Dicas de segurança no trânsito para jovens motociclistas

Sabendo do poder, tanto de liberdade quanto de responsabilidade, que uma motocicleta dá a uma pessoa, resolvemos listar algumas dicas de segurança importantes para ajudar jovens motociclistas no trânsito.

dicas de segurança no transito

Com as entregas por aplicativos em uma demanda gigantesca por conta do isolamento social e uma mudança na economia nacional, os jovens estão comprando cada vez mais motocicletas de entrada e invadindo as ruas com sua força de vontade e muito empenho.

Advertisement

Juntando o entusiasmo da facilidade de adquirir seu primeiro veículo, sendo a moto mais acessível, com a vontade de se tornar independente ao trabalhar por conta própria, é que também vemos um número maior de acidentes com esses pilotos.

Sabendo do poder, tanto de liberdade quanto de responsabilidade, que uma motocicleta dá a uma pessoa, resolvemos listar algumas dicas importantes para ajudar a garantir a segurança dos jovens motociclistas no trânsito cada vez mais intenso que vivemos no Brasil.

dicas de segurança no transito

Dicas de segurança no trânsito para jovens motociclistas

Sabendo da triste estatística que as maiores vítimas de acidentes de trânsito com motos em São Paulo são de pessoas na faixa etária entre 18 e 24 anos, correspondendo a uma fatia de 34% do total no estado, é inevitável não associar fatores como a inexperiência e a falta de habilidade desses motociclistas para contribuírem com esse índice.

Um pouco dessa associação vem de que também sabemos que não há um longo e específico treinamento para que os recém-habilitados saiam dos centros de formação de condutores com a experiência que a rua exige.

dicas de segurança no transito

Esse “feeling” sobre duas rodas só o tempo, treinamentos, muita atenção e muito cuidado irão poder trazer para os novatos.

  • Entre no grupo do Motorede no Telegram, saiba tudo em primeira mão e interaja diretamente: t.me/Motorede

Mas, claro, algumas dicas podem contribuir bastante para tentar amenizar a falta de experiência e relembrar que muitas situações diárias para quem roda muito com a moto podem ser contornadas ou evitadas com um simples aperto maior na fivela do capacete.

dicas de segurança no transito

Dica de segurança: EQUIPE-SE

Então a primeira dica é: EQUIPE-SE! Pilote sempre com o máximo de equipamentos de segurança disponíveis, pois o equipamento de proteção é o que faz a diferença entre sérios danos à saúde ou apenas alguns hematomas mais leves.

dicas de segurança no transito Capacete

Capacete: não saia para pilotar sem um bom capacete, que permita prender de forma eficiente abaixo do queixo, que possua uma viseira em boas condições e que seja aprovado pelo Inmetro.

dicas de segurança no transito Luvas

Luvas: podem parecer frescura ou um incômodo, porém, são essenciais para garantir a proteção dos seus dedos, seja em um acidente ou mesmo de possíveis pedras que possam atingir a mão no dia a dia.

dicas de segurança no transito Jaqueta

Jaqueta: Faça calor ou faça chuva, uma jaqueta com protetores de ombros, cotovelos e costas vão garantir a segurança em um acidente mais grave.

dicas de segurança no transito Botas

Bota: Um item muitas vezes dispensado por ser caro ou desconfortável para quem fica muitas horas em cima da moto rodando o dia inteiro. Porém, tão essencial quanto a luva, irá proteger os pés de detritos que possam ser levantados pela roda dianteira no dia a dia ou garantir que seu tornozelo não saia muito machucado em uma queda.

dicas de segurança no transito Calça

Calça: Um item muitas vezes considerado caro, mas que é indispensável. Caso seja complicado adquirir uma calça específica para pilotagem, hoje em dia é possível comprar apenas as proteções separadas e usá-las por baixo de uma calça comum, por exemplo;

dicas de segurança no transito

Dica de segurança: SEJA VISTO

A outra dica é: Seja visto no trânsito! Não pilote em pontos cegos e evite ficar muito próximo de caminhões em alta velocidade para pegar o chamado “vácuo”.

Utilize roupas de pilotagem com faixas refletivas ou cores que chamem atenção, tanto de dia quanto a noite.

Nunca retire as faixas ou utilize capacete sem faixas refletivas na frente, dos lados e atrás. Quando usar capa de chuva, garanta que ela possua uma cor que faça você ser visto e que também tenha faixas refletivas.

dicas de segurança no transito

Dica de segurança: MANUTENÇÃO

Uma dica muito importante: A manutenção da motocicleta! Garanta que sua moto esteja com a manutenção em dia.

Não rode com pneus desgastados além do limite, os famosos “pneus carecas”. Sempre verifique se as lâmpadas da moto estão funcionando e teste as luzes de freio e piscas regularmente. Verifique os freios teste eles antes de ir para a rotina diária ou quando for viajar.

dicas de segurança no transito

Dica de segurança: ATENÇÃO

E para finalizar: Mantenha atenção redobrada! Fique atento aos sinais de trânsito e também aos veículos em sua volta.

Preste atenção em cruzamentos importantes onde um outro veículo ‘desavisado’ pode atravessar repentinamente, evite trafegar nos “corredores” e, caso seja necessário, pilote com velocidade adequada.

E nunca se esqueça, quanto mais tempo em cima de uma moto no mesmo dia, maiores as chances de “relaxar” na hora de cobrar atenção em situações comuns do dia a dia que exigem mais habilidade.

Boa parte dos acidentes que acontecem por falta de atenção surgem no final do dia, quando o piloto já está cansado ou quando relaxa a caminho de casa. Muitas vezes aquele pedaço do percurso que fazemos várias vezes acaba nos pregando peças e resultando em acidentes por estar relaxado demais.

Advertisement

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Joe
Joe
8 meses atrás

Inutil – as pessoas estão loucas. Estou com medo de andar de moto e de carro – só nesta ultima semana: Eu no carro e o peão na moto, curva a direita, ele na esquerda e eu na direita – ele fez a curva jogando a moto na minha frente, invadindo minha faixa. Tive que frear brusco senão levaria ele; e isso ta ficando comum, tangenciam a curva e vc que espere. Agora deram pra querer passar entre o carro e o meio fio. Corredor é pros fracos!! E a ultima novidade – duas motos no mesmo corredor – há… Ler mais »