Aumento de IPI em setembro faz fábrica da Shineray no Brasil ser repensada

Começou a valer em setembro o aumento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para todas as motocicletas vindas de fora da Zona Franca de Manaus, que havia sido anunciado pelo governo em maio. O valor do imposto ficou definido em 35% sobre todas as motos. E com isso a Shineray que pretendia construir sua fábrica em Saupe, fora da Zona Franca de Manaus, teve que repensar esse investimento de R$100 milhões, pois mesmo construindo sua fábrica no Brasil a fabricante, que importa suas motocicletas da China, ainda sofreria com a aplicação do imposto.

Advertisement

A taxa que agora é de 35% (antes era de 15% para motos de até 50cc, de 50cc a 250cc a porcentagem era de 25% enquanto que para as motos acima das 250cc o valor já era de 35%) só atingiu aproximadamente 10% do mercado motociclístico, os outros 90% escapam da taxação por terem suas motocicletas montadas ou produzidas na Zona Franca de Manaus, zona essa que sofre a isenção da taxa.

Uma das principais atingidas pela alta do IPI a Shineray diz que manterá seus preços sem aumento por enquanto, porém, afirma repensar o investimento de R$100 milhões em 2013 na construção da fábrica em Saupe, Pernambuco, que fica fora da Zona Franca de Manaus.  A Shineray  é a única das 10 principais marcas do Brasil a não ter uma fábrica em Manaus e tem de importar suas motos da China.

“Mantida esta situação, vamos repensar a fabricação fora da Zona Franca de Manaus. O novo IPI inviabiliza o projeto em Suape”, diz o diretor da Shineray, Paulo Perez.

[vitrine]Capacete[/vitrine]

Advertisement

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
ana paula
ana paula
8 anos atrás

olá tudo bem esses anuncios que vem saindo no jornal são validos por favor me respondam!!!

Amedar Consulting
8 anos atrás

Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it’s truly informative. I am going to watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future. Numerous people will be benefited from your writing. Cheers!