Home » Destaques » 5 dicas de como evitar roubo de moto

5 dicas de como evitar roubo de moto


03 nov 2015 0 Comentários

Quem é motociclista sabe que a moto é muito mais do que um simples meio de locomoção: ela é a companheira do dia a dia, de algumas aventuras e de passeios nos finais de semana. E só quem já teve a moto furtada ou roubada sabe a tristeza que é. Como muitos modelos não são cobertos pelas seguradoras ou o valor do seguro é muito alto, os proprietários buscam alternativas de como evitar o roubo de motos em dicas simples.

Utilizando alguns acessórios e seguindo alguns passos práticos, as chances de manter sua moto segura aumentam.

5 dicas de como evitar roubo de moto 01

Veja só:

1 – Travas e Correntes

Existem modelos de correntes específicas para motos, com revestimento de plástico que evita que o acessório enferruje ou risque o veículo. Pode não ser o método mais seguro, mas é uma ótima opção para quando o orçamento estiver apertado.

Já a trava para moto é um equipamento mais robusto, que tem a função de travar o disco ou a coroa da motocicleta. Ela é menor e mais fácil de transportar do que a corrente, além de ser mais difícil de ser violada. Alguns modelos de travas possuem alarme que, além de lembrar o motociclista de retirar o acessório, também ajudam contra o bandido.

2 – Rastreadores para Motos

O rastreador é o item de segurança mais completo e eficiente do mercado. Empresas como a Ituran oferecem dois tipos de tecnologia para rastrear motos: Radiofrequência e GPS/GPRS.*

Rastreador para Motos via RF não consome a bateria da moto – por não ter fios – e, com o seu tamanho reduzido, pode ser colocado em locais imperceptíveis, diminuindo a chance de ser encontrado por pessoas indesejadas. Além disso, esta tecnologia é imune à ação do JAMMER (aparelho que neutraliza o sinal GPS/GPRS).

Já o Rastreador Ituran para Motos via GPS/GPRS, com cobertura nacional, possibilita o monitoramento pela web, bloqueio do motor de arranque, função pisca alerta, sirene (opcional) e alerta anti-roubo. É possível, também, criar uma espécie de “cerca eletrônica” – que nada mais é do que configurar uma rota que o veículo pode transitar. Qualquer saída não notificada dessa região gerará um aviso no sistema e/ou o bloqueio do veículo.

Além dessas vantagens, o Rastreador Ituran para Motos é um dos mais baratos do mercado e a Ituran é líder nacional em recuperação de veículos. Por isso, a empresa garante o reembolso de 100% do valor pago para a Ituran até o momento do roubo, caso sua moto não seja recuperada.

*Disponível apenas na Grande SP e Grande RJ.

3 – Alarmes para Motos

O alarme também é um grande aliado para evitar roubos e furtos. Os modelos específicos para motos são menores e feitos para suportar as vibrações do veículo e as diversas condições às quais ele é sujeito, como chuva e sujeira. Alguns alarmes emitem um sinal sonoro assim que alguém tenta mexer na moto; outros possuem uma espécie de sensor de presença que, caso o chaveiro do alarme não esteja por perto, bloqueia a ignição da moto.

4 – Local para Estacionar

Sempre que possível, estacione a moto em um local que você possa vê-la e que seja movimentado, como lugares próximos a comércios ou portarias de prédios. Ruas desertas são um convite para os bandidos. Outra dica é estacionar a moto em um local que não seja facilmente acessível. Se for difícil tirar a moto do lugar, ela será um alvo menos tentador.

5 – Mude seu Trajeto

Evite fazer o mesmo trajeto todos os dias, mesmo que essa mudança torne o caminho mais longo. Fazer sempre o mesmo caminho facilita a vida dos assaltantes, que poderão analisar qual o melhor lugar e momento para “dar o bote”. Seja imprevisível no seu roteiro e garanta a segurança da sua moto.

5 dicas de como evitar roubo de moto 01

Todas essas dicas são um complemento na segurança do motociclista e ajudam a diminuir o risco de ter sua moto roubada ou furtada.



Deixe uma resposta