Home » Abaixo de 599cc » Moto Elétrica e Autônoma Honda Riding Assist-e

Moto Elétrica e Autônoma Honda Riding Assist-e


16 out 2017 5 Comentários

A Honda apresentará a sua nova moto elétrica que fica em pé sozinha, a Honda Riding Assist-e, no próximo Tokyo Motor Show, que acontecerá entre o dia 27 de outubro e 5 de novembro, no Japão.

A moto é considerada a segunda fase do projeto Riding Assist, do qual já falamos aqui e trata-se de uma tecnologia que usa três motores elétricos para mover partes da moto como o ajuste de entre-eixos e o guidão, além de movimentar a moto para manter ela em pé sozinha, sem nenhum apoio no chão.

Já nessa segunda etapa, a fabricante japonesa está apresentando a propulsão elétrica para que a motocicleta seja funcional e possa rodar pelas estradas, sendo uma aliada para os jovens pilotos.

Nesse sentido a Honda posicionou o assento mais baixo, reduziu o centro de gravidade e ainda adicionou a tecnologia de auto-balanceamento sem o uso de um giroscópio (Riding Assist) para que a moto se equilibre sozinha.

Moto Elétrica Honda Riding Assist-e

Moto Elétrica Honda Riding Assist-e

O sistema de auto-balanceamento da Honda foi baseado na tecnologia utilizada no Uni-Cub, um veículo pequeno que consiste em um assento sobre uma roda capaz de transportar uma pessoa, utilizando os movimentos do corpo como condutor de direção.

Esse sistema só opera a velocidades muito baixas, feito para equilibrar a moto no momento de saída ou de parada. Em velocidades mais altas não há necessidade de auto-balanceamento, pois a propulsão da moto já faz essa função.

Moto Elétrica Honda Riding Assist-e

Como informado, a Riding Assist não usa giroscópios tradicionais para se manter em pé sozinha, pois isso deixaria o modelo muito pesado e pouco funcional para uma moto elétrica.

No lugar deles a Honda optou por usar esse seu novo sistema que atua fazendo pequenos movimentos de direção (na roda dianteira) e ajustes mínimos de entre-eixos para equilibrar a moto sozinha.

Moto Elétrica Honda Riding Assist-e

Ainda não há muitas informações relacionadas as especificações técnicas da novidade. A Honda deve segurar tudo para quando ela for apresentada durante o Tokyo Motor Show, mas através das fotos podemos observar os seguintes detalhes:

  • O painel de instrumentos exibe o “Mode 4”, indicando que haverá ao menos 4 modos de equilíbrio/consumo de bateria;
  • O painel também exibe graus de inclinação
  • Não há ignição por chave, provavelmente usando o sistema Smart Key Honda
  • Quadro de treliça
  • Suspensão traseira por mono-braço
  • Suspensão dianteira convencional
  • Freios a disco Nissin nas duas rodas
  • Iluminação Full LED
  • Pneus Bridgestone

Moto Elétrica Honda Riding Assist-e

Em nosso canal no Youtube (inscreva-se aqui) nós publicamos um vídeo comentando todos os detalhes sobre o sistema Honda Riding Assist que mantêm a moto em pé sozinha, assista:

Vídeo Honda Riding Assist

A nova moto elétrica e autônoma Honda Riding Assist-e é mais um passo da fabricante japonesa em direção aos veículos totalmente elétricos, variando eles desde motos, passando por veículos pessoais como scooters de uma roda e chegando até aos carros.

Moto Elétrica Honda Riding Assist-e Moto Elétrica Honda Riding Assist-e



  • Maycon Farias

    Fantástica

  • kleber bom bom 1

    esquecerao dos retrovizores

  • Sinceramente, se eu tivesse grana e acesso a uma moto como esta, com certeza teria uma. Tecnologia muito legal e inovadora. Envolvente, com certeza, ainda mais elétrica, deve ser muito show andar nela…

  • kleber bom bom 1

    kibon
    moto show
    sera que vao vender na dicasa
    eu kero uma
    comprei a minha moto la
    a 17 anos a traz hoje tenho duas muito boa e confortavel economica
    esmerilhei depois reformei hoje en dia linda toda equipada
    fazes
    qua venhan as mulheres motoqueiras motociclistas
    moto e sexo cama sutra
    ouço rock funk regae moto music
    e a propsito alguen ae quer trocar duas trails por uma shoper estradeira pago volta
    se quizer entre en contato cel vivo 996961028 kleber
    un suave abraço