História da Honda BIZ, modelo atingiu 4 milhões de unidades no Brasil

História da Honda Biz. Um dos modelos que marca a história da Honda no Brasil e no mundo, Biz alcançou a impressionante marca de 4 milhões de unidades produzidas na fábrica de Manaus (AM). Veja a linha do tempo da Honda BIZ no país.

Historia-Honda-Biz-06

Um dos modelos que marca a história da Honda no Brasil e no mundo, Biz alcançou a impressionante marca de 4 milhões de unidades produzidas na fábrica de Manaus (AM).

Advertisement

Atualmente sendo disponibilizada com duas opções de motorização, uma de 110 cc e outra de 125 cc, seu grande diferencial está na troca de marchas sem acionamento de manete de embreagem, rodas grandes e a comodidade do espaço embaixo do assento.

A história da Honda Biz remete há mais de 60 anos atrás e teve inspiração na Super Cub, modelo que inaugurou a categoria CUB no mundo, lançada no Japão.

Historia-Honda-Biz-01

História da Honda BIZ

Com mais de 20 anos no mercado nacional, a história da Honda Biz acaba tendo origem muito mais antiga, no ano de 1958, quando a Honda do Japão inaugura o segmento Category Upper Basic, também conhecido como CUB, ao lançar a Honda Super Cub por lá.

Por aqui, a história dos modelos CUB começa por volta do ano de 1992 quando, inicialmente, a Honda C-100 Dream (imagem abaixo) desembarcou em terras brasileiras através de importação.

Quem lembra do famoso modelo com formas quadradas e bagageiro em cima do para-lamas na dianteira?

  • Entre no grupo do Motorede no Telegram, saiba tudo em primeira mão e interaja diretamente: t.me/Motorede

Historia-Honda-Biz-02-Dream

Pois bem, consolidada no mercado internacional desde o final dos anos 50 logo que essa motoneta importada tocou em solo brasileiro foi percebido que ela precisava de algumas atualizações e adaptações que atendessem o exigente uso do público brasileiro.

É aí que entra o time local da Honda e a criação da tão famosa BIZ no Brasil. Com uma equipe técnica de pesquisa da Honda Research Brazil (HRB), eles desenvolveram um projeto inovador, convenceram a matriz da marca e então criaram a representante nacional para o segmento CUB, a Honda BIZ.

Com o nome C-100 BIZ (imagem abaixo), o modelo foi lançado há 23 anos, em 1998, e deu uma mexida no mercado de duas rodas sendo a primeira CUB do mundo a trazer o tão utilizado espaço embaixo do assento.

Historia-Honda-Biz-03-C100

Rodas grandes e boas comodidades

Com capacidade para acomodar o capacete e mais alguns objetos, o armazenamento embaixo do banco se aliou com a facilidade na condução e a posição de pilotagem diferente das motos comuns, onde o piloto vai sentado ao invés de montado, para agradar um grande público.

Outro grande diferencial do modelo foi a roda de 17 polegadas na dianteira com pneu fino e de 14 polegadas atrás com pneu mais largo.

Essa combinação fez com que a BIZ encarasse os buracos de uma forma mais segura por conta da roda maior na frente e fosse mais resistente atrás, sofrendo menos com impactos na traseira.

Se tornando uma ótima opção para os iniciantes por conta do câmbio e com a altura do assento menor, da sua antecessora C-100 Dream a C-100 Biz brasileira herdou o motor e o câmbio. O restante a transformou em um modelo totalmente diferente.

Historia-Honda-Biz-04

Atualizações da Honda BIZ no mercado nacional

Claro que com o tempo a Honda BIZ demandaria de atualizações para se manter competitiva no mercado e continuar dominando o volume de vendas do segmento. Por conta disso, em 2005 surgiu a primeira grande atualização do modelo.

A Honda C-100 Biz evoluiu, passou a ser uma versão com motor maior, de 124,9 cilindradas, e ganhou o nome de Honda BIZ 125, deixando o C-100 para trás.

Já em 2009 ela se tornou a primeira moto de baixa cilindrada do Brasil a receber a tão moderna, para época, injeção eletrônica PGM-FI. Essa tecnologia melhora a eficiência do uso do motor resultando em menor emissão de gases poluentes e melhorando o consumo de combustível.

Historia-Honda-Biz-05-Flex

No ano de 2011 uma outra inovadora tecnologia foi aplicada na Honda BIZ, foi a versão de motor Flex (acima), permitindo ser abastecida tanto com gasolina como com etanol, e ainda teve a capacidade do tanque de combustível aumentada em 1,5 litros, passando de 4 para 5,5 litros.

Historia-Honda-Biz-06

Apenas um ano depois, percebendo que havia espaço no mercado a Honda lança a nova BIZ 100 (acima), uma versão de 100 cilindradas inspirada na BIZ 125 que chega para ser a opção de entrada para a família BIZ, que agora passa a contar com duas versões.

Em 2016, cinco anos após seu surgimento, a versão de entrada ganha uma atualização em seu motor, passando a trazer a tecnologia de injeção eletrônica e aumentando sua capacidade, e se torna a BIZ 110i.

Historia-Honda-Biz-07

Última grande atualização na história Honda BIZ

A última grande atualização da Honda BIZ aconteceu em 2018. As duas versões da CUB mais famosa do país vieram com mudanças estéticas, tecnológicas e até mecânicas que visaram deixar o modelo ainda mais adequado ao mercado atual.

Entre as atualizações os modelos receberam as mesmas mudanças no design, como novo painel, novo conjunto óptico frontal, além de laterais e rabeta com novo desenho e novas opções de combinação entre as cores do assento e partes internas.

Historia-Honda-Biz-08

Já no quesito praticidade elas passaram a contar com novo sistema de abertura e a ampliação do espaço embaixo do banco, tomada 12V e um inédito gancho retrátil posicionado entre as pernas do piloto para transporte de bolsas ou sacolas.

Fechando esse resumo rápido sobre as mudanças, na parte técnica a versão 2018 da Biz mantém os mesmos motores de 110 e 125 cc, mas a grande novidade é a adoção do sistema de freios combinados CBS (Combined Brake System) para as duas versões.

Historia-Honda-Biz-09-Alexandre-Cury

Honda BIZ 2021

Atualmente na versão 2021, a Honda BIZ segue com suas versões de 110 e 125 cilindradas, trazendo rodas raiadas para a primeira e aro do tipo estrela para a segunda, e oferece uma boa variação de cores entre elas, sendo 7 ao total.

A versão 2022 ainda não foi lançada até a data publicação dessa matéria, então seguimos aguardando para trazer as novidades assim que possível.

“Desde o lançamento, notamos que a Biz era um modelo que chegava para ficar, pois ela revolucionou o mercado e praticamente criou um novo segmento. Hoje, no Brasil, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB. Elas conhecem a Biz, um modelo que virou sinônimo da categoria e se notabilizou por um conjunto de atributos como design sempre moderno, versatilidade, facilidade de pilotagem e economia”, comenta Alexandre Cury, diretor Comercial da Honda Motos.

A BIZ 110i está com preço sugerido de R$ 8.730,00 enquanto que a BIZ 125i está sugerida em R$ 10.800,00 no site oficial da Honda Brasil.

Advertisement

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários