5 opções de motos para viajar até 650cc

Viajar sobre duas rodas é o sonho, ou mesmo, uma necessidade de muitos motociclistas. No entanto, nem todo mundo conta com uma grande big trail à disposição para sua jornada. A boa notícia é que nem todos precisam disso para a sua aventura. Atualmente no mercado existem opções de média cilindrada que fazem bonito na estrada. Vamos conferir alguns modelos.
1 – Yamaha MT-03
A naked da Yamaha MT-03 é a moto de menor capacidade da nossa lista. Nem por isso, menos preparada para uma aventura sobre duas rodas. O modelo tem motor de 2 cilindros de 321 cc, que desenvolve 42 cv e 3,0 kgf.m de torque – junto do câmbio de 6 velocidades.
Ou seja, vai razoavelmente bem na estrada, com seu peso de apenas 169 kg. Além disso, a moto tem 7 regulagens de pré-carga na mola e a suspensão dianteira invertida. Desta forma, é possível ajustar o conjunto conforme a carga que estiver carregando na motocicleta. Novo farol em LED e painel digital com luz indicativa Shift Light ajudam na experiência também.
2 – Honda CB 500F
A Honda possui uma linha 500cc que vai muito bem na hora de viajar. E já que estamos falando em naked, podemos elencar a CB 500F. A motocicleta tem motor de 4 cilindros com 471 cc – que entrega 50,2 cv e 4,54 kgf.m de torque – junto do câmbio de 6 velocidades. Força suficiente para rodar com tranquilidade.
Melhorando a experiência na estrada, a moto tem embreagem do tipo deslizante, iluminação full-LED e painel digital com tecnologia blackout. Suas rodas são de 17 polegadas e tem na dianteira a suspensão invertida do tipo Separate Function Fork (SFF). Já o tanque comporta mais de 17 litros.
E se você quiser usufruir de tudo isso, mas com o benefício das suspensões de longo curso, roda maior na frente, bolha protetora e um pouco mais de conforto, mas mantendo a mesma configuração de motor e autonomia, existe a trail CB 500X.
3 – Royal Enfield Interceptor 650
A Royal Enfield conta com uma gama de motos bicilíndricas de 650 cc, que vão bem na hora de viajar. Entre estas, podemos elencar a Interceptor como uma boa escolha – e diga-se de passagem – com estilo. Isso porque o modelo conta com o visual retrô de motocicletas clássicas do passado. Um conjunto com posição ereta de pilotagem e recheado de cromados.
Seu motor, refrigerado a ar, entrega 47 cv e 5,3 kgfm torque – junto do câmbio de 6 marchas. Já seu conjunto é simples aposta na experiência. Mesmo assim conta com itens essenciais como sistema de freio com ABS nas duas rodas. Com isto, basta equipá-la com algumas malas e viajar com estilo!
4 – Kawasaki Versys 650
Se dispor de uma moto dedicada especialmente para longas viagens é a sua busca, a Kawasaki Versys 650 pode ser uma das respostas. O modelo é movido por um motor de 2 cilindros, com 67 cv e torque de 6,2 kgfm – com câmbio de 6 marchas. Mais do que isso, a moto tem conjunto com controle de tração e para-brisa ajustável em 80 mm.
Além disso, a motocicleta tem grande curso de suspensões e uma altura do solo de 170 mm. Já o tanque tem capacidade para 21 litros. A iluminação é full-LED e o painel conta com um moderno display TFT.
Mas se você já quer tudo pronto para pegar a estrada, existe ainda a versão Tourer. Um modelo que chega com malas laterais de 28 litros cada, top case de 47 litros, protetor de mãos, faróis auxiliares, sliders de quadro e protetor de tanque.
5 – Suzuki V-Strom 650
Na mesma linha da Kawasaki, a concorrente Suzuki oferece a sua V-Strom 650. O modelo tem motor de 2 cilindros em V, com 71 cv e torque de 6,32 kgf.m – junto do câmbio de 6 marchas. Além disso, a motocicleta também conta com sistema de controle de tração.
O conjunto tem tanque com capacidade para 20 litros, para-brisas na dianteira e suspensões de longo curso. E a V-Strom 650 também conta com uma versão dedicada à estrada, com baús laterais de 29 litros e bauleto de 35 litros. O kit inclui ainda protetor de cárter e faróis de milha em LED.