AVALIAÇÃO: Super Meteor 650 a Custom que faltava no Brasil
Nova Royal Enfield Super Meteor 650 é a Custom que faltava no nosso mercado, veja a avaliação após o teste de lançamento.
A Royal Enfield Super Meteor 650 finalmente chegou no mercado brasileiro e veio para ficar. O modelo de média cilindrada é uma motocicleta Custom/Cruiser que impressiona pelo seu acabamento e por seu estilo de pilotagem.
O motor da Super Meteor é um bicilíndrico paralelo de 648cc que emprega boa força nas acelerações, uma retomada crescente e a potência adequada para esse tipo de moto. Durante o teste no lançamento oficial, um percurso bate e volta com cerca de 160 km saindo de Brasília até uma cervejaria e retornando, conseguimos atingir uma velocidade de cruzeiro de 140 km/h.
O motor é o mesmo das Continetal GT e Interceptor 650 vendidas por aqui e gera 47 cavalos de potência máxima e 5,2 kgf.m de torque. De sexta marcha em velocidade de cruzeiro esse motor é muito estável e confortável, mas para ultrapassagens mais enérgicas foi necessário bater de duas a três marchas para baixo para que ele ganhasse fôlego suficiente para ultrapassar uma fila de carros.
Super Meteor 650: A custom que faltava no Brasil
Um dos principais destaques desse modelo está atrelado ao seu acabamento. Que é impecável. No mercado nacional, por parte dos clientes, ainda existe algumas dúvidas quanto a qualidade de produtos asiáticos, mas no caso da Royal a marca segue uma evolução gigantesca nesse quesito. A Super Meteor 650 impressiona pelo seu alto nível de acabamento.
Detalhes como a mesa onde o guidão é fixado, suportes da suspensão dianteira e suporte dos comandos no guidão (onde os retrovisores são fixados) estão feitos em um tipo de aço cinza muito bem acabado. Até o motor passou a trazer uma coloração fosca combinando preto e cinza na sua parte de cima que deu um contraste moderno para a moto.
Com iluminação por LED, o farol dianteiro é outro grande destaque, pois mantem o clássico formato redondo, mas ganhou detalhes internos que reforçam esse apelo da Royal de entregar uma moto estilosa sem custar muito.
Com uma saída de escape de cada lado, a traseira do lançamento da Royal Enfield que chega ao Brasil faz jus ao estilo rebuscado, tendo seus piscas e lanterna em formato redondo.
Falando em ergonomia a moto está bem acertado para o público de média estatura, mas os mais “caneludos” vão precisar encontrar a melhor posição, pois o assento é bem estreito próximo ao tanque de combustível. Esse formato de assento, largo e confortável na parte de trás mas bem estreito na frente, facilita o acesso das pernas e pés ao chão para pilotos menores. Lembrando que a moto pesa 241 kg em ordem de marcha, o que pode exigir um esforço a mais na hora de manobrar ela em baixas velocidades.
Ombros e braços vão bem relaxados na posição de pilotagem, bem como os apoios de pés do piloto estão avançados a um ângulo interessante. Tive um conforto adicional no modelo da Royal que estava equipado com o acessório de apoio de pés do piloto em formato de plataforma.
Super Meteor 650 Preço e versões
Disponível em três versões, sendo Super Meteor 650 Astral, Interestellar e Celestial, o preço sugerido é de R$ 33.990,00, R$ 34.490,00 e R$ 34.990,00 respectivamente. E por esse preço, independente da versões, a nova Super Meteor 650 se mostra como a moto Custom 650 que faltava no nosso mercado.