10 Fatos Suzuki GSX-8T e GSX-8TT, preço e ficha técnica
Novas Suzuki 800cc retrô foram apresentadas mundialmente, as GSX-8T e GSX-8TT

As novas Suzuki 800cc retrô foram apresentadas mundialmente.
Os modelos são as GSX-8T e GSX-8TT.
Confira tudo sobre as motocicletas.
1 – Inspiradas em clássicos do passado
As novas Suzuki GSX-8T e GSX-8TT combinam espírito retrô. A 8T tem estilo inspirado em motos clássicas das décadas de 1960 e 1970, como a icônica Suzuki T500. Enquanto a 8TT tem inspiração vinda das motos de corrida como a lendária superbike Yoshimura GS1000 AMA.
Em resumo, são duas máquinas que incorporam o espírito retrô da herança da Suzuki e modelos icônicos das décadas passadas. Motos que foram desenhadas por designers na Itália e ainda mais esculpidas no Japão.
2 – Compartilham conjunto com a GSX-8S
Os dois novos modelos são derivados da nova plataforma de 800cc da marca, que estreou na Suzuki GSX-8S – a mais nova moto naked japonesa.
O modelo 8S foi lançado mundialmente no Salão de Milão EICMA 2022 e chegou ao Brasil ainda em 2024 – com o conceito “Unlimited Fun” para condutores de todos os níveis de habilidade.
3 – Design Suzuki GSX-8T e GSX-8TT
A nova Suzuki GSX-8T evoca o charme das motocicletas clássicas, com um novo design circular do farol e uma seção inferior plana – uma reminiscência de motocicletas dos anos 70 e 80. Apesar disso, tem modernidades como iluminação full-LED.
Já a 8TT mantém a mesma unidade de faróis que a 8T, mas envolve o conjunto em uma carenagem que tem uma semelhança com a GS1000S do final dos anos 1970. Essa pequena tela dianteira completa ainda mais a aparência, bem como proporciona proteção contra intempéries.
4 – Novo assento, espelhos e tanque
Ambos os modelos Suzuki GSX-8T e GSX-8TT usam um novo tanque de combustível de 16,5 litros, que conecta de cada lado novas molduras de radiador – prata escovada na 8T e preta no 8TT – adornada com o logotipo GSX8.
As motos têm ainda novo banco, inspirado nos assentos dos anos 1960 e 70. O conjunto tem amortecimento de espuma de alta densidade e ergonomia para facilitar a pilotagem com bom alcance para os pés.
Enfim, novos espelhos circulares – nas extremidades do guidão de alumínio – garantem um perfil elegante e baixo. Esse design foi refinado para garantir harmonia visual e oferecer excelente visibilidade para trás, minimizando a interferência do corpo do piloto.
5 – Opções de acabamento
A Suzuki GSX-8T estará disponível com um tanque de combustível na cor Candy Burnt Gold, Metallic Matt Steel Green ou Metallic Matt Black (Dourado, Verde Metálico fosco e Preto Metálico Fosco).
Enquanto isso, a 8TT adiciona mais cores e um toque de moto de corrida retrô, graças à decalques listrados em seu tanque e carenagem.
A TT terá uma variante Glass Sparkle Black (Preto Brilhante) com rodas vermelhas e adesivos vermelhos e dourados. Além disso, uma versão Pearl Matt Shadow Green (Verde Perolado) será completada com rodas douradas e listras em dourado e bronze.
6 – Motor novas Suzuki GSX-8T e GSX-8TT
As novas GSX-8T e GSX-8TT utilizam o motor de dois cilindros paralelos com 776 cm³, duplo comando no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas por cilindro. Uma usina que rende potência de 83 cv a 8.500 rpm e torque de 7,9 kgf.m a 6.800 rpm.
7 – Chassis GSX-8T e GSX-8TT
Ambos os modelos usam a mesma estrutura de aço e subestrutura, e braço oscilante de alumínio. Tudo isso agregado a um garfo invertido KYB – dourado na 8T e preto na 8TT – e um monochoque traseiro KYB.
Já a frenagem vem através de discos duplos de 310 mm na frente com pinças Nissin montadas radialmente e um disco de 240 mm na parte traseira.
8 – Eletrônica
As novas motos têm tela TFT colorida apresentando itens como indicador de marcha engatada, bem como a configuração de controle de tração selecionada – com três opções disponíveis.
Os modelos têm ainda trocas de marchas com quickshifter bidirecional como padrão, além dos sistemas de assistência de fácil arranque e baixo RPM da Suzuki. Ambas as motos também vêm com uma tomada USB tipo-C como padrão.
9 – Preços e disponibilidade
No exterior as motos chegam em breve nas lojas, com os preços das Suzuki partindo de 10.910 euros (R$ 69.600 em conversão direta) para a GSX-8T e de 11.560 euros (R$ 73.800 em conversão) para a GSX-8TT.
Ambos vêm com a garantia padrão de três anos da Suzuki, mais até sete anos de garantia estendida, ativada pela manutenção regular em uma concessionária autorizada.
10 – Modelos vem ao Brasil?
Ainda não há previsão de lançamento das novas Suzuki no Brasil. Porém, no mercado nacional as motos poderiam ser mais uma opção frente a modelos como a nova Yamaha MT-07 e Honda Hornet 750 que chega em breve no país.
No Brasil, até o momento, a marca japonesa já oferece as versões GSX-8S, GSX-8R e V-Strom 800 equipadas com o motor das novas 8T e 8TT.
Ficha técnica Suzuki GSX-8T e GSX-8TT:
Tipo do motor | 4-tempos, 2-cilindros, líquido-refrigerado, DOHC |
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Curso | 84,0 mm x 70,0 mm (3,3 pol. x 2.8 pol.) |
Deslocamento do motor | 776 cm 3 |
Relação de compressão | 12.8 : 1 |
Sistema de combustível | Injeção de combustível |
Sistema de arranque | Elétrico |
Sistema de lubrificação | Circulação forçada da alimentação, Liquida |
Transmissão | 6 velocidades |
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Suspensão dianteira | Invertido telescópico |
Suspensão traseira | Tipo de link |
Rake / Trail | 25o / 104 mm |
Freio dianteiro | Disco, duplo |
Freio traseiro | Disco |
Pneu dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) tubeless |
Pneu traseiro | 180/55ZR17M/C (73W) tubeless |
Sistema de ignição | Ignição eletrônica (transistorizada) |
Tanque de combustível | 16.5 L |
Capacidade do óleo | 3.9 L |
Consumo de combustível | 23.8 km/L (4,2 L/100km) em WMTC |
Comprimento total | 2,115 mm |
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Largura total | 775 mm |
Altura total | 1.105 mm |
Distância entre eixos | 1,465 mm |
Altura do solo | 145 mm |
Altura do assento | 810 mm |
Peso em ordem de marcha | 203 kg |