KTM RC16 é novo protótipo para MotoGP 2017

Buscando ampliar seu domínio de competições também para o asfalto, a KTM apresentou a nova KTM RC16 MotoGP, que será utilizada na temporada 2017. Veja fotos e especificações técnicas aqui.

Buscando ampliar seu domínio de competições também para o asfalto, a KTM apresentou o protótipo KTM RC16, que será utilizado na temporada 2017 do MotoGP.

Advertisement

Aproveitando a realização do MotoGP na Áustria, a montadora austríaca KTM revelou o protótipo KTM RC16 MotoGP, que será utilizado pela marca durante a temporada 2017 da competição, em uma parceria com a Red Bull.

A KTM RC16 participará do GP de Valência, no dia 13 de novembro deste ano como convidada, onde a fabricante terá condições de corrida pela primeira vez com o novo modelo, testando diversas escolhas técnicas distintas das utilizadas por outras fabricantes.

ktm-rc16-motogp-3-lancamentos-2017

Nova KTM RC16 MotoGP

A nova KTM RC16 conta com câmbio seamless e também trará o pacote eletrônico padrão da categoria, que é fornecido pela Magneti Marelli, e que consiste em acelerador eletrônico, wheelie, freio-motor, quickshifter e controles de tração.

No entanto, o modelo irá se diferenciar do utilizado pelas outras fabricantes ao euipar chassi de treliça tubular de aço, que é tradicional da montadora, mas não é utilizado por nenhuma outra fabricante atualmente nas motocicletas de competição desde 2008.

ktm-rc16-motogp-6-lancamentos-2017

Especificações da KTM RC16

A nova KTM RC16 trará motor V4 com comando pneumático de válvulas e que oferecerá, segundo a montadora, “mais de 250 cavalos de potência máxima”, mas que os engenheiros admitem ultrapassar os 270 cavalos com o ajuste esportivo atual, sendo que o primeiro protótipo estava muito acima dessa potência e teve que ser “amansado” no protótipo atual.

Como mencionado, o modelo trará chassi feito em aço, que já é velho conhecido da montadora, indo na direção oposta do uso do chassi deltabox de alumínio, adotado por outras montadoras. Essa parece uma estratégia meio arriscada, porém, pode se tornar crucial para a KTM na disputa do MotoGP.

ktm-rc16-motogp-7-lancamentos-2017

Expectativas da nova KTM RC16

Segundo os responsáveis pela equipe da KTM no MotoGP, as expectativas da montadora para a competição são bastante realistas, sendo que a empresa considera qualquer vitória um “verdadeiro sucesso” durante a primeira temporada, já que as outras montadoras e pilotos contam com experiência e desenvolvimento para a competição.

Ainda segundo os especialistas da montadora, o novo motor V4 e o novo câmbio seamless utilizados na KTM RC16 também podem trazer vantagens para os compradores de motos “de rua”, já que a evolução técnica e funcional da novidade devem alavancar o desenvolvimento e adaptação dessas tecnologias para o mercado focado no consumidor final.

ktm-rc16-motogp-8-lancamentos-2017 ktm-rc16-motogp-4-lancamentos-2017 ktm-rc16-motogp-2-lancamentos-2017 ktm-rc16-motogp-1-lancamentos-2017

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *