Mais algumas dicas de segurança para pilotar motos na chuva

Sempre que puder, evite andar em dias de chuva, mas tem aquele velho ditado “motoqueiro que é motoqueiro não foge do tempo”, então pra esses motoqueiros aqui vão mais algumas dicas para pilotar em dias chuvosos. Para dias de chuva tenha sempre uma roupa/capa de chuva completa, composta por jaqueta, calça, botas e luvas, pois o desconforto, corpo molhado e o frio fazem com que você perca a concentração, o que torna-se um risco desnecessário.

Advertisement

Alguns cuidados na hora de pilotar em dia de chuva podem evitar vários acidentes, então preste atenção neles.

1. Pilotando na cidade você deve evitar o canto interno das curvas, que geralmente é comum os motociclistas passarem pelo “cantinho” da curva, pois nesse ponto é onde se concentra toda a sujeira que a chuva carregou da rua, além de ser por onde os veículos pesados circulam, onde geralmente podemos encontrar resíduos de óleo e combustíveis que transforma a pista em um verdadeiro “sabão” podendo causar quedas.

2.  Sempre desvie das poças d’água. Entenda que sempre que houver uma poça é porque o terreno/pista esta com um desnível/falha, ou seja, se uma poça se formou ali é porque possivelmente existe um buraco para acumular a água. Ainda que não haja um buraco, você pode sofrer a temida Aquaplanagem, perda de aderência dos pneus com a pista por culpa de uma camada de água.

3. Calibrar os pneus é algo fundamental para andar na chuva, pois nesta situação a moto necessita de mais aderência do que pilotar em dias de pista seca. Para dias de chuva recomenda-se então diminuir a pressão dos pneus, entende-se que quanto mais contato o pneu tiver com a superfície da pista mais seguro ficará de pilotar.

4. Uma última dica é referente a frenagem em dias de chuva, você deve atentar ao seguinte, quando os discos de freios estão molhados ao aciona-los ele sofrerá um breve retardo porque irá deslizar sobre o disco, não se desespere pressionando com ainda mais força o manete de freio, atente-se para esse detalhe, pois geralmente nestes casos o piloto menos experiente pressiona o freio com muita força e acaba travando seus freios e por fim vai terminar no chão.

Em dias de chuva pilote com atenção triplicada, seja na cidade ou na estrada. Lembre-se de sempre pilotar com os faróis acesos, evite ultrapassagens exageradas e seja visto pelos motorisas. Alguns cuidados simples podem evitar vários acidentes.

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *