10 fatos Yamaha Tracer 900 GT 2023

Nova Yamaha Tracer 900 GT 2023 entrega tudo que uma Sport Touring deveria entregar: doses de emoção, conforto e comodidade na medida certa. Veja 10 fatos sobre o lançamento da Yamaha.

Nova Yamaha Tracer 900 GT 2023 já está disponível no mercado brasileiro.

Advertisement

O modelo sport touring segue oferecendo um pacote convidativo e potente para quem gosta de pegar a estrada com conforto e emoção.

Sendo uma versão “caneluda” e mais aerodinâmica que a MT-09, de onde descende, a Tracer 900 GT tem a mistura perfeita de agressividade e comodidades para atrair um público que busca viajar em alta velocidade. Na Europa, sua nova versão poderá trazer até sistema de radar, então vamos ver 10 fatos sobre essa grande moto.

10 fatos Yamaha Tracer 900 GT 2023

  1. Design
  2. Chegou em 2015 no mercado
  3. Motor
  4. Suspensões
  5. Tecnologia
  6. Tracer 9
  7. Sistema de radar
  8. Peso e capacidade
  9. Preço
  10. Rivais de mercado 

Fato 1: Design

A Yamaha Tracer 900 GT é uma motocicleta da categoria sport touring com linhas anguladas que apresentam visual de moto robusta. Ela tem presença marcante para um modelo de 900 cilindradas e traz aspecto moderno com seu conjunto de carenagens na dianteira.

Sendo desenhada com enfoque para destacar sua aptidão para rodar grandes distâncias na estrada, ela tem assento do piloto e garupa em dois níveis, com densidade que preza pelo conforto e que ainda pode ser ajustado em duas posições.

Para completar seu estilo de estradeira ela também conta com para-brisas regulável, protetores de mão e estilosas alças de suporte para o garupa.

  • Pneu de moto com desconto especial usando cupom SEKU7 clique aqui: Pneu com Desconto

Fato 2: Chegou em 2015 no mercado 

A Tracer 900 é uma descendente direta da naked MT-09, lançada em 2013. E foi em 2015 que essa Crossover/Sport Touring munida da mecânica da moto da família Master of Torque se transformou na Tracer 900 que conhecemos.

Então, visto que havia um público interessado em usar uma moto com o motorzão de três cilindros da naked para viagens de onde nasceu o modelo com carenagens, para-brisa e outras mordomias focadas em pegar a estrada.

De lá pra cá a Tracer figura como a opção de grande capacidade dentro do catálogo da Yamaha, tanto no Brasil quanto fora do país.

Fato 3: Motor

Como era de se esperar, o conjunto mecânico da Tracer conta com o motor CP3 derivado da MT-09.

Trata-se de um propulsor de três cilindros com 847 cc, 12 válvulas e refrigeração líquida que entrega 115 cv de potência máxima a 10.000 rpm e 8,92 kgf.m de torque a 8.500 giros.

Aliado a esse motor temos o câmbio de 6 velocidades, a embreagem assistida e deslizante, ou seja, muito leve para o acionamento e que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marcha, e para finalizar o modelo ainda equipa quickshifter para troca de marchas sem uso da embreagem.

Fato 4: Suspensões

Um dos pontos fortes da Tracer 900GT com certeza é sua suspensão. O conjunto oferece o conforto ideal para encarar longos trajetos e ainda traz uma comodidade muito interessante na regulagem da suspensão traseira, que não é eletrônica.

Com vocação para pegar a estrada, a moto tem na dianteira um garfo invertido com tubos dourados com curso de 137 mm que é totalmente ajustável, mas é na traseira que está seu forte.

A Tracer oferece um balança alongada na traseira, proporcionando bom entre-eixos geral para a moto, e traz amortecedor com curso de 142 mm. O diferencial na comodidade é que a suspensão traseira pode ter a pré-carga da mola ajustada com a mão, direto de cima da moto, apenas girando a manopla que fica do lado esquerdo logo abaixo do assento do carona.

Fato 5: Tecnologia 

A Tracer não é uma motocicleta repleta de tecnologias, porém, ela tem suas cartas na manga.

O modelo conta com um belo painel digital com tela colorida de alta definição em TFT. Um display que foi inspirado nas superesportivas da Yamaha.

Esse mostrador apresenta um bom leque de informações e ainda permite que as telas possam ser customizadas de acordo com o gosto do condutor.

A tela conta com funções como luzes de funcionamento do sistema Quick Shift, ajustes do Controle de Tração e Piloto Automático, tudo tecnologias embarcadas presentes na Tracer 900.

Com luzes de posição e farol em LED, o modelo traz até manoplas com aquecimento controlável de forma fácil através de um botão no próprio punho.

Fato 6: Nova Tracer 9 2023

Na Europa a Tracer 900 recebeu no ano passado atualizações e passou a se chamar Tracer 9.

Ou seja, por lá a moto ganhou a mais recente versão do motor CP3 de 3 cilindros, que ficou maior e foi atualizado com as novas normas de emissões do Euro5.

Com isso, em vez de ficar menor e menos potente, a capacidade da Tracer foi aumentada para 889 cc, dando 42 cc adicionais, sua potência máxima foi para 119 cv a 10.000 rpm e o torque máximo para 9,5 kgf.m aos 7.000 giros. Por lá, o modelo também ganhou uma repaginada no visual.

Fato 7: Sistema de radar 

No entanto, as novidades dessa nova geração da Tracer 9 podem não param por aí, pois o modelo foi flagrado recentemente em testes com um suposto novo sistema de radar.

Segundo rumores, e as fotos do flagra registradas pela publicação austríaca 1000 PS, espera-se que a moto adote em breve um controle de cruzeiro adaptativo – Adaptive Cruise Control (ACC) – aliada a esse novo radar percebido logo abaixo do conjunto ótico principal, ficando entre os dois faróis de baixo.

Essa pequena “caixa preta” pode abrigar o sensor do radar, que com o auxílio da tecnologia ACC, pode manter a moto a uma distância constante e segura de veículos à frente, freando a moto ao perceber obstáculos, por exemplo. Tudo isso pode vir a incrementar a Tracer 9 – que ainda não está disponível aqui no Brasil com esse novo visual já vendido na Europa.

Fato 8: Peso e capacidade

Voltando a falar do modelo disponível aqui no Brasil, a Yamaha Tracer 900 GT figura como uma das sport touring mais leves e potentes no mercado.

Exatamente! A Yamaha destaca em seu comunicado oficial que a moto pesa apenas 215 quilos em ordem de marcha e que entrega uma ótima relação peso x potência.

Com seus 115 cavalos de potência máxima, e os já mencionados 215 kg em ordem de marcha, estamos falando de 1,86 kg por cavalo. Nada mal para uma moto voltada para as estradas, e não para as pistas.

Fato 9: Preço Tracer 900 GT 2023

A nova Yamaha Tracer 900 GT 2023 já está disponível no mercado nacional e chega ao mercado mantendo as características descritas anteriormente. No entanto, ainda não recebeu as atualizações vistas no modelo disponível na Europa.

Por aqui, o modelo chega em duas opções de cores: cinza (Tech Grey) e vermelho (Redline). O preço público sugerido divulgado pela Yamaha para a Tracer 900 GT 2023 é de R$ 65.490,00.

10 Rivais de mercado 

As principais rivais de mercado da Tracer 900 GT são as motos de linhas maiores, como BMW GS e Triumph Tiger.

No entanto, enquanto o modelo da Yamaha é bem mais adequado a viagens, sua vocação fica limitada para o asfalto. Já as suas concorrentes apostam mais no uso misto, encarando também caminhos de terra mais agressivos.

Advertisement

Autor do Artigo


Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Gustavo
Gustavo
17 dias atrás

BMW GS e Tiger como rivais? Não faz sentido. A BMW XR e a Tiger Sport até fariam mais sentido, apesar das diferenças de potência. Também dá pra colocar a Versys 1000 nessa disputa. Ah, e tem a Ducati Multistrada 950.

Augusto Pedrosa correa
Augusto Pedrosa correa
18 dias atrás

Já era pra estar sendo atualizada em 2023 , como sempre , estamos atrasados, até na Colômbia já se vende os modelos da YAMAHA da EU , inclusive a T7 . Um absurdo esse PROMOTE de merda !