10 Fatos sobre a Husqvarna Norden 901 2022
10 fatos sobre a nova Bigtrail da Husqvarna, a Norden 901, que chegou ao mercado internacional. Veja mais!
Vamos listar 10 fatos sobre a Husqvarna Nordem 901.
Depois de uma longa espera de dois anos, a Husqvarna lançou de forma definitiva a sua nova Bigtrail, a Norden 901.
O modelo de produção chegou durante o último mês de novembro e já está presente na Europa.
10 Fatos sobre a Husqvarna Norden 901
Conceito
Base da KTM 890 Adventure
Design
Apresentada no EICMA
Motor
Tecnologia
Distribuição de peso
Suspensão
Preço
Poderia vir ao Brasil
Fato 1) Conceito
A Husqvarna mostrou ao mundo a Norden 901 ainda como um conceito, no ano de 2019.
O modelo surgiu como a primeira moto da marca no universo das bicilindricas, desde a Nuda 900, um modelo que ficou disponível entre 2012 e 2013 e era nada mais que uma versão retrabalhada da BMW F800. Isso porque na época a Husq era de propriedade da BMW.
Do conceito apresentado em 2019, agora a Husqvarna Norden 901 se torna realidade e entra para linha de produção da fabricante.
Fato 2) Base da KTM 890 Adventure
Vamos para mais uma “pequena confusão” entre marcas? A Norden 901 nasce baseada no modelo KTM 890 Adventure. Sim, essa 890 Adventure que acabou de chegar ao Brasil (veja) é quem da origem a nova moto da Husq, pois a KTM é a nova proprietária da Husqvarna.
É um intercâmbio de projetos, semelhante ao que já acontece com modelos como a Svartpilen e Vitpilen, as monocilíndricas da Husqvarna, que também compartilham conjuntos do time austríaco, tendo origem na 390 Duke, mas têm suas identidades visuais próprias.
Fato 3) Design
O design da Norden 901 é curioso. Apesar de seguir o padrão visual desse tipo de motocicleta, seu estilo acaba trazendo uma identidade única para o modelo.
A carenagem frontal é grande e o volume do tanque entre as pernas do piloto é reduzido, sendo uma característica comum nas Bigtrail, que permite que o assento seja montado mais baixo e mais à frente. Isso também é uma herança do projeto da 890 Adventure.
Mas enquanto a KTM tem carroceria angular e alta, a Norden tem proporções mais convencionais. Apesar da marca sueca não cravar o rótulo de retrô na novidade, o farol circular dá o tom de ‘revival’. E porque não dizer, uma inspiração em modelos de competição Dakar do passado?
Fato 4) Norden 901 Apresentada no EICMA
Depois de vermos o conceito, e de uma longa espera, a Husqvarna finalmente lançou a Norden 901 neste ano.
O modelo de produção chegou quase indistinguível da versão protótipo, confirmando ser uma moto trail, com conjunto KTM e muita tecnologia.
A mais nova aventureira da Husqvarna que ganhará as ruas foi apresentada oficialmente durante o último mês de novembro no Salão de Milão, o conhecido EICMA, e por lá fez sucesso.
Fato 5) Motor
A Norden é equipada com o motor austriaco LC8c, o bicilíndrico paralelo de 889 cc.
Esse propulsor entrega potência máxima de 105 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 10 kgf.m aos 6.500 giros. Os números são os mesmo da 890 da KTM, agora montado em um equipamento de estrutura de aço cromo-molibdênio.
Mas não se engane! Apesar do grande compartilhamento de peças e motor entre as marcas, o modelo da Husqvarna promete atingir características de condução próprias.
Segundo ressaltado pela fabricante sueca, a nova Norden 901 oferece resultados distintos em comparação ao modelo base da KTM.
Fato 6) Tecnologia
A Norden 901 chega oferecendo tudo que uma Bigtrail contemporânea precisa para concorrer no mercado atualmente. E olha que esse mercado está voltando a ficar cada vez mais concorrido.
A tecnologia embarcada da novidade está no Quickshifter e nos três modos de pilotagem: Street, Off-Road e Rain.
O pacote eletrônico ainda inclui ABS, que é dotado de um modo exclusivo para Off-road e também pode ser desligado na roda traseira, controle de tração atuante em curvas com nove níveis de ajuste no modo extra, o Explorer e um painel em TFT de 5 polegadas para controlar todas as funções e exibir todas as informações, além de oferecer conectividade via Bluetooth.
Fato 7) Distribuição de peso
Assim como acontece na KTM 890 Adventure, o tanque de combustível da Norden é uma unidade de plástico.
O reservatório fica ‘pendurado’ em cada lado da estrutura do chassi, em uma proposta para distribuir melhor o peso da gasolina sobre a moto. Tudo isso ainda mantendo o tanque de combustível no seu local convencional.
Sua capacidade é para 19 litros de combustível. Um a menos que no modelo da KTM.
Fato 8) Suspensão
A Norden 901 pode ser encaixada – em termos de proposta ao condutor – como um modelo intermediário, entre a 890 Adventure e o 890 R. Com isso, a bigtrail da Husqvarna é equipada com o kit de suspensão Apex da WP, assim como na Adventure. No entanto, tem curso mais longo, com 220 mm na frente e 215 mm na traseira.
Assim como na 890 Adventure da KTM, as rodas são raiadas de 21 polegadas na dianteira e de 18 polegadas na traseira, calçadas com pneus radiais Pirelli Scorpion STR.
O conjunto de freios é da marca espanhola J.Juan, da própria Husqvarna, e trazem tecnologia derivada do MotoGP para a Norden. Na dianteira são dois discos de 320 mm de diâmetro, enquanto que na traseira é disco único com 260 mm de diâmetro.
Fato 9) Preço
No mercado internacional a nova Husqvarna Norden 901 chegou com o seu preço partindo dos 13,999 dólares (mais de R$ 79 mil em conversão direta).
Lá no velho continente, o modelo entra no segmento de Bigtrails de médio porte, por assim dizer.
Com isso a novidade da Husqvarna enfrenta concorrentes de mercado da antiga proprietária BMW, com a F 850 GS Adventure, e da própria KTM, com a nova 890 Adventure.
Fato 10) Poderia vir ao Brasil
A Husqvarna atua no Brasil apenas no segmento de motos Off-road e de Enduro, com somente modelos de competição. Porém, há algumas especulações dos modelos de rua começarem a chegar com mais força ao país. Com isso, a chegada da Norden por aqui ainda é pouco provável, mas não está tão distante, pois a própria KTM está trazendo para cá suas 890 Adventure e Adventure R.
Ou seja, a motocicleta que dá a base para o lançamento da Husqvarna está desembarcando no mercado nacional. Seria excelente para o intercâmbio de peças, mas complicado devido a concorrência entre as vendas.
Gostariam de ver a Norden 901 no Brasil?
Gostaria de ter essa moto no Brasil.