Pilotar motos na chuva: Pneus | O Manual da Moto

Precisa encarar a pista sob chuva? Confira dicas de segurança e proteção dos pneus para pilotar sua motocicleta em dias de chuva. Confira agora!

Dicas para pilotar moto em dia de chuva

Precisa encarar a pista sob chuva? Confira dicas para conduzir sua motocicleta na chuva e aprenda a pilotar em piso molhado com segurança e proteção.

A época das chuvas de verão está chegando e, para os motociclistas, essa pode ser uma temporada perigosa. É fundamental estar atento para pilotar sua motocicleta com segurança, especialmente se você mora na região sudeste, onde estão concentradas as chuvas mais fortes e também o maior número de veículos do país.

Advertisement

Pilotar na chuva não é uma questão de gosto, mas de necessidade. Dificilmente você irá encontrar um motociclista que realmente gostede pilotar na chuva (apesar de existirem doidos que gostam), mas a falta de outra opção para encarar essa condição do tempo geralmente faz com que a solução seja enfrentar a chuva sobre duas rodas.

dicas-pilotar-moto-dia-chuva2

Para auxiliar você na tarefa de pilotar na chuva com mais segurança e chegar do ponto A ao ponto B sem riscos, se machucar ou mesmo danificar sua motocicleta, listamos algumas dicas. Confira.

pilotar-na-chuva-2

Pilotar na chuva – Seu melhor parceiro é o pneu bem-cuidado

O pneu é uma das partes mais importantes de sua motocicleta para garantir uma pilotagem mais segura em dias de chuva. Como seus pneus são a conexão direta com o piso molhado, é fundamental que eles estejam em condições ideais de uso.

 

  • Modelo do pneu

Um dos elementos importantes a analisar antes de pegar chuva sobre duas rodas é se seu pneu está de acordo com o modelo de pneu recomendado pelo fabricante de sua motocicleta.

Apesar de existirem diversas marcas para um mesmo modelo de pneu, é importante que você mantenha o tipo de pneu recomendado pela fabricante, para evitar que a motocicleta perca eficiência no piso com menos aderência. Ou seja, evite colocar um pneu Slick (liso) em motocicletas que exigem pneus com ranhuras mais profundas.

pilotar-na-chuva-1

  • Medida do pneu

Outro elemento que você deve analisar antes de pilotar na chuva, a medida do pneu, também faz muita diferença em situações de pilotagem difícil, como é o caso dos dias chuvosos.

É importante seguir a recomendação de medida do fabricante, já que ela é determinada para oferecer o melhor desempenho da motocicleta nas diversas condições de uso e, em dias de chuva, um pneu muito maior ou muito menor que o recomendado pela montadora pode fazer com que você perca controle ou mesmo enfrente aquaplanagem.

Como cuidar dos pneus de sua moto - O Manual da Moto 14 guia da moto cuidados com motocicleta motorede

  • Pressão do pneu

Também é fundamental que você fique de olho na pressão utilizada nos seus pneus, já que o desempenho sobre pisos molhados tem grande perda de desempenho caso o pneu esteja com menos pressão do que o recomendado.

Assim como nas medidas do pneu, quando o assunto é pressão o recomendado é manter ela próxima do recomendado pelo fabricante e, sempre que possível, conferir se a pressão está se mantendo estável durante a rodagem. Caso encontre alguma diferença, você deve recalibrar os pneus e seguir viagem. Se a perda de pressão prosseguir vá até a oficina mais próxima.

Como cuidar dos pneus de sua moto - O Manual da Moto 5 guia da moto cuidados com motocicleta motorede

Essas são algumas dicas importantes para garantir mais segurança ao rodar em dias molhados ou quando você tiver que pilotar na chuva. Tem alguma outra dica? Deixe seu comentário!

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *