Home » Acima de 600cc » Nova CBR 650R 2020 cairá bem no Brasil?

Nova CBR 650R 2020 cairá bem no Brasil?


24 set 2019 6 Comentários

Lançada no mercado internacional no final de 2018 e tendo sua patente registrada no Brasil em fevereiro desse ano, nova Honda CBR 650R 2020 será uma boa esportiva para o nosso mercado? Assisa ao vídeo no final deste artigo.

Apesar da Honda não confirmar, algumas informações indicaram que o modelo será apresentado ao público durante o Salão Duas Rodas, que acontece em novembro, e a grande alteração da esportiva de média cilindrada começa pelo nome.

A mudança de CBR 650 “F”, de “Fun” (diversão, em tradução livre), para CBR 650 “R”, de “Racing”, já dita que a proposta da motocicleta mudou, assim como seu visual, posição de pilotagem, escapamento e até seu motor, mais potente nessa nova versão europeia.

Nova CBR 650R 2020

Nova Honda CBR 650R 2020

Começando pelo visual, as diferenças entre a esportiva CBR 650F vendida aqui e a nova CBR 650R são gritantes. O novo modelo está muito mais alinhado com a família CBR, seguindo as mesmas linhas da sua irmã maior CBR 1000RR Fireblade.

CBR 650R 2020 COMPARATIVO 650F

Usando a filosofia de design “Total Control” que já é aplicada em seus modelos de superesportivas, a nova CBR 650R ficou muito mais agressiva, esportiva e moderna.

A carenagem dianteira é totalmente nova, ficou mais curta e agora não se estende até o tanque, deixando exposta a estrutura do chassi. O conjunto ótico frontal também é novo e traz dois faróis simétricos em LED além de visual mais esportivo.

Nova CBR 650R 2020 Design

O tanque de combustível tem um novo desenho, proporciona melhor encaixe do piloto e ajuda nessa nova posição de pilotagem mais esportiva. Ele ficou cerca de 2 litros menor em comparação com a 650F.

Seguindo para a parte traseira da 650R, sua rabeta é muito mais curta e moderna. O assento, que na 650F daqui é inteiriço, agora passa a ser dividido em duas peças, uma dedicada ao piloto e outra ao garupa, ficando mais curto e com boa camada de espuma.

Fechando a parte visual está o novo escapamento. Ele tem novo design, um pouco mais geométrico e foi reajustado, alterando a ponteira de saída de gases que antes era “cortada” em diagonal e apontava para lateral e agora passa a apontar para trás.

Nova CBR 650R 2020 Motor

Nova CBR 650R Motor

A nova CBR 650R equipa um motor de quatro cilindros em linha que traz a mesma medida de diâmetro do cilindro da Supersport CBR 600RR, porém, com suas partes internas completamente diferentes.

Para subir de 600 para 649 cilindradas o curso do pistão é de 3,5 mm de comprimento, mas que conta com pistões com uma forma de coroa atualizada e alguns ajustes internos que deram mais gás que a CBR 650F.

Com filtro de ar cerca de 1,7 vezes maior e um pouco mais inclinado para baixo, esse propulsor é capaz de gerar a potência máxima de 95 cavalos a 12.000 rpm e tem torque de 6,5 kgf.m aos 8.500 giros.

cbr650r vs cbr650f comparativo de potencia

Comparando a nova 650R com a 650F vendida por aqui o ganho é de 6,5 cavalos na potência. Já no torque é diferença é bem pequena (6,5 e 6,2 kgf.m respectivamente).

Vale lembrar que possivelmente essa potência da CBR 650R acabe tendo que ser reduzida em nosso mercado, pois o programa de controle de emissões de poluentes aqui do Brasil é mais rigoroso que na Europa.

Para acompanhar esses novos ajustes no motor a novidade também equipa uma embreagem assistida e deslizante, que suaviza os “trancos” em trocas de marcha agressivas, comum na pilotagem esportiva.

CBR 650R 2020 Ergonomia

Honda CBR 650R 2020 Ergonomia

Além das mudanças visuais e no motor, para que essa nova esportiva de média cilindrada ficasse realmente um pouco mais esportiva, a Honda também fez ajustes na posição de pilotagem, deixando-a mais agressiva.

