Suzuki lança a novíssima GSX-R 125 2019
A Suzuki lançou a nova GSX-R 125 2019, uma pequena esportiva que traz o DNA da consagrada linha GSX da fabricante. Será que esse modelo cairia bem no Brasil?

A Suzuki lançou a nova GSX-R 125 2019, uma pequena esportiva que traz o DNA da consagrada linha GSX da fabricante. Será que esse modelo cairia bem no Brasil?
A novidade marca a entrada da Suzuki na briga pelo mercado das esportivas de entrada na Europa, uma estratégia para fidelizar clientes desde a sua primeira motocicleta que por lá já conta com modelos como KTM RC125 e Yamaha YZF-R125.
Para atrair a atenção dos mais jovens a fabricante focou em três pilares: Preço, Design/Qualidade e Comportamento. No preço, por exemplo, a pequena esportiva da Suzuki custa 10% a menos que suas concorrentes. Isso significa uma economia de 500 Euros.
Renomada linha GSX-R voltada aos jovens
Sendo um ícone para pilotos que gostam das esportivas, a Suzuki tem na sua linha GSX-R um sinônimo de lenda, principalmente por suas diversas vitórias em campeonatos mundiais como o Superbike. Porém, essa lenda estava disponível apenas nas médias e altas cilindradas.
Foi em 2018 que a fabricante resolveu diversificar, lançou a pequena GSX-R 125 e começou a estratégia de converter os fãs da motovelocidade e esportivas desde a sua primeira moto. Algo que está se tornando comum na Europa.
Aqui no Brasil ainda não possuímos essa cultura. A menor das esportivas que temos por aqui é a Yamaha R3 e suas 321 cilindradas.
Suzuki GSX-R 125 2019 Preço
Focando nos três pilares mencionados para o desenvolvimento da nova GSX-R 125 2019, começando pelo preço, a Suzuki foi a caça de suas concorrentes diretas. A marca optou por lançar a pequena esportiva bem mais barata que as demais.
Em um mercado com Yamaha YZF-R125, KTM RC125 e até Aprilia RS125 partindo com preço mínimo de 4500 Euros, a Suzuki anunciou sua pequena esportiva de 125 cc custando cerca de 500 Euros a menos.
Falando em conversão direta para o Real essa diferença fica em torno de R$ 2 mil a menos para a GSX-R 125 em comparação com as concorrentes. Seu preço, convertido sem taxas, seria de aproximadamente R$ 17.200,00 enquanto que as outras saem por no mínimo R$ 19,4 mil.
Suzuki GSX-R 125 Aparência e Qualidade
Já para o segundo pilar da GSX-R 125 estão os quesitos de aparência e qualidade na sua construção, algo que poderia ser afetado por conta da redução no preço perante as concorrentes.
Porém, com seu design totalmente inspirado nos modelos maiores e trazendo grafismos e cores réplica da GSX-R1000 do MotoGP, parece que a fabricante não mediu esforços para dar destaque para o modelo.
Com um enorme conjunto ótico iluminado por LED, o escudo frontal é esguio e foi projetado para ter aerodinâmica otimizada. O resultado é a aparência agressiva de uma esportiva carenada, mesmo que de pequeno porte.
A Suzuki destaca que sua carenagem foi desenvolvida com ajuda de tuneis de vento, o que garante melhor desempenho além de toda beleza. O fato é que ela tem a menor área frontal na categoria das 125 e resulta em melhor aceleração, economia de combustível e estabilidade.
Já na parte de tecnológica o modelo traz diversos itens interessantes como o painel em LCD com marcador de posição de marchas, marcador de consumo médio e até luzes do indicador de RPM programáveis.
Um exclusivo sistema de ignição sem chave permite que o piloto possa ligar o motor desde que a chave esteja perto o suficiente da moto. O sistema também permite acionar os piscas a distância para que seja fácil encontrar a motocicleta em um estacionamento lotado, por exemplo.
Suzuki GSX-R125 Comportamento
E o terceiro e último pilar que pautou a Suzuki no desenvolvimento da GSX-R125 está em seu comportamento. E aqui a fabricante parece também não ter medido esforços para entregar uma moto com motor limitado que fosse melhor que suas concorrentes.
Para fornecer agilidade e facilidade de manobra no trânsito a Suzuki utilizou uma estrutura de backbone de tubo de aço que combina boa rigidez à torção com peso leve. A distância entre eixos é de 1.300 mm com peso de apenas 134 kg, tornando-a a mais leve da categoria.
Segundo a própria fabricante, a GSX-R 125 é a moto com a melhor relação peso/potência do seu segmento.
Com seu motor monocilíndrico refrigerado a líquido, com duplo comando no cabeçote, de 124,4 cilindradas ela é capaz de gerar a potência máxima de 15 cavalos a 10.000 rpm e tem torque de 1,17 kgf.m aos 8.000 giros.
Pilotos que testaram a GSX-R 125 no circuito internacional de Palmela, em Portugal, se mostraram surpresos pela desenvoltura do compacto motor na pista. A facilidade e força para subir as rotações foi o destaque ressaltado.
Outros quesitos mencionados foram a agilidade e equilíbrio sentidos durante a pilotagem, parte por cona dos seus 134 kg de peso cheio, e a facilidade para mudanças de direção, muito mais exigidas nas pistas do que no dia a dia.
Suzuki GSX-R125 2019 Especificações
Nos freios a pequena esportiva de 125 cc da Suzuki traz a mais recente unidade ABS 10 da Bosch, que é o sistema ABS de dois canais mais leve e compacto do mercado. O sistema ABS compacto instalado no GSX-R125 pesa apenas 0,59 kg.
O disco dianteiro de 290 mm com design de pétala funciona com uma pinça de pistão duplo e o disco traseiro de pétala de 187 mm funciona com uma pinça de pistão único ambos oferecendo excelente desempenho de frenagem.
Seu câmbio possui 6 velocidades, os pneus são Dunlop sem câmara, a suspensão dianteira é por garfo convencional e seu tanque de combustível tem capacidade para 11 litros.
Sendo considerada uma das melhores esportivas de entrada na classe das 125 cc no mercado europeu, a nova Suzuki GSX-R 125 cairia bem no Brasil? Responda abaixo.
Gostei de tudo que vi, porém quantos nos custaria tudo isso, sabemos que os donos de concessionárias vão abusar no preço.
Eu acho que cairia muito bem desde que tivesse um preço compatível. Pois uma moto de entrada custa na faixa de R$ 8.000,00 então a GSX-R não poderia custar os R$ 17.000,00 da matéria, pois com este valor seria possível comprar uma moto maior.
Tomara q nem venha. Mais uma porcaria pros caras botarem cano reto e perturbar. Ja estamos cheios de porcarias assim. Titan sem boró, cano aberto. Ronco eh 4 cilindros. O resto eh perturbação. E 15 cv da até pena.