Lançamentos Honda 2021 para o Brasil Forza 350, Africa Twin 1100 e mais

Os lançamentos Honda 2021 vão desde uma scooter sofisticada com 350 cilindradas voltada a completar o lineup da marca, passam pela superesportiva de rua com motor mais potente já fabricada pela Honda e chegam até na Bigtrail repleta de tecnologia e o famosos câmbio DCT.

lancamentos-honda-2021-brasil-00

É oficial, para 2021 o ano da Honda será marcado pela chegada de novos modelos e por conta disso a fabricante acaba de confirmar 3 novas motos para o Brasil.

Advertisement

Os lançamentos Honda 2021 vão desde uma scooter sofisticada com 350 cilindradas voltada a completar o lineup da marca, passam pela superesportiva de rua com motor mais potente já fabricada pela Honda e chegam até na Bigtrail repleta de tecnologia e o famosos câmbio DCT.

Todas as novidades foram anunciadas em uma coletiva de imprensa virtual restrita em que participamos e trazemos os detalhes aqui.

lancamentos-honda-2021-brasil-00

Lançamentos Honda 2021 para o Brasil

Resumo:

  • A primeira delas, mais leve, potente e agora passando a trazer o tecnológico câmbio DCT é a nova Africa Twin em sua versão de 1100 cilindradas.
  • A segunda da lista é outra topo de linha, a nova CBR 1000RR-R Fireblade que é fruto de um projeto 100% novo e traz um motor de 4 cilindros em linha inédito que é o mais potente já produzido pela Honda.
  • E a terceira grande novidade é ele, o novo Forza 350, um scooter de média cilindrada com design sofisticado e até controle de tração.

AFRICA-TWIN-01

Nova Africa Twin 1100 DCT no Brasil

Lançada em 2019 na Europa, a Africa Twin 1100 é a segunda geração dessa nova fase da Bigtrail da Honda e, além de motor maior e mais potente, chegará ao Brasil trazendo um grande avanço tecnológico, o câmbio de dupla embreagem DCT.

As principais novidades da nova Africa Twin 1100 são:

  • Seu motor de 2 cilindros passou de 998 cc para 1.084 cc.
  • Com isso a potência subiu de 95 cv da versão anterior para os 102 cv. O torque também teve leve aumento, passando dos 10 para os 10,7 kgf.m (válido para versão europeia);
  • O modelo contará com modos de pilotagem que tem opção de 4 níveis de potência, 3 de freio motor e até 7 opções do controle de tração.
  • O chassi do modelo renovado, onde ela também teve sua ergonomia revisada.
  • Com as atualizações, a Africa Twin 1100 ficou 5 kg mais leve, tendo 226 kg na versão Standard e 240 kg na Adventure Sports, aquela com tanque maior e itens de fábrica voltados para viagem;

O modelo ainda traz ABS com atuação em curvas, controle de anti-wheeling (anti-empinadas) e uma painel touch-screen de 6,5 polegadas, que já foi confirmado para versão vendida por aqui.

AFRICA-TWIN-02

Além de todas essas atualizações, a grande novidade da Africa Twin 1100 que chegará ao nosso mercado em 2021 está no câmbio DCT. E aí você me pergunta: o que é esse tal de câmbio DCT? E eu respondo: é um câmbio automático para motos desenvolvido pela Honda.

Já equipada no X-ADV vendido aqui no Brasil, a transmissão DCT trabalha com dupla embreagem para que as trocas de marchas sejam feitas de forma automática, sem a necessidade de ação do piloto. Comparável a um carro automático.

Através de um novo sistema de medições com 6 eixos, essa transmissão é capaz de ler a velocidade, aceleração e inclinação da moto de forma extremamente rápida para que o DCT tenha o máximo de informações na hora de trocar as marchas, reduzindo a fadiga de um engate errado.

AFRICA-TWIN-03

Como a proposta da Africa Twin são as longas viagens, tanto no asfalto quanto na terra, a Honda informa que o modelo virá equipado com o “botão G”, feito para melhorar seu uso no fora de estrada.

A fabricante também destaca que só na Europa já foram vendidas mais de 140 mil motos equipadas com esse tipo de câmbio e que em 2019 45% das Africa Twins vendidas eram do tipo DCT.

AFRICA-TWIN-04

Aqui no Brasil a Honda nos informou que venderá 4 versões da nova Africa Twin 1100, duas com DCT e duas com câmbio convencional.

Além de todas as mudanças, o modelo ainda trará um novo visual para a Bigtrail da Honda no Brasil, um pouco mais moderno que a versão anterior. Teremos que aguardar seu preço.

FIREBLADE-01

Nova CBR 1000RR-R Fireblade no Brasil

Fruto de um projeto 100% novo, o segundo grande lançamento anunciado pela Honda para 2021 no Brasil é a superesportiva CBR 1000RR-R Fireblade, a moto 1000cc mais potente já produzida pela Honda.