Em comparação com a CBR 650F, a nova 650R tem sua ergonomia mais esportiva graças ao seu guidão reposicionado 30 mm para frente. Aliado a isso estão os apoios de pés do piloto que foram movidos para trás e para cima.

Nova CBR 650R 2020 Ergonomia

Segundo avaliações internacionais, a posição de pilotagem ficou mais agressiva, em forma de ataque, mas ao mesmo tempo acabou não flexionando tanto os joelhos e não causando muito estresse nos punhos do piloto como em qualquer superesportiva.

Nova CBR 650R 2020 Motor

CBR 650R 2020 Especificações

Contribuindo para a pilotagem em condições mais extremas estão a redução de peso total, a nova suspensão dianteira e os novos freios.

Comparada com sua antecessora “Fun”, a nova CBR 650R ficou cerca de 6 quilos mais leve. O já mencionado tanque menor é responsável por uma parte dessa redução, bem como ajustes na estrutura da moto e as novas rodas de liga, cerca de 1,5 quilos mais leves.

Na suspensão dianteira, pelo menos na versão vendida na Europa, a esportiva equipa garfos dianteiros invertidos Showa SFF com diâmetro de 41 mm e função separada para cada garfo. Poderia ser ajustável, mas oferece tudo que o piloto precisa durante uma pilotagem esportiva.

Nova CBR 650R 2020 Suspensao

Nos freios, da marca Nissin, na dianteira a 650R deixa de lado os discos em formato de pétala da 650F, de 320 mm, para equipar discos de 310 mm, enquanto que na traseira a medida foi mantida em 240 mm.

Outra diferença é que o sistema de freios na dianteira passou a ter quatro pistões de montagem radial. Na traseira é pinça com pistão único. E ambos possuem ABS, que não pode ser desligado.

Nova CBR 650R 2020 Painel

Honda CBR 650R 2020 Tecnologias

Além de todas essas mudanças, uma grande diferença que os fãs irão perceber ao sentar e ligar a quatro cilindros de 650 cilindradas da Honda está em seu painel.

Muito mais moderno que o equipado atualmente na 650F vendida por aqui, ele é totalmente digital e mais completo. Parecido com o equipado na 1000 cc da família NSC, esse painel traz indicador de marchas e até shift light personalizável.

Outra tecnologia embarcada na nova CBR 650R é o controle de tração HSTCS da Honda.

cbr650r vs cbr650f comparativo preco

Nova CBR 650R 2020 Preço

Na Europa, a nova Honda CBR 650R 2020 tem o preço sugerido de 7.729 Libras. Cerca de R$ 40 mil em conversão direta para o Real no momento da publicação desta matéria. Em nosso canal no Youtube publicamos um vídeo sobre ela, assista:

Para critério de comparação, aqui no Brasil, a CBR 650F zero quilômetro é oferecida por R$ 37.915,00 no site oficial da Honda.

Caso a nova versão da CBR 650R chegue aqui sem nenhuma alteração, mantendo a suspensão dianteira invertida por exemplo, seu preço provavelmente vai ser maior. Acreditamos que ela deve ficar cerca de R$ 10 mil mais cara, sendo sugerida a R$ 47.900,00.

Nova-CBR-650R-2020-11 Nova-CBR-650R-2020-12



6 Comentários para "Nova CBR 650R 2020 cairá bem no Brasil?"

  1. A comparação correta com a zx6r é a cbr 600rr.

  2. Quando forem comparar, compare certo , para comparar com a zx6r é a cbr 600rr. Fica a dica.

  3. 47000 nessa honda manca…..piada…..prefiro 10x zx6r 636 por 50000 essa sim máquina.

  4. Se vier nesse preço sou mais a 636 da Kawasaki muito mais moto com mais potencia

  5. Moto muito top! Porém se vir no mesmo preço da MT09, Z900 e Gsx r 750. Logo essa moto sairá de linha. Pois as motos da honda são carissimas e inferiores as concorrentes vejam o preço da cbr 500r aqui em Pernambuco custando 33.000 sendo que a mt07 é apenas 1000 reais mais cara a cb 650f mesmo preço da mt09.

Deixe uma resposta