Moto Elétrica Zero DS Motorcycles tem desempenho similar a motos convencionais

Segundo informações após um teste de 100km feito com uma Zero DS, modelo Dual da moto elétrica, a moto se assemelha com uma convencional entre 250cc e 300cc. Tudo isso com um motor muito silencioso e sem nenhuma vibração.

Advertisement

A Zero Motorcycles apresentou mais uma vez seus modelos no Salão Duas Rodas 2011, antes já havia apresentado modelos no Salão de 2009, e agora enfim inicia a comercialização de suas motos elétricas no Brasil. Modelos elétricos em nosso país não é novidade alguma, porém, os modelos da Zero Motorcycles em especial a Zero DS elétrica é a mais potente à venda no Brasil. A marca dos EUA investe em máxima performance em seus produtos e com isso consegue garantir motos elétrica muito próxima das convencionais.

A elétrica Zero DS é um modelo Dual Sport preparada tanto para terra como para asfalto. Aqui no Brasil o modelo vem equipado com pneus para ruas calçadas ou de asfalto, com rodas de aro 16” na traseira e 17” na dianteira. Seu motor é um elétrico que segundo a fabricante gera 25cv a 3050RPM e 6,01kgm.f a 3050RPM. Valores de potência comparáveis com modelos convencionais de até 300cc que encontramos por aqui. Apesar da potência a elétrica não emite barulho de moto, apenas um pequeno som agudo que aumenta gradativamente conforme sua velocidade. E já que estamos falando em velocidade, segundo as informações do teste, a arrancada da Zero DS após a partida é fraca, apresenta certa resistência mesmo com potência comparável com modelos de até 300cc convencionais, porém, sua força é exibida conforme sua velocidade aumenta e a velocidade máxima alcançada com facilidade no teste urbano foi de 90km/h. A fabricante informa que seu modelo Zero DS pode chegar a máxima de 105km/h.

Uma elétrica é realmente muito diferente de uma convencional. Começando a contar que não se dispõe de freio motor, marchas ou embreagens na Zero DS. Logo, teremos que nos adaptar a não termos o freio motor para controlar algumas manobras bem comuns nas motos convencionais e com isso a atenção deve ser redobrada, pois iremos depender totalmente dos freios a discos das rodas traseiras e dianteiras. Com sua bateria pesando 49kg, a Zero DS tem um peso total de 125,6kg. Porém, sua bateria está posicionada de modo a concentrar a maior parte da força, durante as frenagens, em sua roda dianteira, algo que faz a moto perder um pouco da sua agilidade. A autonomia da bateria da DS, segundo sua fabricante, é de até 80km em uso moderado na cidade e leva 4 horas para recarregar em tomada comum, você só precisa conectar seu cabo a uma tomada 110v ou 220v. Também não é necessário aguardar a carga ficar 100% completa, você pode carrega-la um pouco e sair rodando sem problemas.

A moto elétrica Zero DS está custando R$39.900,00. Um preço elevado ao que temos no Brasil se comparado com as motos convencionais equivalentes em potência, porém, a Zero já está trabalhando na possibilidade de montar seus modelos em Manaus fazendo com que seu preço caia, já que os comercializados aqui são importados dos EUA.

Com informações do G1

Abaixo veja as fotos da nova moto elétrica Zero Motorcycles DS:

[vitrine]Capacete[/vitrine]

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *