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Test-ride BMW G 310 GS: espertinha e ágil


09 abr 2018 2 Comentários

Pequena Trail da BMW, nova G 310 GS se mostrou espertinha e ágil para uso nos grandes centros urbanos.

Modelo chega para completar a estratégia da fabricante alemã de entrar no mercado das médias/baixas cilindradas completando o line-up junto com a roadster G 310 R, que já é vendida no Brasil desde o ano passado.

Testamos a “Baby GS” em um evento da BMW Motorrad em Florianópolis, Santa Catarina, e vamos contar nossa impressão abaixo. Assista o vídeo do test-ride no final deste artigo.

Test-ride BMW G 310 GS em Floripa

Nova BMW G 310 GS 2018

Com preço sugerido de R$ 24.990,00 a BMW G 310 GS foi apresentada no último Salão Duas Rodas, onde podemos ver de perto os detalhes da pequena ‘aventureira’ que a BMW estava prometendo há algum tempo.

Chegando às lojas recentemente, esse é o período de colocar a novidade nas ruas e sentir seu motor monocilíndrico em ação, ouvir seu ronco e perceber o que ela tem de diferente da sua irmã naked, a G 310 R.

Tirando o estilo, uma Trail e outra Roadster, as duas possuem bastante coisas em comum, tanto na parte mecânica e técnica, quanto no pilotagem e estilo.

Test-ride BMW G 310 GS em Floripa

Diferente da naked de baixa cilindradas da BWM, que testamos em uma pista de kart (assista o vídeo), pilotamos a G 310 GS no trânsito da área continental da capital mais cheias de belas praias do país, Florianópolis, em Santa Catarina.

A pequena Trail se mostrou uma ótima opção para uso urbano. Sua posição de pilotagem, com guidão alto (bom para o corredor) e assento confortável, aliado as rápidas respostas do motor de 313 cc confirmam que sua “praia” realmente é o asfalto.

As rodas com aro de liga-leve reforçam o apelo da “Baby GS” pelo asfalto, mas seu visual deixa claro que podemos encarar a terra a qualquer momento. E uma prova disso é a opção de poder desligar o ABS, nas duas rodas, a qualquer momento.

Test-ride BMW G 310 GS Cor Vermelha

Respostas do motor da BMW G 310 GS

Seu motor é o mesmo monocilíndrico de 313 cc, 4 tempos, 4 válvulas com duplo comando e refrigeração líquida da G 310 R. Esse propulsor é capaz de gerar a potência máxima de 34 cavalos a 9.500 RPM e torque máximo de 2,85 kgf.m aos 7.500 giros.

Durante o pequeno percurso que rodamos foi possível observar que as duas versões rodam de forma muito parecidas. O motor tem respostas rápidas, mas funciona melhor sempre em alto giro. A vibração é típica de um monocilíndrico, assim como o ronco.

Algo que chamou a atenção na G 310 GS foram dois apagões que ocorreram no motor durante o teste. O primeiro aconteceu logo após parada em um cruzamento e o outro, que deu certo susto, foi em uma subida de curva bem fechada onde a velocidade teve quer ser muito reduzida.

Test-ride BMW G 310 GS Cor Preta

Ciclística e conforto durante teste na G 310 GS

Outro ponto que foi mais chamativo, agora positivamente, foi a ciclística e agilidade da novidade.

Como era um sábado logo após o almoço, início da tarde, o trânsito estava moderado e exigiu algumas trocas de pista e ultrapassagens. E foi aí que a “Baby GS” mostrou o seu melhor: ciclística acertada com confortado ideal para o asfalto.

As entradas em curvas puderam ser atacadas facilmente pela motocicleta trail de quase 170 kg (169,5 kg e ordem de marcha para ser mais exato). Simplesmente parecia que a G 310 GS se encaixava de uma forma única nas curvas.

Test-ride BMW G 310 GS Cor Vermelha

Grande parte dessa sensação se dá pela suspensão dianteira invertida com 41 mm de diâmetro, típica de uma motocicleta Premium e até certo ponto incomum nas baixas cilindradas por aqui, e a suspensão traseira monoshock com 180 mm de curso.

Mesmo as rodas não sendo raiadas, com 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, a nova 310 GS absorveu bem as imperfeições da pista, alguns buracos e até a descida e subida na calçada de onde partimos para o test-ride.

Test-ride BMW G 310 GS Cor Preta

Cores da BMW G 310 GS: qual a mais bonita?

Na parte visual a nova BMW G 310 GS dispensa comentários, ela entrega exatamente o que uma motocicleta da fabricante alemã deveria entregar: ótimos acabamentos e visual exclusivo.

O apelido de “Baby GS” não é à toa. Visualmente falando ela é praticamente uma versão “miniaturizada” das motocicletas Bigtrails da consagrada família GS.

A novidade está disponível em três cores, Vermelho, Preto e Branco. A mais bonita de todas? Segundo nossa opinião, sem dúvidas é a Preta. A cor, combinada com os tons de cinza, deram um ar de imponência e robustez perto das outras duas.

Test-ride BMW G 310 GS Painel Digital

O painel de instrumentos da 310 GS é o mesmo da 310 R. Totalmente digital, condiz com a proposta de estilo Premium ao vir equipado com computador de bordo com consumo médio e instantâneo, autonomia, relógio, indicador de marchas e temperatura do motor.

Test-ride BMW G 310 GS Preço Oficial

Com preço sugerido de R$ 24.990,00 direto na concessionária, a nova G 310 GS se mostrou uma boa trail de baixa/média cilindrada Premium.

É uma ótima opção para quem já tem modelo de alta cilindrada e gostaria de uma pequena trail para utilizar no dia a dia. Prova disso é que o bagageiro da 310 GS já vem com encaixes de fábrica que aceitam os mesmos equipamentos usados na 1200 GS, por exemplo.

Vídeo test-ride BMW G 310 GS

Test-ride BMW G 310 GS Bagageiro



2 Comentários para "Test-ride BMW G 310 GS: espertinha e ágil"

  1. otima alternativa. Mas e o futuro. talvez pra quem tem uma “condição” seja uma otima pedida, mas pros simples mortais, que precisam se preocupar com coisas como custo de manutencao e peças, talvez seja melhor esperar um pouco. Ja fui abandonado pela jtoledo, não pretendo tomar bola nas costas de novo. abcs

    • Então José! Talvez não seja questão de “ser abandonado”, mas realmente o foco dessa 310 GS e da R é um público específico, acredito. Pois, além do custo um pouco superior da moto em si ainda temos os custos de manutenção e uso. Abraço!

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