Filtro de Ar, troque-o ou mantenha ele sempre limpo

Como o próprio nome o Filtro de Ar das motocicletas tem a simples função de filtrar todas as impurezas que possam afetar seu motor. Por ser tão básico não é menos importante, pelo contrário, trata-se de um componente que exige manutenção/limpeza e troca periódica, nunca deixando que se gaste demais pois seu trabalho é evitar que areia, poeira, pedras ou até folhas se infiltrem na câmara de combustão danificando definitivamente seu motor.

Advertisement

O Filtro de Ar não tem um prazo exato para sua troca pois depende de muitos fatores, então antes de simplesmente trocar o Filtro de Ar da sua moto você pode verificar se uma simples limpeza remove toda a sujeira que há na espuma. Existem produtos específicos para essa lavagem porém são muito caros, a melhor e mais econômica maneira de fazer essa limpeza é com água e sabão. Prepare um balde com água e sabão, mergulhe seu Filtro de Ar e deixe por poucos minutos e em seguida pegue um pano que não seja muito agressivo/abrasivo mergulhe na água com sabão e esfregue levemente seu filtro removendo toda a sujeira que houver. Feito isso deixe o filtro secar na sombra para que ele não fique deformado, pois trata-se de espuma e plástico, e coloque novamente em sua moto. Repita esse processo a cada certo período conforme você achar necessário até quando você perceber que a espuma já está muito gasta, aí sim estará na hora de você trocá-lo. Não use óleo, diesel, querosene ou nenhum outro tipo de produto corrosivo, isso só fará com que você estrague seu filtro de vez.

Filtro de Ar

A troca do filtro é simples, é apenas desencaixado e colocado um novo no lugar. Não temos como dar um prazo para a troca deste componente pois seu desgaste depende muito do uso da moto e o tipo de terreno por onde ela trafega. O que você deve verificar é o desgaste do Filtro, quando você começar a perceber que o mesmo está muito desgastado e que já não está mais encaixando e vedando corretamente a passagem de ar você deve trocá-lo.

 

[vitrine]Filtro de ar[/vitrine]

Advertisement



3 comentários em “Filtro de Ar, troque-o ou mantenha ele sempre limpo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *