Cinco motos históricas para a Harley-Davidson no mundo

Recentemente a Harley-Davidson apresentou uma de suas motos que marcou a história da fabricante para sempre, a LiveWire, sua primeira motocicleta elétrica. Mas vocês já pararam para pensar quais foram os modelos que marcaram os 117 anos de existência da Harley?

motos-harley-Tour-glide

Recentemente a Harley-Davidson apresentou uma de suas motos que marcou a história da fabricante para sempre, a LiveWire, sua primeira motocicleta elétrica. Mas vocês já pararam para pensar quais foram os modelos que marcaram os 117 anos de existência da Harley?

Advertisement

Entram para esse seleto grupo motos como a primeira a vir equipada com motor V-Twin em 45 graus, que teve apenas 27 unidades fabricadas, a primeira carenagem montada num quadro da H-D ou a criação da linha Softail, melhorando a suspensão traseira das famosas “rabo duro”.

Em ordem cronológica, essa lista foi criada pela própria Harley-Davidson e enviada para gente, então vamos ver as cinco motos históricas para a Harley-Davivdon:

motos-harley-5-D

1909 Harley-Davidson Model 5-D

Embora tenha tido apenas 27 unidades fabricadas, o Model 5-D teve a honra de ter sido a primeira motocicleta equipada com o motor V-Twin anunciada pela H-D e de ter estabelecido o quase sagrado formato de 45 graus do motor V-Twin refrigerado a ar.


Segundo a Harley, ela é uma motocicleta lendária.

motos-harley-Knuckle

1936 Harley-Davidson EL

Ao oferecer o estilo e o desempenho de uma “supermotocicleta” quando estreou no mercado durante o auge da Grande Depressão, a lendária Knucklehead direcionou os cabeçotes de cilindro com válvulas suspensas para a produção em massa, estabelecendo um padrão para o desempenho do V-Twin, que é mantido até hoje no motor Milwaukee-Eight.

O design atemporal dos modelos EL com seu tanque, para-lamas, comandos, acabamentos e grafismos ainda parecem atuais mesmo no século 21.

motos-harley-Low-Rider

1977 Harley-Davidson Low Rider

A motocicleta Super Glide de 1971 foi o primeiro modelo de fábrica a combinar o chassi do Big Twin com a estreita extremidade frontal da Sportster, criando o clássico perfil de uma “cruiser customizada”.

Alguns anos depois, em 1977, esses elementos se revelaram com toda a clareza no formato perfeito da Low Rider, uma motocicleta despojada a ponto de só conservar seus elementos mais essenciais.

HD-Low-Rider-S-2020-05

Em 2019 a Harley lançou uma nova versão desse modelo, a Low Rider S, que podemos ver na imagem acima.

motos-harley-Tour-glide

1980 Harley-Davidson FLT Tour Glide

Apesar de ter sua relevância frequentemente minimizada, a Tour Glide FLT 1980 introduziu diversos recursos tecnológicos importantes que continuam sendo padrão nos modelos Touring até hoje, incluindo a primeira carenagem da Harley-Davidson montada no quadro.

Além disso, o motor e a transmissão aparafusados juntos em uma única unidade e suportes de motor com isolamento de borracha reduzem as fortes vibrações sentidas pelo motociclista e pelo passageiro.

Seu estilo era ousado para a época, mas a carenagem nariz de tubarão se tornou tão reconhecível nas estradas quanto a icônica carenagem batwing.

motos-harley-softail

1984 Harley-Davidson Softail

Nenhum modelo incorpora melhor a famosa frase de Willie G. Davidson, “A forma segue a função, mas ambas se reportam à emoção”, do que o chassi da Softail, com a silhueta limpa de uma clássica estrutura de traseira rígida que incorpora uma suspensão altamente competente mantida fora do alcance da visão.

A Softail 1984 original lançou uma plataforma bem-sucedida e ajudou a introduzir o motor Evolution, que leva o crédito de ter salvo a empresa durante um de seus momentos de maior dificuldade.

harley-eletrica-livewire-04

2019 Harley-Davidson LiveWire

Essa é considerada uma menção honrosa, aumentando a lista para seis motos históricas da marca.


A motocicleta totalmente elétrica Harley-Davidson LiveWire carregará para sempre a honra de ter sido a primeira de sua categoria, com um lugar cativo no panteão das motocicletas que deixaram sua marca na história da H-D, segundo a própria fabricante.

harley-eletrica-livewire-01 Harley-Davidson-LiveWire-03

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *