Home » Abaixo de 599cc » Nova Honda Monkey 125 é minimoto clássica com tecnologia atual

Nova Honda Monkey 125 é minimoto clássica com tecnologia atual


11 mai 2018 0 Comentários

Honda relança a Monkey, famosa minimoto dos anos 1970, com tecnologia atual para reviver um modelo icônico para a marca há muitas décadas.

Criada como um brinquedo para animar crianças de um parque japonês em 1961 o modelo equipava rodas de apenas 5 polegadas e motor de 50 cilindradas. Alguns anos depois, em 1963, por conta do seu sucesso a Honda homologou uma versão para as ruas.

Recebendo atualização na década de 1970, quando passou a vir com rodas de 8 polegadas e garfo telescópico desmontável, foi quando a minimoto se tornou uma febre no mercado da Europa e EUA e acabou virando um ícone para a Honda.

Honda Monkey 125 2018

Nova Honda Monkey vem com motor de 125 cc

Aproveitando que o mercado das “minimotos” de 125 cc tem trazidos novidades, como a própria MSX 125 (GROM) da Honda ou a Z 125 da Kawasaki (veja mais), esse nicho acabou se tornando interessante para as marcas.

A nova Monkey 125 2018 chega ao mercado trazendo o clássico visual que a consagrou, mas isso é apenas visual. Por baixo de todo o romantismo do design está muita tecnologia, como o motor de 125 cc e injeção eletrônica herdado da nova MSX 125 GROM.

Um fato curioso é que existe um “troca-troca” entre os dois modelos da Honda. A Monkey surgiu primeiro, a MSX 125 GROM é um projeto recente desenvolvido com base na Monkey antiga e a nova Monkey se aproveitou de itens da GROM para o seu retorno.

Para quem não lembra a Honda GROM, como é chamada em alguns mercados, foi apresentada ao Brasil durante o Salão Duas Rodas 2017 e deixou muita gente curioso. O modelo traz especificações mais comuns em motos maiores e detalhes Premium em sua visual.

Honda Monkey 125 2018

O motor compartilhado entre os dois modelo é capaz de gerar a potência máxima de 9,5 cavalos e seu câmbio, de 4 marchas, conta com embreagem multidisco em banho de óleo. A Honda afirma que esse motor tem consumo de impressionantes 67 km/l.

Confirmando que existe muita coisa atual escondida no visual clássico, a nova Monkey traz garfo telescópico invertido na dianteira e freios a disco nas duas rodas. Para completar, o modelo ainda equipa freio ABS na dianteira.

Mantendo o estilo único da minimoto, as rodas são de 12 polegadas nas duas rodas, com pneus largos, e o seu comprimento é de apenas de 1.700 mm. Para critério de comparação, uma CG 160 tem quase 300 mm a mais de comprimento.

Honda Monkey 125 2018

Fechando o pacote moderno da icônica Honda Monkey o modelo ainda ganhou farol e piscas em LED, além de equipar painel de LCD.

A novidade está sendo lançada para o mercado Europeu e tem previsão para chegar nas lojas em julho estarando disponível em três opções de cores (Amarelo, Preto e Vermelho). Seu preço ainda não foi confirmado pela Honda.

Honda Monkey 125 2018 Honda Monkey 125 2018 Honda Monkey 125 2018 Honda Monkey 125 2018



Deixe uma resposta