm de curso, enquanto que a traseira conta com amortecedor monoshock e braço oscilante Pro-Link com 107 mm de curso.
Auxiliando em uma condição de pilotagem mais fácil e dando sensação de maior aderência na dianteira, facilitando a pilotagem, está a distribuição de peso, onde 50,4% do peso é distribuído para a parte frontal e 49,6% ficam na traseira.
Nos freios, a nova CB 300R traz disco de 296 mm na dianteira e de 220 mm na traseira. Ambos são equipados com ABS de 2 canais que funcionam através de uma IMU (Unidade de Medição Inercial) que fornece distribuição precisa da operação do ABS entre as rodas dianteira e traseira, dependendo do comportamento da moto.
Fato 10) Qual será o preço da nova CB 300R no Brasil?
Ainda não há nem mesmo a informação se o modelo será lançado por aqui, mas no mercado Europeu ela tem o preço sugerido de 4.429 libras. Esse valor, em conversão direta para a cotação atual do Real (que está na casa dos R$ 4,00), gira em torno de R$ 23 mil.
Fato Extra) A nova CB 300R já chegou na América
A Honda América finalmente anunciou que a nova CB300R Neo Sports Café chegou aos Estados Unidos e Canadá como modelo de 2019.
Por lá ela foi lançada para substituir a já conhecida CB 300F, que muitos aguardam chegar ao Brasil, e tem preço sugerido de U$ 4.650 dólares. Esse valor, em conversão direta pra cotação atual, onde cada dólar está custando R$ 4 reais, fica na casa dos R$ 18.800,00.
Um preço bem mais acessível que a versão europeia. Isso contando com o dólar a R$ 4,00, pois com o dólar na casa dos R$ 3,40, um valor médio e esperado pelo mercado, o preço ficaria ainda melhor na conversão direta.
No tocante à CB300″r”, no Brasil. Sabe porque ela”racha cabeçote”?
Resposta, a Sua antecessora, quem ela substituiu, e já voltou a ser produzida, aCBX250 Twister. Por causa da sexta marcha. Em2009, quando a CB300 entrou no lugar da Twister, a galera correu, venderam suas 250 e partiram pra “300cc”. Morderam no arame: Twister faz 150k/h de sexta marcha e pede mais marcha. A CB 5 macha, a primeira reduzida. O motociclista abituado ao desempenho da Twister foi fazer o mesmo TOP SPEED !Na falta da sexta marcha,RACHOU CABEÇOTE!
Conheço de perto Yamaha, Suzuki, KTM, Kawasaki, Honda há mais de 30 anos e já trabalhei em algumas revendas dessas marcas. Com a Honda, só aumentou minha decepção com varios modelos da marca e gestores de concessionárias. A verdade é que a Honda se acomodou no mercado, pouco dando ouvidos aos seus consumidores. Linha XRE 2019: nada de mudança mecânicas, so visual. MAS O POVO VAI COMPRAR. Linha CB 500, Linha BROS, e até a Pop: Só mudança de cor. MAS O POVO CONTINUA COMPRANDO. É triste dizer, mas a culpa dos produtos atrasados que aceitamos ainda aqui é nossa!… Ler mais »
A vantagem dela será a grande rede de concessionárias da Honda, a desvantagem é que o bicilíndrico da da Kawasaki Z300 é melhor, ronco mais bonito.
Então @MarianaAntun:disqus concordamos! Só tem um detalhe que o pessoal não tá levando em conta quando falamos da nova 300R, ela é de uma categoria/segmento diferenciado das nakeds atuais que temos por aqui. Ela não seria concorrente direta nem das pequenas (Fazer 250/Twister), nem das Premium (MT-03, Z300…). Ela seria para o nosso mercado o que a Ducati Scrambler Icon é hoje, só que “menor”: https://www.motorede.com.br/ducati-scrambler-icon/
Mas querendo ou não ela será associada aos modelos que estamos citando, até mesmo com a 310 da BMW. Mas vale ressaltar que brasileiro compra por “metro quadrado”, não vai adiantar muito esse modelo vir com preço próximo ao da CB500, além do que vale ressaltar que a cb tem um preço interessante em relação à Z300, MT e a 310 da BMW.
Se ela vier cara demais será um mico como a CRF 250L lançada , salvo engano, em 2013 custando a bagatela de 21 mil, nos valores de hoje uns 30. rs
Com certeza @MarianaAntun:disqus essa CB 300 com certeza não pode vir com preço próximo da 500F, senão ela será um tiro no pé como você falou, igual a 250L importada… A questão é que achamos que, caso a 300 NSC seja lançada aqui, ela não seria um modelo importado. Seria fabricada aqui no Brasil. Só assim pra ter um preço bom e não sufocar outro modelo. Abraço 🙂
Essa moto vai custar cerca de 32 mil. Uma loucura.
Será!? kkkk
Complicado essa questão do cabeçote já que não tem nenhuma por aqui pra testar! Mas de uma coisa é certa se a Honda trouxer essa moto ou ela terá que modificar a cb500 em 100% ou trazer o preço dessa 300 abaixo dos 17k pois com esse preço próxima da cb 500 essa 300 não venderá nenhuma unidade, quem deixaria de com 1500 a mais pegar a 500 pra pegar uma 300cc ?
@disqus_VNMAkQi5Fh:disqus Sobre o preço, precisa analisar o seguinte: Em um mercado (europeu) ela custa o equivalente a R$ 23 mil e no outro (americano) ela custa quase R$ 19 mil. Cada mercado terá seu preço, então por enquanto não dá pra especular muito, mas como falei para a @MarianaAntun:disqus no comentário mais acima, a 300R NSC está em outro “nicho”, fora do que estamos acostumados com as nakeds daqui. E talvez esse nicho possa estar interessado em pagar o preço pedido pela exclusividade.