10 Fatos sobre a Yamaha YZF-R3 ABS 2018

Veja 10 fatos sobre a nova Yamaha YZF-R3 2018 que você precisa saber e conhecer sobre essa pequena esportiva de 320cc.

10 Fato Sobre a Yamaha R3 2018

Em seu projeto, a Yamaha YZF-R3 foi desenvolvida com seu motor de 321cc para atender um conjunto complexo de características para que pudesse ser uma boa opção ao mercado.

Advertisement

Ter conforto para ser usada no dia-a-dia e nos grandes centros, possuir potência e aceleração dignas para respostas divertidas dentro da pista e ser de fácil pilotagem são algumas dessas características, que o próprio público diz que foram atendidas.

Para completar o modelo, considerado a porta de entrada para as grandes esportivas, seu design é extremamente agressivo e derivado de uma das superbikes mais famosas da marca, a YZF-R1.

10 Fato Sobre a Yamaha R3 2018

10 Fatos Yamaha R3 2018

Assim como fizemos coma Triumph Speed Triple 2018 (veja aqui), abaixo listamos 10 fatos sobre a Yamaha YZF-R3 que você precisa saber:

1. A YZF-R3 faz parte da lendária R-Series da Yamaha. Entre as principais integrantes dessa série está a já mencionada R1 e a conhecida YZF-R6. A linha R da Yamaha se destaca por trazer o padrão das superesportivas tanto no quesito estilo, quanto em tecnologia e desempenho.

No DNA da R3 podemos observar todas essas características logo à primeira vista pelo seu design, mas também na primeira acelerada, por conta do seu motor e agilidade, desenvolvidos para trazer mais esportividade para o dia-a-dia do piloto, já que ela possui maior foco para uso nas cidades.

10 Fato Sobre a Yamaha R3 2018

2. A origem da Yamaha YZF-R3 não vem diretamente como um projeto de “mini R1”. Na verdade a R3 é um segundo projeto de esportiva de baixa cilindrada, derivado da YZF-R25 de 250cc.

Com seu motor de 249cc gerando 36 cavalos de potência máxima, a R25 agitou o mundo no final de 2013, quando foi anunciada como a pequena esportiva da Yamaha durante o Tokyo Motor Show. Na metade de 2014 ela finalmente chegou nas lojas da Ásia, onde é vendida até hoje.

Comparação R3 vs Ninja 300

3. No Brasil a R3 veio para disputar mercado com a Ninja 300, até então uma das poucas esportivas de baixa cilindradas disponível no mercado. Hoje a Yamaha R3 se tornou a líder do seu segmento.

Em todo ano de 2017 ela foi a mais vendida na categoria, com 1.255 unidades. São mais de 320 unidades ao ano do que a segunda colocada, a Ninja 300.

Porém, essa disputa vai esquentar, e muito, com a chegada da nova Ninja 400. Já fizemos um artigo e vídeo sobre ela aqui, veja os detalhes.

10 Fato Sobre a Yamaha R3 2018

4. Aproveitando a comparação, trazendo ABS nas duas rodas direto de fábrica, a nova R3 custa R$300,00 a mais que sua principal concorrente, a Ninja 300.

Enquanto a moto Kawasaki, em sua versão ABS Special Edition 2018, tem preço sugerido de R$22.990,00, a pequena esportiva da Yamaha, vendida em versão única ABS 2018, tem preço de R$23.290,00.

A Ninja 300 ainda possui uma versão vendida sem ABS, que deverá sair de linha ou começar a vir equipada com novo sistema de freios, pelo preço sugerido de R$19.990,00.

10 Fato Sobre a Yamaha R3 2018

5. Na versão 2018 a R3 traz uma nova cor, a Matt Black, seguindo a tendência mundial que traz cada vez mais modelos com detalhes, ou quase a moto toda como é o caso da R3, em Preto Fosco.

As outras cores que compõe a linha da pequena esportiva são a Racing Blue (Azul), completamente inspirada nas atuais motocicletas de competição da Yamaha, e a R-White, que traz uma combinação entre Branco e Preto para quem quer mais elegância.

6. Com seu motor bicilíndrico de refrigeração líquida bem espertinho ela gera a potência máxima de 42 cv e tem torque de pouco mais de 3 kgf.m. Sua velocidade máxima é de cerca de 170km/h, porém, é possível assistir vídeos na internet com o modelo atingindo até 190km/h.

O tanque de combustível tem capacidade para 14 litros e, segundo alguns testes, se o piloto abusar da velocidade o consumo médio fica na casa dos 20 a 21km/l. Já se o piloto quiser ser mais econômico, em uma pilotagem mais tranquila é possível ter média de 28km/l.

10 Fato Sobre a Yamaha R3 2018

7. Com peso líquido de 170kg a nova R3 tem relação de peso/potência de 4kg/cv, fazendo com que ela seja melhor que sua principal concorrente.

Para critério de comparação a Ninja 300 pesa 175Kg, é menos potente e tem relação peso/potência de 4,5kg por cavalo.

8. Apesar do design herdado da sua irmã maior R1 e da proposta esportiva do motor a Yamaha R3 também foi desenvolvida pensando no conforto, por isso ela tem boa ergonomia e ciclística ajustada para ser usada nos grandes centros.

As pedaleiras recuadas confirmam a posição esportiva, porém, o assento largo, os semiguidões, com mesa em alumínio mais alta, e as pernas que ficam encaixadas entre a carenagem e o tanque ajustam o piloto de forma menos cansativa do que nas esportivas maiores.

10 Fato Sobre a Yamaha R3 2018

9. Há quem diga que é um ponto negativo, outros dizem que motos esportivas não necessitam muito disso já que o garupa terá que andar “abraçado” ao piloto pra manter a posição adequada, mas o fato é que a R3 não vem com alças para o garupa.

Vale lembrar que a R3 é vendida como um pequena esportiva para uso urbano, seria interessante ter esse item para quem vai rodar dentro da cidade, sem muita velocidade e com várias trocas de direção.

Sua irmã naked MT-03, que é praticamente uma R3 sem carenagens, já vem com alças para melhor conforto do garupa.

10 Fato Sobre a Yamaha R3 2018

10. A proposta da YZF-R3 é tão esportiva que o modelo tem até uma categoria exclusiva só para ela no Superbike Brasil.

Chamada de Yamaha R3 Cup, essa é uma competição monomarca onde os pilotos só podem utilizar a R3 para disputa.

A categoria tem grafismo padronizado para manter o visual da moto o mais fiel possível em relação ao modelo original e a preparação da moto é restrita, sendo permitidas apenas as alterações de segurança.

Advertisement



2 comentários em “10 Fatos sobre a Yamaha YZF-R3 ABS 2018

  1. sou fã da marca do modelo so que digo abertamente vai nos planos de consórcio yamaha e vai na honda. A r3 encareceu muito está mais cara que a 500r hoje não compensa comprar a R3 25.500 e valor final de consócio 30,820 ja a 500r a carta de crédito e de 24,900 e o valor final da moto no consórcio 29,890 ia esperar a ninja 400 mas vendo o valor que a yamaha alterou seu catálogo ja digo que a ninja custará perto de 30.000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *