Home » Abaixo de 599cc » OFICIAL: Yamaha confirma e XJ6 saiu de linha em 2019

OFICIAL: Yamaha confirma e XJ6 saiu de linha em 2019


01 fev 2019 12 Comentários

O Brasil se despede de uma lenda. É oficial, Yamaha XJ6 sai de linha! Em comunicado divulgado para imprensa a fabricante se despede do modelo, um sucesso entre o público das nakeds.

Tendo suas vendas iniciadas em meados de 2010, com seus nove anos de mercado a XJ6 vendeu cerca de 21.000 unidades. Atualmente sua fama está diretamente ligada ao público jovem e a diversos Youtubers que utilizam a moto em seus vídeos.

A Yamaha informa que o modelo saiu de linha por conta de que ela não é mais compatível com tecnologias mais modernas, traduzidas em motos mais leves, com motores mais eficientes e que atendam às novas exigências da legislação.

Yamaha-XJ6-Saiu-Linha-Brasil-01

Yamaha XJ6 saiu de linha em 2019 no Brasil

História da Xj6: Em uma época em que as motocicletas desse tipo e de médias cilindradas eram o grande foco do mercado a Yamaha apresentou a linha XJ6 no continente europeu. A ideia era vender uma moto de quatro cilindros que entregasse diversão e potência aos pilotos.

O projeto era um pouco mais amigável e acessível que as suas principais concorrentes na faixa das 600cc, chegou em duas versões, uma naked e outra carenada, e veio para a aposentar a linha FZ6.

A XJ6 só chegou ao Brasil em 2010, cerca de dois anos após seu lançamento no mercado internacional, e ficou por aqui até este ano de 2019.

Conforme o comunicado, por conta da paixão do brasileiro com o modelo, o Brasil foi o único país em que a Yamaha ainda produzia a XJ6-N, mesmo ela tendo sido descontinuada no exterior em 2016.

Yamaha XJ6 N ABS 2019 Brasil Cinza

Abaixo segue o comunicado oficial divulgado pela a Yamaha:

A Yamaha Motor do Brasil, alinhada com a estratégia global de desenvolver e oferecer produtos com tecnologias mais modernas, traduzidas em motos mais leves, com motores mais eficientes e que atendam às novas exigências da legislação, despede-se com muito orgulho de seu consagrado modelo XJ6-N.

Ao longo dos seus 9 anos de existência no Brasil, a XJ6-N acelerou cerca de 21.000 corações de felizes proprietários, marcando uma trajetória de muito sucesso e paixão.

Yamaha-XJ6-N-ABS-2019-Brasil-06c

Foi justamente por essa ligação do brasileiro com o modelo, que o Brasil foi o único país em que a Yamaha ainda produzia a XJ6-N, mesmo ela tendo sido descontinuada no exterior em 2016.

A Yamaha continuará bem representada no segmento naked de média/alta cilindrada no Brasil, com MT-07 e MT-09, oferecendo modernidade em termos de design, agilidade e performance com tecnologia Crossplane, oriunda do MotoGP.

As unidades ainda em estoque na rede de concessionárias da XJ6-N têm o preço sugerido de R$34.690,00 + Frete e as cores são a Racing Blue (azul) e Matt Gray (Cinza).

Yamaha XJ6 N ABS 2019 Brasil Cinza

Yamaha XJ6 2019

Sendo mantida em seu site mesmo sem praticamente nenhuma mudança expressiva desde 2017, no site oficial da XJ6 a Yamaha destaca o seu design, robustez e potência, e informa que o modelo está em sua versão 2019.

A fabricante aproveita para falar do motor de 600cc, aliado ao escapamento 4-2-1, que é projetado para ter melhor performance e centro de gravidade, proporcionando assim mais agilidade na pilotagem e nas manobras, além de gerar o característico ronco da moto.

Os freios a disco com ABS de série nas duas rodas garantem a segurança e a tornam “uma moto para quem quer impressionar e se divertir na ida e volta do trabalho, aproveitar uma boa estrada e até curtir toda a sua potência em pistas fechadas”, informa.

Nova MT-07 2019

Substituta da Yamaha XJ6 no Brasil

Esse é mais um modelo da Yamaha que acaba deixando o Brasil por acabar se tornando ultrapassado, assim como aconteceu com a XT 660, por exemplo.

No caso da saída de linha da XJ6 a fabricante se apoio em sua renovada MT-07 para ocupar seu espaço. Essa foi uma boa escolha?



12 Comentários para "OFICIAL: Yamaha confirma e XJ6 saiu de linha em 2019"

  1. eu nao gostei. yamaha volta a xj6 pfv

  2. Decisão correta. Essa moto já encontrava-se bastante defasada e obsoleta, se mostrando muito inferior tanto à MT 07 como a outros concorrentes, como a Triumph Street Triple. Ela é inferior à MT 07 em absolutamente TODOS os aspectos objetos, tendo, como único argumento, subjetivo por sinal, o ronco do seu motor. O brasileiro precisa começar a colocar as coisas em perspectiva e valorizar mais as características que de fato importam numa motocicleta. Por mais que o ronco seja algo atrativo e desejável, ele não pode ter precedência, na escolha de uma moto, em relação a características como peso, eficiência, ciclística, etc. Resumindo, a XJ de fato já passou do seu tempo, e até o fabricante, em sua justificativa oficial, ressaltou bem os motivos para isso.

  3. É só uma moto, galera. O gosto varia de pessoa pra pessoa. A XJ6 teve seu momento no mercado brasileiro. Acredito que a Yamaha quer introduzir a Família MT pra dar um Upgrade. Eu acho que é uma boa ideia. Além de 6,9 Kgf.m ta bom demais pra uma 700cc. A CB 650F tem 6,22 Kgf.m . e é uma intermediária. Ambos possuem o mesmo benefício assim como a XJ6.

  4. Penso que a Yamaha esta cometendo um erro em tirar de linha a XJ6, a moto esta em alta ainda, tenho uma, é uma boa moto, economica, anda muito bem e tem um ronco gostoso e apaixomnante..

  5. Eu tive opção de escolher entre a mt07 e a XJ6 no momento da minha compra. Garanto que quem curte bastante o som do escapamento da XJ6 jamais vai querer uma de dois cilindros. 4 cilindros é muito mais bonito o ronco, na qual foi meu critério para comprar. Vai perder vendas no segmento de 4 canecos.

  6. Uma bicilindrica (2) ou uma tricilindrica (3) jamais substuirá uma tetracilíndrica (4).

    • Existe outras coisas nas motos além de fazer barulho, por exemplo desempenho, custos, consumo e estilo, A XJ toma pau da MT07 fácil em todos os quisitos…. exceto barulho… que só bandidinho gosta de se exibir

      • Então todos que tem XJ é BANDIDO?. Meça suas palavras idiotas e as guarde com você.

      • Parece que é pecado o cara gostar do ronco das quatro cilindros. Pagar quase 40 k numa moto com barulho de batedeira não da,
        já não temos liberdade pra nada neste país,ao menos um ronquinho legal na moto podemos escolher não é.E o ronco sim é muito importante e impressionante,pois nos filmes todas as motos tem ronco de quatro cilindros,seja ela custom,trail,sport ou elétrica.

    • tem razao desde que montei numa 750 f la’ nos idos de 1970/80 so’ ando em 4 cilindros , e nao e’ so’ pelo barulho nao , pois deixo os escapes originais , e’ porque e’ outra categoria , sensaçao ,…..vicia.

Deixe uma resposta para Lucas Cancelar resposta