Como escolher o tamanho do capacete mais seguro

Escolher o capacete mais seguro não é tarefa fácil. Com tantas opções no mercado, às vezes o motociclista se perde em busca da opção mais certeira.

Dicas para escolher o capacete mais seguro

Escolher o capacete mais seguro não é tarefa fácil. Com tantas opções no mercado, às vezes o motociclista se perde em busca da opção mais certeira. Esse artigo é um complemento a outro texto que escrevemos recentemente sobre “A hora certa de trocar seu capacete” (leia aqui).

Advertisement

A primeira dica é sempre priorizar pelos capacetes fechados ou escamoteáveis, pois protegem a cabeça inteira, reduzindo assim os riscos de lesões. Abaixo veja as áreas que mais sofreram impactos em um capacete:

Dicas para escolher o capacete mais seguro

Capacetes fechados ou escamoteáveis significam segurança

Não é novidade para nenhum motociclista que o capacete deve possuir o selo do INMETRO. Na teoria, todo capacete que tem o selo do INMETRO é seguro, mas um erro grave que o Instituto comete é não classificar para o usuário o nível de segurança que tal capacete. É notório que existem capacetes mais seguros que outros.

Em razão disso, você pode optar pelos capacetes que passam pelo rigoroso teste europeu de segurança SHARP (Safety Helmet Assessment and Rating Programme). O SHARP realiza testes criteriosos ao extremo e, ao final, o capacete recebe uma nota que vai de 1 a 5 estrelas, em uma escala em que quanto maior é o número de estrelas, maior é a proteção.

Um capacete com notas 4 e 5 estrelas no SHARP, com certeza é uma excelente opção. Vale lembrar ainda que não é o preço que determina o nível de segurança de um capacete, por isso, preço alto não é garantia de qualidade. Fique atento.

Dicas para escolher o capacete mais seguro

Selo do INMETRO e SHARP são muito importantes na hora da compra

Outro ponto importante é que existe um capacete específico para cada necessidade. Basicamente, ou o capacete se encaixa na categoria de On-Road (para estradas pavimentadas) ou Off-Road (para estradas não pavimentadas).

Para capacetes Cross, utilizados por motociclistas que gostam de andar em trilhas, por exemplo, a queixeira (parte que protege o queijo do usuário) é um item importante. Já para as pistas, são indicados capacetes feitos com fibra de carbono e cinta jugular de anel duplo, garantindo maior resistência e segurança.

Dicas para escolher o capacete mais seguro

Ainda falando em segurança, o capacete não pode estar folgado em que o está vestindo. O melhor teste para verificar o tamanho correto é colocar a fita métrica acima da orelha e medir o capacete ideal para você. Veja a tabela abaixo e descubra a sua medida certa:

Dicas para escolher o capacete mais seguro tabela medidas

Tabela medidas e tamanhos de capacetes

Agora que você já sabe como escolher, é hora de escolher a melhor oferta e  comprar o seu capacete.

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *