10 Fatos nova Yamaha Ténéré 700 2025
A Yamaha lançou a nova on-off-road Ténéré 700 no mercado do Brasil

A Yamaha lançou a nova Ténéré 700.
O modelo chega com novidades no Brasil.
Saiba tudo sobre a on-off-road no país.
1 – O legado da Yamaha Ténéré 700
O nome Ténéré dominou o Rali Paris-Dakar na década de 1990 e será para sempre lembrado como uma das motocicletas lendárias na história da Yamaha. E a Ténéré 700 segue mantendo essa herança, desde que foi revelada ainda em 2018.
O novo modelo tem como proposta uma pilotagem aventureira genuína, com um pacote leve e acessível. Além disso, agora o modelo chega com uma especificação superior e um novo estilo de rali ousado no Brasil.
2 – Silhueta tem design vertical
A silhueta da Ténéré 700 é alta e ereta, com design vertical na parte dianteira e compacto na traseira. O design frontal oferece visibilidade e proteção para o piloto, em grande parte graças ao pára-brisa de uma peça.
Enquanto a seção central e traseira minimalista contribui para uma posição de pilotagem, que dá ao piloto bastante espaço para posicionar seu corpo. Essa atenção leva em conta os pilotos que desejam se levantar e redistribuir o peso do corpo ao pilotar off-road, em pé.
3 – Visual clássico de “torre de rali”
Vista de frente, a Ténéré 700 ostenta o visual clássico de “torre de rali”. O novo design do farol apresenta quatro projetores de LED individuais empilhados, em uma estrutura de alumínio. Tudo isso no estilo dos modelos de rali contemporâneos da Yamaha, com a montagem do suporte em forma de “Y”.
4 – Painel e comandos premium
A Yamaha Ténéré 700 estreia um painel TFT colorido premium de 6,3 polegadas, com dois temas disponíveis: Explorer e Street. Instalada verticalmente – em um design inspirado em “roadbooks” de rali – a tela oferece conectividade com smartphone e uma série de recursos.
Esses recursos podem ser controlados usando o joystick no punho esquerdo. A moto tem ainda tomada de carregamento USB Tipo C como padrão, protegida por uma tampa à prova d’água no lado direito do cockpit.
5 – Motor bicilíndrico de 689 cc
A nova Ténéré 700 é equipada com o motor bicilíndrico Crossplane (CP2) de 689 cc com 68,9 cv de potência a 9.000 rpm, 6,6 kgf.m de torque a 6.500 rpm. Uma usina com taxa de compressão de 11,5:1 e refrigeração líquida.
Além disso, o conjunto conta com o novo acelerador eletrônico YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle), que proporciona respostas rápidas e precisas.
6 – Tanque de 16,2 litros em nova posição
O tanque de combustível da nova Ténéré foi movido para a frente, para equilibrar o tamanho com a ergonomia ideal, mantendo a linguagem de design clássica da moto. Assim, o reservatório com capacidade para 16,2 litros agora fica mais baixo. Segundo a marca, essas mudanças contribuem para uma distribuição de peso mais equilibrada e melhor pilotagem.
7 – Suspensão dianteira de competição
A 700cc se beneficia da suspensão dianteira desenvolvida para competição. Os novos garfos invertidos tem tubos de 43 mm de diâmetro, resistentes à torção e com 210 mm de curso da roda dianteira – contribuindo para 240 mm de distância do solo. Além disso, os garfos dianteiros são totalmente ajustáveis.
8 – Suspensão traseira desenvolvida para rali
A suspensão traseira foi projetada para oferecer um passeio suave e estável na estrada e no off-road. A nova configuração combina um novo design do link traseiro com um amortecedor revisado, que oferece ajuste para pré-carga, compressão e retorno.
O conjunto foi desenvolvido como resultado do feedback do programa de Rally Raid da Yamaha. O novo link progressivo da suspensão traseira foi redesenhado e melhorou a capacidade de amortecimento da suspensão, com o curso da roda de 200 mm.
9 – ABS e Controle de Tração comutáveis
A Ténéré 700 conta com os sistemas de Controle de Tração (TCS) e ABS que podem ser desligados para o controle manual total em qualquer superfície. O TCS pode ser selecionado por meio do menu no painel TFT, enquanto um botão grande na lateral do painel pode ser usado para controlar as configurações do ABS.
Para o ABS, o Modo 1 é o padrão e ativa o sistema antibloqueio nas duas rodas, enquanto o Modo 2 desativa o ABS apenas na traseira. O Modo 3 desliga a intervenção total do ABS e entrega o controle completo da frenagem ao piloto.
10 – Cores e disponibilidade
A Ténéré 700 entrou em pré-venda em 31 de março de 2025, com o preço sugerido de R$ 72.990 (além de frete e seguro), em um lote de 150 unidades que já foi esgotado!
Os compradores receberão suas motos em setembro, quando ocorre também a chegada da moto à rede de concessionárias, logo após o início da produção do modelo em Manaus (AM).
Enfim, a 70cc está disponível nas cores Racing Blue (Azul Metálico), Frozen Titanium (Cinza Fosco) e Sky Blue (Azul Sólido).