Honda já fabricou meio bilhão de motos no mundo, veja quantas foram no Brasil
A Honda atingiu a marca de 500 milhões de unidades na produção global acumulada de motocicletas

A Honda já fabricou meio bilhão de motos.
O recorde acontece 76 anos após a empresa ter iniciado a produção.
Confira mais detalhes do marco da empresa japonesa
Honda já fabricou meio bilhão de motos no mundo!
A produção global acumulada de motocicletas movidas por motores da Honda atingiu 500 milhões de unidades. Esse recorde acontece 76 anos após a empresa ter iniciado a produção em massa em 1949, com a Dream D-Type no Japão.
No exterior, a Honda iniciou a produção em massa de motocicletas na Bélgica, em 1963. Desde então, a marca expandiu sua produção globalmente, de acordo com seu princípio fundamental de “produzir localmente onde há demanda”.
Como resultado, a Honda atingiu a marca de 100 milhões de unidades em 1997, a de 200 milhões em 2008, a de 300 milhões em 2014 e agora a de meio bilhão de motos em 2025!
Hoje a marca tem uma capacidade de produção anual de mais de 20 milhões de unidades em 23 países e regiões e 37 unidades de produção. Além disso, a empresa tem uma rede de mais de 30.000 concessionárias no mundo.
Atualmente, além dos modelos com motor de combustão interna (ICE), a Honda posicionou o ano de 2024 como seu “primeiro ano de expansão global” para veículos elétricos de duas rodas. Para isso, a marca começou a lançar novos modelos, criando uma linha de produtos ampla e diversificada.
Linha do tempo produção global de motos Honda
|
30 milhões de motos Honda no Brasil
Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade brasileira já produziu mais de 30 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do país.
Além disso, a fábrica nacional produz quadriciclos de motores estacionários, que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama.
Em 1981 a marca cria o Consórcio Honda, administradora de consórcios que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda.
Já em 1992 chegaram ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019.
Em 2014 a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista.
Por fim, em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.