10 fatos nova Triumph Tiger 1200, suas versões e preços

Nova Triumph Tiger 1200 2022 é lançada no Brasil! Veja 10 fatos sobre a novidade como preço, tecnologias, versões e concorrentes no mercado nacional.

A nova Triumph Tiger 1200 está chegando ao Brasil e promete movimentar o mercado das Bigtrail.

Advertisement

O modelo já teve suas versões e pacotes apresentados, onde a moto, considerada totalmente nova em relação a versão anterior, conta com novo motor e chassis, novas tecnologias e muito mais.

Além disso, já sabemos os preços divulgados da moto para o país, então vamos conferir cada detalhe da nova Tiger 1200 no Brasil.

10 fatos Triumph Tiger 1200

    1. Lançamento
    2. Design
    3. Novo motor de 1.160 cc
    4. Novo chassi
    5. Três versões para o Brasil
    6. Suspensões Showa
    7. Sistema de radar
    8. Eletrônica
    9. Tiger 1200 Preço no Brasil
    10. Concorrentes Tiger 1200

 

Tiger 1200 GT Explorer

1 Lançamento Tiger 1200  

A nova Triumph Tiger 1200 foi apresentada globalmente em dezembro e o modelo é uma motocicleta totalmente nova, construída do zero.

A moto chegou contando com a linha 1200 GT, mais orientada para o asfalto, enquanto que a série 1200 Rally fica destinada ao off-road.

No exterior, estas variantes dão origem a nada menos que cinco versões diferentes da Tiger 1200.

  • Quer ver vídeos sensacionais sobre motos? Acesse o canal Motorede no: youtube.com/Motorede
  • Compre pneus com desconto na PneuStore usando cupom SEKU7 (para motos) e SEKU5 (para carros e outros), clique e aproveite: Pneu com Desconto

2 Design

A Tiger 1200 seguiu os traços já vistos na versão de 900 cc da trail, a Tiger 900 que já temos por aqui.

O conjunto de luzes em LED na dianteira chama a atenção, com visual integrado de lado a lado. De fato, o farol é um dos pontos em que o modelo se diferencia da irmã menor.

Porém, o restante do estilo visual da 1200 segue a mesma receita da linha Tiger 900. Estão lá o desenho do tanque, as carenagens, o quadro aparente e toda a seção traseira da moto. A nova Bigtrail segue então a mais recente atualização de design das aventureiras da Triumph.

3  Novo motor de 1.160 cc

O que move a nova Tiger 1200 é um inédito motor de três cilindros de 1.160 cm³, DOHC e com arrefecimento líquido.

Esse propulsor equipa todas as versões do modelo e tem potência máxima de 150 cv a 9.000 rpm e torque máximo de 13,2 kgf.m aos 7.000 giros.

Tudo isso é acoplado ao câmbio de seis velocidades, que tem embreagem deslizante, e o conjunto conta com shif-assist, sistema que permite subir ou reduzir marchas sem usar a embreagem. A Tiger 1200 conta com transmissão final por eixo-cardã.

4  Novo chassi

Junto do novo motor, a Tiger 1200 tem um novíssimo quadro, que contribuiu para parte da redução de peso da moto. São cerca de 25 quilos a menos que a antiga Tiger 1200.

A Bigtrail conta ainda com um subchassi de alumínio, onde estão fixadas alças para o garupa e o tanque de combustível em alumínio também contribuiu para a redução de peso na moto, que tem em ordem de marcha seus 255 kg.

Segurando tudo isso, a motocicleta tem na dianteira as pinças de freio monobloco Brembo Stylema, nos dois discos de 320 mm de diâmetro, enquanto que na traseira está a pinça simples, também da marca italiana, sobre um disco de 282 mm. Tudo com sistema ABS inteligente, otimizado para curvas.

5 Três versões para o Brasil

Para o Brasil a Triumph disponibiliza a nova Tiger 1200 em três das cinco versões presentes do modelo.

