Centro Cultural Movimento conta a história da moto no Brasil

História das motos no Brasil é contada pelo novo Centro Cultural Movimento, aberto na cidade de Socorro (SP) e apoiado pela Riffel Moto Peças.

História da moto no Brasil! A cidade de Socorro, localizada na região do Circuito das Águas Paulista, acaba de inaugurar o primeiro museu dedicado a contar os 120 anos de história das motos e bicicletas no país.

Advertisement

Batizado de Centro Cultural Movimento, o local foi oficialmente inaugurado no dia 11 de novembro, após a realização da cerimônia de abertura que reuniu autoridades locais dos poderes Executivo e Legislativo.

O espaço conta a história de diversos pilotos das duas rodas pioneiros no Brasil e no mundo, representantes de entidades do setor, além de membros de algumas das famílias que iniciaram o motociclismo em território nacional.

 

Centro Cultural Movimento vai exibir documentário 

Segundo Carlãozinho Coachman, curador do Centro Cultural, o museu trata da história das duas rodas e conta com itens cedidos por pilotos e famílias. De acordo com o responsável, a lista de quem emprestou motos, por exemplo, é enorme.

Ainda durante a inauguração, pessoas que fizeram parte das memórias no ciclismo e no motociclismo nacional deram seu testemunho durante o evento.

É possível ver no Cento as biografias dos irmãos Paolo e Gualtiero Tognocchi, pilotos que marcaram época nas décadas de 1960 e 1970 em provas de Lambrettas e com a importante vitória na 1ª edição das “500 Milhas de Interlagos”.

  • Quer ver vídeos sensacionais sobre motos? Acesse o canal Motorede no: youtube.com/Motorede
  • Compre pneus com desconto na PneuStore usando cupom SEKU7 (para motos) e SEKU5 (para carros e outros), clique e aproveite: Pneu com Desconto

Além disso, é lembrada a biografia de Antônio Jorge Neto, o Netinho, piloto brasileiro que venceu as “100 milhas de Daytona” em 1983. Essa história está virando documentário e será exibida no museu e lançada no Cine Orlandi, na cidade de Socorro, em 12 de março de 2022.

 

História da moto no Brasil apoiada pela Riffel 

A empresa brasileira Riffel, que há décadas desenvolve e comercializa produtos para o mercado de duas rodas, acreditou no Centro Cultural Movimento desde as primeiras ideias apresentadas por Carlãozinho anos atrás e hoje oferece todo seu apoio ao projeto.

Para o diretor geral da Riffel, Charles Koschnik (foto acima), é uma honra para a marca poder apoiar e estar presente dentro de um espaço que conta a história das motos no país. História essa que a própria Riffel tem grande participação, fornecendo peças para esse mercado girar, literalmente.

Além disso, a marca conta com uma mostra que apresenta aos visitantes o funcionamento de algumas de suas peças como se estivessem montadas em motocicletas. A Riffel, criada com a proposta de ser uma marca de motociclistas para motociclistas, apoia a iniciativa do Centro Cultural Movimento.

Centro Cultural Movimento, Socorro (SP)

A ideia de desenvolver o moto turismo na cidade de Socorro ganhou força nos últimos anos com o lançamento do projeto “Socorro Destino Duas Rodas”. Essa iniciativa culminou na exposição “Duas Rodas e Uma Nação” e, mais recentemente, na parceria público-privada que oficializou a abertura do Centro Cultural Movimento.

O local é aberto ao público e possui um dos mais vastos acervos do país, dedicado ao segmento de duas rodas, que inclui fotografias, documentos históricos e troféus das principais conquistas nacionais e internacionais. Além disso, conta com inúmeros modelos de motos e bicicletas lançadas nos últimos 120 anos.

Entre algumas das raridades expostas estão o título do ‘Trofeo Real Consul D’Itália’, de 1937, conquistado pelo piloto Luiz Bezzi de Santos. Além da réplica da Mobilette de Alex Barros, em sua estreia na velocidade aos sete anos, junto da PUCH campeã paulista de ciclomotores de 1978 com José Escalona.

Centro Cultural Movimento

Onde: Antiga Estação Ferroviária;
Endereço: Praça Rachid José Maluf, 83, Socorro (SP);
Ingresso: R$ 20,00 inteira |  Meia entrada:  Para os estudantes e 60+
Socorrenses:  Não pagam nos dias úteis, apresentando  o Cartão Cidadão e documento oficial com foto (RG, Passaporte ou CNH);
Horário de funcionamento: quartas e quintas-feiras, das 10h às 18h, sextas e sábados, das 10h às 20h e domingos, das 9h às 17h;
Informações: (11) 9 1179 – 1469

Advertisement

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários