10 Fatos sobre a Husqvarna Norden 901 2022

10 fatos sobre a nova Bigtrail da Husqvarna, a Norden 901, que chegou ao mercado internacional. Veja mais!

Vamos listar 10 fatos sobre a Husqvarna Nordem 901.

Advertisement

Depois de uma longa espera de dois anos, a Husqvarna lançou de forma definitiva a sua nova Bigtrail, a Norden 901.

O modelo de produção chegou durante o último mês de novembro e já está presente na Europa.

10 Fatos sobre a Husqvarna Norden 901

      1. Conceito

      2. Base da KTM 890 Adventure

      3. Design

      4. Apresentada no EICMA

      5. Motor

      6. Tecnologia

      7. Distribuição de peso

      8. Suspensão

      9. Preço

      10. Poderia vir ao Brasil

Fato 1) Conceito

A Husqvarna mostrou ao mundo a Norden 901 ainda como um conceito, no ano de 2019.

O modelo surgiu como a primeira moto da marca no universo das bicilindricas, desde a Nuda 900, um modelo que ficou disponível entre 2012 e 2013 e era nada mais que uma versão retrabalhada da BMW F800. Isso porque na época a Husq era de propriedade da BMW.

Do conceito apresentado em 2019, agora a Husqvarna Norden 901 se torna realidade e entra para linha de produção da fabricante.

  • Quer ver vídeos sensacionais sobre motos? Acesse o canal Motorede no: youtube.com/Motorede
  • Compre pneus com desconto na PneuStore usando cupom SEKU7 (para motos) e SEKU5 (para carros e outros), clique e aproveite: Pneu com Desconto

Fato 2) Base da KTM 890 Adventure

Vamos para mais uma “pequena confusão” entre marcas? A Norden 901 nasce baseada no modelo KTM 890 Adventure. Sim, essa 890 Adventure que acabou de chegar ao Brasil (veja) é quem da origem a nova moto da Husq, pois a KTM é a nova proprietária da Husqvarna.

É um intercâmbio de projetos, semelhante ao que já acontece com modelos como a Svartpilen e Vitpilen, as monocilíndricas da Husqvarna, que também compartilham conjuntos do time austríaco, tendo origem na 390 Duke, mas têm suas identidades visuais próprias.

Fato 3) Design

O design da Norden 901 é curioso. Apesar de seguir o padrão visual desse tipo de motocicleta, seu estilo acaba trazendo uma identidade única para o modelo.

A carenagem frontal é grande e o volume do tanque entre as pernas do piloto é reduzido, sendo uma característica comum nas Bigtrail, que permite que o assento seja montado mais baixo e mais à frente. Isso também é uma herança do projeto da 890 Adventure.

Mas enquanto a KTM tem carroceria angular e alta, a Norden tem proporções mais convencionais. Apesar da marca sueca não cravar o rótulo de retrô na novidade, o farol circular dá o tom de ‘revival’. E porque não dizer, uma inspiração em modelos de competição Dakar do passado?

Fato 4) Norden 901 Apresentada no EICMA

Depois de vermos o conceito, e de uma longa espera, a Husqvarna finalmente lançou a Norden 901 neste ano.

O modelo de produção chegou quase indistinguível da versão protótipo, confirmando ser uma moto trail, com conjunto KTM e muita tecnologia.

A mais nova aventureira da Husqvarna que ganhará as ruas foi apresentada oficialmente durante o último mês de novembro no Salão de Milão, o conhecido EICMA, e por lá fez sucesso.

Fato 5) Motor

A Norden é equipada com o motor austriaco LC8c, o bicilíndrico paralelo de 889 cc.

Esse propulsor entrega potência máxima de 105 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 10 kgf.m aos 6.500 giros. Os números são os mesmo da 890 da KTM, agora montado em um equipamento de estrutura de aço cromo-molibdênio.

Mas não se engane! Apesar do grande compartilhamento de peças e motor entre as marcas, o modelo da Husqvarna promete atingir características de condução próprias.

Segundo ressaltado pela fabricante sueca, a nova Norden 901 oferece resultados distintos em comparação ao modelo base da KTM.

Fato 6) Tecnologia

A Norden 901 chega oferecendo tudo que uma Bigtrail contemporânea precisa para concorrer no mercado atualmente. E olha que esse mercado está voltando a ficar cada vez mais concorrido.

A  tecnologia embarcada da novidade está no Quickshifter e nos três modos de pilotagem: Street, Off-Road e Rain.

O pacote eletrônico ainda inclui ABS, que é dotado de um modo exclusivo para Off-road e também pode ser desligado na roda traseira, controle de tração atuante em curvas com nove níveis de ajuste no modo extra, o Explorer e um painel em TFT de 5 polegadas para controlar todas as funções e exibir todas as informações, além de oferecer conectividade via Bluetooth.

Fato 7) Distribuição de peso

Assim como acontece na KTM 890 Adventure, o tanque de combustível da Norden é uma unidade de plástico.

O reservatório fica ‘pendurado’ em cada lado da estrutura do chassi, em uma proposta para distribuir melhor o peso da gasolina sobre a moto. Tudo isso ainda mantendo o tanque de combustível no seu local convencional.

Sua capacidade é para 19 litros de combustível. Um a menos que no modelo da KTM.

Fato 8) Suspensão

A Norden 901 pode ser encaixada – em termos de proposta ao condutor –  como um modelo intermediário, entre a 890 Adventure e o 890 R. Com isso, a bigtrail da Husqvarna é equipada com o kit de suspensão Apex da WP, assim como na Adventure. No entanto, tem curso mais longo, com 220 mm na frente e 215 mm na traseira.

Assim como na 890 Adventure da KTM, as rodas são raiadas de 21 polegadas na dianteira e de 18 polegadas na traseira, calçadas com pneus radiais Pirelli Scorpion STR.

O conjunto de freios é da marca espanhola J.Juan, da própria Husqvarna, e trazem tecnologia derivada do MotoGP para a Norden. Na dianteira são dois discos de 320 mm de diâmetro, enquanto que na traseira é disco único com 260 mm de diâmetro.

Fato 9) Preço

No mercado internacional a nova Husqvarna Norden 901 chegou com o seu preço partindo dos 13,999 dólares (mais de R$ 79 mil em conversão direta).

Lá no velho continente, o modelo entra no segmento de Bigtrails de médio porte, por assim dizer.

Com isso a novidade da Husqvarna enfrenta concorrentes de mercado da antiga proprietária BMW, com a F 850 GS Adventure, e da própria KTM, com a nova 890 Adventure.

Fato 10) Poderia vir ao Brasil

A Husqvarna atua no Brasil apenas no segmento de motos Off-road e de Enduro, com somente modelos de competição. Porém, há algumas especulações dos modelos de rua começarem a chegar com mais força ao país. Com isso, a chegada da Norden por aqui ainda é pouco provável, mas não está tão distante, pois a própria KTM está trazendo para cá suas 890 Adventure e Adventure R.

Ou seja, a motocicleta que dá a base para o lançamento da Husqvarna está desembarcando no mercado nacional. Seria excelente para o intercâmbio de peças, mas complicado devido a concorrência entre as vendas.

Gostariam de ver a Norden 901 no Brasil?

Advertisement

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Adriano
Adriano
6 meses atrás

Gostaria de ter essa moto no Brasil.