A Honda conta com uma linha completa de motocicletas adventure em seu catálogo aqui no Brasil.

Advertisement

Os modelos se estendem desde o scooter ADV de 150 cc até a big trail CRF 1100 Africa Twin.

Mas vamos conferir hoje um pouco mais sobre a opção “mais street/adventure” da marca, a XRE 190.

10 fatos sobre a Honda XRE 190

1 Chegou em 2016
2 Design
3 Painel e instrumentos
4 Dimensões
5 Motor
6 Suspensão
7 Ciclística
8 Peso e capacidade
9 Desempenho e versões
10 Preço e versões

1) Chegou em 2016

A Honda lançou a XRE 190 no ano de 2016, posicionando o modelo acima da NXR 160 Bros e logo abaixo da irmã maior XRE 300. A então nova motocicleta chegou com um visual descolado, inspirada no modelo de maior cilindrada da marca. O seu painel e farol fixos na carenagem são ainda uma herança da antiga NX 150, que deu lugar à NX200 e mais tarde à NXR Bros.

2) Design 

Falando em visual, a Honda XRE 190 tem cara de moto aventureira, assim como sua proposta. É uma moto focada no uso urbano, mas que pode cair na terra também. Sua frente é alta com carenagem exibindo a extensão superior sobre pára-lama.

  • Quer ver vídeos sensacionais sobre motos? Acesse o canal Motorede no: youtube.com/Motorede
  • Compre pneus com desconto na PneuStore usando cupom SEKU7 (para motos) e SEKU5 (para carros e outros), clique e aproveite: Pneu com Desconto

Nas laterais, as carenagens descem até a metade do motor, tem jeito de moto grande. Todo o desenho melhora o fluxo de ar para a refrigeração. Além disso, dá aquele toque de moto adventure ao modelo.

3) Painel e instrumentos

A aventureira tem um pequena carenagem superior na dianteira, que se integra ao painel, que conta com display digital de fundo azul, com luzes-espia ao redor. A tela oferece velocímetro digital, conta-giros gráfico, nível de combustível e indicador de marcha.

Ainda na dianteira, vemos o guidão com as manete em aço, junto das manoplas ergonômicas. Por ali também estão os comandos de faróis, buzina, lampejador, corta-corrente e partida elétrica.

4) Dimensões

A XRE 190 conta com banco espaçoso e confortável para duas pessoas, detalhe importante e que deixa a desejar em alguns modelos adventure. A moto tem 2.075 mm de comprimento, 821 mm de largura e 1.179 m de altura.

O modelo 190 ainda tem 1.358 mm de entre eixos com altura do assento em 836 mm. Ou seja, trata-se de uma moto alta, mas não ao ponto de impedir a pilotagem de condutores mais baixos e de média estatura.

5) Motor 

O motor escalado pela Honda para a XRE 190 vem da CB 190R argentina, que compartilha com o modelo brasileiro vários componentes. Com isso, uma vez que a pequena naked não é vendida no país, a 190 trail é a única opção da fabricante com esse propulsor por aqui.

Estamos falando de monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar. Dotado de injeção eletrônica e tecnologia bicombustível flex, ele entrega 16,3 cavalos com gasolina e 16,4 cavalos com etanol. O torque é de 1,65 kgfm e 1,66 kgfm, respectivamente nos combustíveis. O câmbio conta com cinco marchas.

6) Suspensão

A XRE 190 conta com suspensão dianteira com garfo de sistema telescópico, com bengalas sem proteção. Na dianteira o conjunto tem curso de 180 mm. Enquanto isso, na traseira vemos o monoshock com curso de 150 mm.

A motocicleta conta com roda de aro 19 na frente e de aro 17 atrás. Ambas são raiadas e calçadas com pneus 90/90 na dianteira e 110/90 na traseira. Ideal para rodar na cidade e enfrentar obstáculos urbanos e mesmo pequenos trechos de terra.

7) Ciclística

A Honda XRE 190 tem ciclística que visa envolver o condutor. O modelo deixa o tronco do piloto posicionado bem na vertical, podendo este ficar de pé com facilidade, para sobrepor obstáculos.

Pode-se notar que a XRE foi projetada para oferecer uma boa experiência em trechos urbanos, mas também no fora de estrada. Na traseira, existem as alças de liga leve para o passageiro, que se conectam ao suporte de bauleto, que tem borrachas protetoras.

8) Peso e capacidade

O peso seco da Honda XRE 190 é de 127 kg, uma moto leve frente a irmã maior XRE 300, que tem peso seco de 148 kg. No entanto, o modelo menor conta com praticamente a mesma capacidade de combustível, com tanque de 13,5 litros, com 1,2 litro na reserva.

9) Desempenho e consumo

No quesito desempenho, a Honda XRE 190 é capaz de uma aceleração de 0 a 100 km/h em 14 segundos e de atingir uma máxima de 120 km/h. O motor com até 16,4 cavalos permite boa arrancada e o câmbio de relações curtas privilegia o uso no fora de estrada. Em rodovias a velocidade de cruzeiro fica na casa dos 100-110 km/h.

10) Preço e versões

A Honda oferece a XRE 190 ano modelo 2022, em três opções de cores diferentes: Azul Perolizado ou Vermelho, custando R$ 18.100.

Existe também a versão Cinza Fosco, com grafismos adventure, por R$ 18.540.

Advertisement

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Roger
Roger
17 dias atrás

Quando colocam desempenho e consumo cadê o consumo da moto? Melhore essa matéria….