Férias e final de ano sobre uma moto, dicas de segurança e de como viajar bem

Estamos chegando ao fim de ano e nada melhor do que aproveitar as férias para fazer uma boa viagem de moto. Mas atente-se, você deve seguir alguns cuidados com muita atenção para não ter nenhuma surpresa desagradável durante sua viagem. Vou repassar aqui algumas dicas básicas e que você não vai nem precisar se esforçar tanto para segui-las.

Advertisement

Trace a rota
Faça o traçado da sua rota utilizando mapas, um sistema GPS ou até mesmo o Google Maps que lhe fornece a rota passo-a-passo de como chegar ao seu destino. Atente-se sempre em verificar as vias principais e as vias alternativas, pois não se sabe quando poderá ser necessário fazer um desvio.Verifique a previsão do tempo para a região do seu destino. Cheque também os postos de combustíveis e conveniências que existem em sua rota, você não gostaria de ficar sem combustível no meio do caminho, certo?

Vestimenta/Roupa
Preste atenção nas roupas que você deve usar em sua viagem. É comum motociclistas planejarem a viagem corretamente e no dia de saída simplesmente não atentar para a roupa que está usando e iniciar a viagem sem a vestimenta adequada. Os principais fatores de usar as roupas adequadas para viajar são justamente o conforto e a segurança. Opte sempre por calças e jaquetas que fiquem justas em você, para que não ocorra o efeito “para-quedas” em casos de roupas grandes ou desconforto em caso de roupas apertadas demais. Não esqueça das botas, luvas e roupas de chuva, mesmo que você tenha verificado a previsão de Sol, sempre existe a possibilidade do tempo virar de repente.

Capacete
Eu poderia enquadrar o capacete como “Vestimenta/Roupa”, mas preferi criar um tópico especialmente dedicado para ele, pois o capacete e seu estado é de fundamental importância para proteção do(s) viajante(s). O seu capacete deve estar em perfeitas condições de uso, já que é o único item obrigatório pela lei que o motociclista deve usar. Você deve verificar se o seu capacete está com o selo do INMETRO, se ele ainda está dentro do prazo de validade, verificar também os adesivos refletivos e garantir que a sua viseira esteja sem riscos e limpa. Capacetes abertos só podem ser usados com óculos de proteção, os capacetes “Coquinho” são proibidos por lei, e os modelos off-road podem ser utilizados, porém, não é aconselhável por conta da sua “aba” na parte superior que com a força contrária do vento fará com que o piloto tenha sua cabeça forçada para traz durante a viagem, o que não será nada agradável.

Revisão da moto
Algo que você mesmo pode fazer antes de viajar, é verificar alguns itens importantes em sua motocicleta. É um item fundamental, principalmente quando trata-se de motos de grande quilometragem rodada. Faça um check-up em toda a moto, verificando se o nível de óleo está correto, se as velas estão em dia, calibre corretamente a pressão dos pneus, nunca viaje com pneus carecas, verifique a parte de iluminação da moto, se todos os faróis e piscas estão funcionando perfeitamente, mesmo que você não pretenda viajar a noite, estes são itens obrigatórios e fáceis de verificar. Não esqueça de levar um kit de ferramentas para alguma eventual emergência. Em casos de dúvida sobre qualquer item leve-a para uma revisão com um profissional, assim você garante sua viagem livre de problemas mecânicos.

Acima estão algumas dicas de fazer uma boa viagem de férias neste final de ano sobre a sua motocicleta. Existem mais algumas dicas como a distribuição da bagagem, se você for usar alforges laterais não esqueça de distribuir igualmente o peso para não haver desequilíbrio por conta disso. Não esqueça também de sempre carregar com você um celular carregado de créditos e bateria e que seja compatível com a região em que você planeja viajar. Sempre é bom viajar pela manhã, enquanto o corpo está mais disposto, sempre fazer um alongamento antes de começar a viagem e fazer algumas paradas estratégicas para descansar.

Basicamente estas são as dicas para que você faça uma ótima viagem de férias, se você tiver mais alguma dica, comente abaixo!

Boa viagem e boas férias.

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *