Home » Destaques » Tudo sobre o novo scooter elétrico da Yamaha EC-05 que roda mais de 100 km

Tudo sobre o novo scooter elétrico da Yamaha EC-05 que roda mais de 100 km


19 jun 2019 0 Comentários

A Yamaha acaba apresentar seu novo scooter elétrico EC-05 que permite a troca rápida e fácil de baterias e possui autonomia para rodar mais de 100 km com apenas uma carga.

A novidade é uma parceria entre a famosa fabricante de motos japonesa e a Gogoro, uma startup jovem, nascida em 2015, mas que está revolucionando o mercado asiático com suas tecnologias de estações e baterias elétricas removíveis de fácil acesso.

As duas empresas firmaram acordo para o desenvolvimento em conjunto de um scooter elétrico de entrada em setembro do ano passado e agora, apenas nove meses depois, o EC-05 é apresentado ao mercado.

yamaha-ec-05-13

Novo Scooter Elétrico da Yamaha EC-05

Basicamente o novo scooter tem o design vindo da Yamaha, trazendo linhas modernas que referenciem a marca dos diapasões, enquanto que seu funcionamento interno é praticamente todo da Gogoro. É esperado que ele tenha as mesmas especificações do scooter elétrico Gogoro Série 2.

Com a confirmação dessa informação teremos um scooter que chega a velocidade máxima de até 90 km/h e que acelera de 0 a 50 km/h em 4,3 segundos. Claro que com essas acelerações a autonomia do modelo, informada de 110 km por carga nas baterias, será reduzida.

O Gogoro Séries 2 é otimizado para segurança e IPX5 à prova d’água, permitindo que o scooter seja pilotado pela água. O scooter permitirá continuar dirigindo durante enchentes e tempestades, enquanto a maioria dos scooters a gasolina falhará, segundo o site.

yamaha-ec-05-03

Mas o principal atrativo do novo Yamaha EC-05 está na sua troca de baterias. A novidade vem equipada com duas baterias de íon de lítio internas que podem ser removidas e trocadas facilmente nas mais de 1.000 estações GoStation.

Ou seja, o maior problema dos scooters elétricos, o tempo de recarga da bateria, é resolvido sem dificuldades por qualquer pessoa ao parar em uma estação, levantar o assento do scooter, remover as duas leves baterias e substituí-las por outras duas totalmente recarregadas.

Outro ponto é o tempo de recarga. Caso o proprietário preferia recarregar o seu scooter em casa ou no trabalho, o tempo de recarga total é de apenas 2,5 horas.

yamaha-ec-05-01

Scooter Elétrico Yamaha EC-05 (Gogoro Séries 2)

Se o scooter elétrico EC-05 da Yamaha trouxer as mesmas configurações do Gogoro Séries 2, podemos afirmar que a novidade terá muita tecnologia. São mais de 80 sensores de monitorando tudo que acontece no smartscooter.

O sistema de frenagem é equipado com a tecnologia de travagem regenerativa que irá devolver energia às baterias a cada frenagem.

Ele conta com o Synchronized Braking System (SBS), que fornece força de frenagem simultânea às rodas dianteiras e traseiras, equilibrando automaticamente a força de parada para evitar deslizamentos quando a frenagem for brusca ou durante paradas de emergência.

yamaha-ec-05-11

Scooter Inteligente Yamaha EC-05

Conectando-se a um aplicativo de smartphone é possível fazer uma infinidade de personalizações, principalmente no painel da Gogoro Séries 2, que acreditamos vir para a EC-05 também.

Os donos poderão usar o aplicativo Gogoro com seu iPhone ou Android para alterar as cores das luzes do display, monitorar o uso da bateria, encontrar uma estação de troca de bateria, localizarem onde estacionaram e até pedir ajuda caso caiam.

O scooter ainda é criptografado digitalmente e autenticado por impressão digital, tornando-o virtualmente inacessível. Com tecnologia confiável que mantém os bancos seguros, por exemplo, o scooter não ligará por ninguém além do proprietário. Ele possui uma chave sem fio.

yamaha-ec-05-09

Scooter Elétrico Yamaha EC-05 data de chegada

O novo scooter elétrico da Yamaha EC-05 está previsto para começar as vendas em agosto de 2019, apenas em Taiwan. Porém, isso não significa que ficará restrito por lá já que os elétricos da Gogoro se encontram espalhados pela Europa no sistema de scooter compartilhado.

A jovem empresa, nascida apenas em 2015, também tem buscado ativamente explorar novas parcerias e, junto com a grande Yamaha, poderia expandir essa novidade globalmente de uma forma muito mais rápida que as concorrentes do segmento.

Por enquanto não há informação de preço para a EC-05 da Yamaha, porém, o Gogoro Séries 2 é vendido por € 2.186 (Euros). Cerca de R$ 9,5 mil em conversão direta para cotação do Real no momento da publicação desse artigo.

yamaha-ec-05-12 yamaha-ec-05-07 yamaha-ec-05-08



Deixe uma resposta