Começando pelo visual, a nova Fireblade passa a trazer linhas modernas, extremamente esportivas e que de tão bonitas resultaram em um dos mais importantes prêmios do design internacional: o Red Dot Award, na categoria design de produto.

E como a própria fabricante diz, se tratando de uma superesportiva, a beleza nunca é um mero item visual, acaba sendo pensado também como um aspecto aerodinâmico voltado a eficiência. E isso é exaltado pelas pequenas asas, que além de deixarem a moto mais esportiva no estilo, servem para aumentar a pressão aerodinâmica e manter a moto colada no chão.

FIREBLADE-02

Profundamente inspirada na poderosa RC213V da MotoGP, a nova CBR 1000RR-R Fireblade virá equipada com o motor de quatro cilindros em linha mais potente já feito pela Honda. Compartilhando do mesmo curso e diâmetro que a RC213V-S, a nova superesportiva da Honda entrega uma potência máxima de 217,5 cv (a 14.500rpm) e torque de 11,5 kgf.m (a 12500rpm) enquanto seu peso é de apenas 201kg. Esses dados são do modelo internacional, mas aqui no Brasil não deverá ser muito diferente.

A Honda ainda destaca que o chassi é novo, uma estrutura de trave dupla de alumínio onde a suspensão Öhlins Smart EC, com interface eletrônica, permite regulagem direto via painel de instrumentos.

FIREBLADE-03

Para completar, a superesportiva que chegará ao Brasil ainda trará uma enorme tela em TFT repleta de informações e que oferece fácil controle de toda eletrônica embarcada.

O painel permite navegar e selecionar entre os três modos de pilotagem, nove opções de controle de tração, três opções de “antiwheelie”, amortecedor de direção, freio motor, “quickshifter” e muito mais, tudo isso através de um joystick situado no punho esquerdo.

Assim como sua irmã aventureira topo de linha, a nova CBR 1000RR-R Fireblade ainda não teve seu preço para o mercado brasileiro divulgado, nem a data exata de chegada, apenas informando que será em 2021.

FORZA350-01

Nova Honda Forza 350 no Brasil

Apresentado ao público em sua versão de 300 cilindradas durante o Salão Duas Rodas de 2019, o terceiro grande lançamento Honda 2021 é o novo Forza 350, que chegará para aumentar ainda mais as opções de scooters da marca no país.

Segundo a fabricante, a grande receptividade do público com o Forza 300 exibido no Salão deu à Honda a certeza que a nova Forza 350 mereceria integrar o line-up nacional. E assim será feito. O modelo chegará ao Brasil em 2021.

FORZA350-02

Ainda mais moderna, tecnológica e com um design sofisticado e elegante, a Forza 350 traz o inédito motor eSP+ (enhanced Smart Power Plus) que passou das 279 para as 330 cilindradas. Esse propulsor entrega a potência máxima de 28 cv (a 7.000 rpm) e tem torque de 2,8 kgf.m (a 5.750 rpm).

Aliado a isso estão a conhecida transmissão do tipo CVT e o tecnológico controle de tração HSTC, que pode ser desconectado através de tecla no punho esquerdo do guidão.

Com rodas de 15 polegadas na frente e 14 atrás, o novo Forza 350 que chega ao Brasil traz freio ABS de dois canais, computador de bordo repleto de informações, chave Smart Key, iluminação full LED, conectividade pela tomada USB e o sistema Honda Smartphone Voice, pelo qual o piloto – se equipado com capacete com fone de ouvido e microfone –, conseguirá fazer chamadas via telefone celular, gerenciar comandos de navegação e outras facilidades, tudo por comandos de voz.

FORZA350-03

Com suspensão telescópica na dianteira, bichoque regulável na traseira e compartimento abaixo do banco capaz de abrigar dois capacetes fechados, uma comodidade muito interessante é o para-brisas com regulagem de altura elétrica. Algo parecido equipado na gigante Gold Wing.

O novo Forza 350 vem para o mercado fazendo jus ao seu nome, que no mercado internacional é sinônimo de sofisticação, mas por enquanto a Honda não informou seu preço nem a data de chegada oficial.

É esperado que o modelo seja lançado ainda no primeiro semestre de 2021, pois informalmente sua chegada era prevista ainda para 2020, o que acabou não se concretizando por conta da situação atual em que o mundo se encontra.

Advertisement

1 resposta em “Lançamentos Honda 2021 para o Brasil Forza 350, Africa Twin 1100 e mais

  1. Na verdade o motor da Forza 350 entrega 29,2 cv e 3,2 kgfm de torque. É um bom incremento em comparação com a SH 300i e mais ainda em relação a Yamaha Xmax 250.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *