Belém vai receber 300 motos elétricas para locação até a COP30
60 motos elétricas estarão disponíveis no início de julho e serão encaminhados lotes mensais com 60 unidades até novembro durante a COP30

A capital Belém vai receber 300 motos elétricas.
Trata-se de um projeto da 99 em colaboração com a Riba.
As motos chegarão gradativamente até a realização da COP30.
Belém vai receber 300 motos elétricas
A 99, em colaboração com a Riba Brasil, anunciou o início de uma operação de motos eletrificadas em Belém (PA). A iniciativa é voltada à ampliação da mobilidade sustentável na região e vai ter o total de 300 motos elétricas.
A primeira leva, com 60 motocicletas, estará disponível a partir do início de julho, e as demais 240 serão entregues em remessas mensais de 60 unidades – até a realização da COP30.
Em resumo, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) está marcada para ocorrer de 10 a 21 de novembro no estado do Pará. E segundo as empresas, o valor para locação das motos elétricas será de R$399/semana para os parceiros.
Ainda de acordo com a 99 – que é uma empresa da companhia global chinesa Didi Chuxing (“DiDi”) – Belém será vitrine de um modelo de operação que proporciona economia em relação aos veículos a combustão.
Crescimento acelerado das motos no Pará
O número de motociclistas em Belém quase dobrou entre 2013 e 2023. Entre abril de 2024 e abril de 2025, a 99 registrou aumento de quase 60% nas entregas realizadas com motocicletas e crescimento de aproximadamente 40% nas viagens com passageiros.
Para atender às especificidades da região, um modelo de moto elétrica desenvolvido pela Riba Brasil foi customizado à geografia de Belém. A motocicleta possui capacidade de carga de até 220 kg e tem autonomia de até 120 km.
Além disso, estas motos elétricas têm acesso até 14 estações de troca de bateria (swap stations), cada uma com até nove compartimentos disponíveis. Segundo a parceira Riba, trata-se de um projeto que teve Belém como a cidade-piloto escolhida para a implantação.