Portanto, está no mercado nacional oficialmente a Tiger 1200 GT Explorer, moto topo de linha da gama, além da família Rally, na versão Tieger 1200 Rally Pro e Rally Explorer.

Ficaram de fora do mercado nacional as Tiger 1200 GT e GT Pro, focadas no asfalto. O que muda entre cada uma delas são as capacidades do tanque e conjunto de suspensões.

6 Suspensões Showa

Falando nisso, a Tiger 1200 2022 conta com suspensões da marca Showa. Na frente, o garfo telescópico invertido conta com tubos de 49 mm e na traseira o monoamortecedor. Já os cursos de suspensão variam de acordo com as versões.

No modelo GT são 200 mm em ambas as rodas. Já nas variantes Rally, voltadas para aventuras nas estradas de chão batido, são 220 mm nas duas extremidades. Todas têm ajustes eletrônicos com sistema semi-ativo.

Na família GT as rodas são de liga-leve, calçando pneus Metzeler Tourance, sendo aro 19 polegadas na frente e 18 atrás. Já os dois modelos da família Rally tem rodas raiadas com pneus sem câmara e ambas utilizam os Metzeler Karoo Street com 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira.

7  Sistema de radar

A nova Tiger 1200 traz pacote eletrônico com modos de pilotagem, controle de tração e assistente de partida em subidas. No entanto, a grande novidade a ser destacada é a adoção do sistema de radar.

As versões GT Explorer e Rally Explorer saem de fábrica com o recurso.

Esse novo sistema Triumph Blind Spot Radar foi desenvolvido em parceria com a Continental e nele está a Assistência de Ponto Cego, que usa um radar na traseira, além da Assistência para Mudança de Faixa, que avisa o motociclista caso um outro veículo se aproxima ao acionar a seta da moto para mudar de faixa.

Tiger 1200 Rally Explorer

8  Eletrônica

Além do sistema de radar, a nova Bigtrail da Triumph ainda traz muita tecnologia embarcada, como os seis modos de pilotagem, que ajustam a resposta do acelerador, controle de tração, controle de suspensões e ABS.

Os modelos Rally Pro e Rally Explorer contam ainda com o exclusivo modo Off-Road Pro, que configura a moto para uma tocada mais extrema.

O conjunto tecnológico inclui ainda sistema Hill-hold, que auxilia segurando a moto em aclives e tudo isso pode ser monitorado pela tela de TFT em 7 polegadas. Aliás, esse painel tem conectividade com o My Triumph Connectivity System, padrão em todos os modelos. Trata-se de um sistema que permite desde realizar ligações, até controlar uma câmera GoPro.

Tiger 1200 Rally PRO

9 Tiger 1200 Preço no Brasil

  • Tiger 1200 Rally Pro: R$ 104.990,oo. O modelo de entrada que combina uma experiência adventure, com tanque de 20 litros, vem nas cores Snowdonia White, Sapphire Black e Lucerne Blue.
  • Tiger 1200 GT Explorer: R$ 111.990,00. Com tanque de 30 litros e sistema de radar, de especificações top de linha, vem nas cores Snowdonia White, Sapphire Black e Matt Khaki Green;
  • Tiger 1200 Rally Explorer: R$ 118.990,00. Também contando com tanque de combustível de 30 litros, radar e funcionalidades da versão mais adventure, vem nas cores Snowdonia White, Sapphire Black e Matt Khaki Green.

10 Concorrentes 

A nova Triumph Tiger 1200 chega ao mercado nacional para encarar de frente a Bigtrail mais vendida do país, a BMW R 1250 GS.

No entanto, a marca britânica vai ter pela frente outra concorrente de preso recém chegada, a nova Ducati Multistrada V4S. Ambas contam com pacote tecnológico de ponta e a italiana também trás a novidade de sistema de radar.

E aí, será que o mercado nacional está bem servido de Bigtrails topo de linha?

Advertisement

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários