Como fazer um desvio de emergência? Dicas de pilotagem

Frear e desviar? Apenas desviar? Veja o que fazer em uma situação de emergência que exige desvio imediado da moto com essa dica de pilotagem.

dicas-desvio-emergencia-01

Frear e desviar? Apenas desviar? Umas das situações que mais assusta um piloto durante a pilotagem é saber como fazer um desvio de emergência em situações de risco.

Advertisement

No final de 2019 fui convidado pela TRX, a maior empresa de experiências com motocicletas na América do Sul com mais de 2 mil clientes treinados em suas mais de 120 edições de cursos de pilotagem, para participar do curso On Road 2.

Nele, fomos treinados para ter uma posição de pilotagem mais adequada para cada situação, aperfeiçoamos o contra esterço, treinamos o controle da moto em baixa velocidade e em manobras, além de aperfeiçoar curvas e aprender a fazer um desvio de emergência com o sem frenagem.

dicas-desvio-emergencia-01

Como fazer um desvio de emergência com a moto?

O pessoal da TRX compartilhou com a gente a parte teórica de como fazer um desvio de emergência na moto, vejamos na íntegra:

Pilotar com segurança e performance exige que você tenha bastante conhecimento das reações e comandos da moto. Existe a tríade IDENTIFICAR/DECIDIR/AGIR. Para aprimorar a sua pilotagem, você precisa trabalhar bem esses 3 pontos.

Na hora de fazer um desvio de emergência, você precisa: IDENTIFICAR a distância e rota de fuga, DECIDIR entre frear e desviar ou apenas desviar e definir a melhor técnica para AGIR.

dicas-desvio-emergencia-02

Para começar, na verdade devemos evitar ao máximo ter a necessidade de fazer um desvio de emergência. Para isso, você deve pilotar atento, identificando e mapeando o que há ao seu redor, redobrando a atenção em locais mais movimentados, cruzamentos, regiões de comércio e escolas.

Mas se algo surgir repentinamente à sua frente, quanto mais cedo IDENTIFICAR e da forma correta, mais tempo terá para DECIDIR e AGIR, aplicando a melhor técnica.

Vamos aos passos de como fazer um desvio de emergência:

  1. IDENTIFICAR da forma correta. Significa olhar para o objetivo, que é a sua rota de fuga, e não para o buraco, objeto na pista ou qualquer que for o obstáculo do qual você quer fugir. Lembre-se: Para onde olhamos é para onde vamos. Olhou errado… foi parar no lugar errado. Simples assim.
  2. Após IDENTIFICAR corretamente, você terá tempo de DECIDIR o melhor a fazer e, finalmente, AGIR. Possíveis decisões: Melhor desviar? Melhor parar completamente a moto? Frear o máximo possível e desviar?

dicas-desvio-emergencia-03

Parece fácil na teoria, mas na prática é preciso muito conhecimento da capacidade de frenagem da sua moto, contra esterço e uso correto dos freios dianteiro e traseiro para AGIR corretamente. Isso que é praticado durante treinamento ON-ROAD 2 da TRX.

Por exemplo, desviar rapidamente exige que o piloto olhe para onde quer desviar e aplique o contra esterço rapidamente sem uso do freio dianteiro (que normalmente é acionado em situações de pânico). Enquanto estiver usando o freio dianteiro a moto não inclina… Acidente à vista!

Frear completamente também pode ser perigoso se a moto não tiver ABS e, principalmente, se você não aplicar técnicas de posição, uso dos freios traseiro e dianteiro na sequência e usar a potência máxima possível deles ao acionar.

dicas-desvio-emergencia-04

Estudos apontam que o motociclista sem técnica de pilotagem utiliza, no máximo, 70% do freio. Em pista molhada, o medo de derrapar faz com que ele utilize ainda menos a capacidade de frenagem da moto.

Às vezes, durante um desvio de emergência com a moto, a melhor opção é frear para diminuir drasticamente a velocidade e permitir um desvio mais rápido e efetivo. E para isso é importante ter habilidade para entender a frenagem, desvio, olhar, enfim… é necessário ter técnicas de pilotagem para poder trocar a palavra acidente, por susto.

dicas-desvio-emergencia-05

Curso de pilotagem TRX, da teoria à prática

Durante o curso de pilotagem da TRX OnRoad 2 nós aprendemos toda a parte teórica e acabamos colocando ela em prática logo em seguida na pista.

Com instrutores especializados e extremamente experientes, vamos para um circuito pré-preparado, passamos por instruções e seguimos para rodar com a moto. Ao final de cada volta ou passagem pelos desafios do treinamento recebemos as correções na própria pista e voltamos para refazer a passagem.

Umas das partes técnicas mais interessantes, essa já logo no início do curso, é o contra esterço.

dicas-desvio-emergencia-06

Com as explicações dadas, logo nas primeiras voltas já estávamos pilotando a moto com apenas um braço e uma perna apoiados nela ou ainda sentados de lado, com as duas pernas apoiadas no mesmo lado da moto.

Apesar de parecer simples, essa parte do treinamento serviu para relembrar que o equilíbrio é essencial e que nós temos o controle total da moto para usar o contra esterço sempre que precisarmos.


Depois entramos na parte do slalom longo e curto e partimos para algumas voltas em um percurso com alguns desafios de baixa velocidade.

“Quem passar por esse obstáculo sem errar e sem encostar o pé no chão não paga o almoço”, brincou Daril, um dos experts da TRX durante o curso, já que naquele caso o almoço estava incluso.

Assim, durante um dia inteiro (variando de curso para curso) fomos aperfeiçoando a técnica a cada tipo de frenagem e desvio, além de diversos outros pontos que nos foram passados, como:

  • Pilotagem defensiva;
  • Posição de pilotagem mais adequada para cada situação;
  • Contra esterço;
  • Visão correta na pilotagem;
  • Controle em baixa velocidade e em manobras;
  • Frenagem de emergência (com e sem ABS) com pista seca e molhada;
  • Curvas e desvios nos mais variados estilos e posicionamentos;
  • Desvios de emergência;
  • Outras dicas para aprimoramento de pilotagem

dicas-desvio-emergencia-08

Um curso de pilotagem é importante para aperfeiçoar a pilotagem e aprender ou rever técnicas que são cruciais em situações do dia a dia ou de emergência.


Recomendamos os cursos de pilotagem TRX, especialmente no caso do OnRoad 2 pelo qual passei e me certifiquei ao final do dia. Para mais informações sobre o curso, acesse: https://bit.ly/TRX-OnRoad2

dicas-desvio-emergencia-07

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *