Home » Acima de 600cc » Novo Motor bicilíndrico de 650cc Royal Enfield

Novo Motor bicilíndrico de 650cc Royal Enfield


07 nov 2017 0 Comentários

Royal Enfield apresentou seu primeiro motor de dois cilindros e 650cc em seu novo centro tecnológico no Reino Unido.

Esse propulsor vem para equipar a nova geração de motocicletas da fabricante eu seu principal objetivo é se tornar uma plataforma global que carregue as características originais da marca pelo mundo.

Isso demonstra que a nova unidade, desenvolvida pelo UKTC da Royal Enfield em Leicestershire em parceria com a equipe de desenvolvimento de produtos da Royal Enfield Chennai na Índia, deve chegar ao Brasil em breve, junto com as novas gerações.

Motor 650cc Royal Enfield

Novo Motor 650cc Royal Enfield

O novo bicilíndrico da Royal Enfield vem para manter um elo entre os modelos atuais e a nova geração, sendo o ponto central da nova linha de motocicletas da marca que será lançada em breve.

A promessa é de revigorar e expandir o nicho das média-cilindradas da fabricante, sempre mantendo o característico estilo de puro motociclismo.

A novidade tem dois cilindros paralelos,  em quatro tempos, com comando único de cabeçote, refrigerado a ar e com 648 cilindradas.

Motor 650cc Royal Enfield

Ele entrega a potência máxima de 47 cavalos e seu torque é de 5,2kgf.m, o que segundo comunicado visa facilitar a pilotagem, sem a necessidade de trocas frequentes de marcha, sendo descomplicada e macia.

Esse propulsor foi projetado para oferecer um equilíbrio perfeito entre a potência e torque, desenvolvido para as mais variadas condições de uso, garantindo assim uma condução fácil e suave.

Motor 650cc Royal Enfield

Mantendo o estilo clássico dos motores Royal Enfield, essa versão de 650cc continua refrigerada a ar, o que dá aquele visual limpo e elegante, mas também vem com menos componentes e menos peso.

A marca destaca os dois tubos e as aletas de refrigeração, que mantém a essência Royal Enfield e dão maior impacto visual.

Outro item destacado foi seu ronco. Para manter a familiaridade com as motocicletas atuais, o novo motor teve seu ronco puxado para o mesmo som emitido pelos monocilíndricos atuais. A ideia é oferecer a “trilha sonora similar à que faz parte da história da marca”.

Motor 650cc Royal Enfield

A fabricante reforça a mensagem de que esse motor ficou mais suave e foi feito para dar o torque adequado nas mais variadas faixas de rotação, evitando a troca excessiva de marchas.

Para isso, uma série de elementos foi repensada, como um virabrequim criado em peça única, inédito em uma motocicleta da marca, que garante a força e capacidade de controle de torque do motor.

Toda a plataforma dessa novidade, incluindo motor e chassi, foi submetida a vários testes rigorosos durante seu desenvolvimento, sendo testes em laboratório, provas, pista de corrida e estradas.

Motor 650cc Royal Enfield

Ficha Técnica motor 650cc Royal Enfield

Tipo Dois cilindros em linha, 648 cilindradas, quatro tempos, manivela de 270 graus, comando único de cabeçote e refrigerado a ar
Potência 47 cv @ 7100rpm
Torque 52Nm @ 4000rpm
Curso de Biela x Diâmetro de Pistão 78mm x 67.8mm
Taxa de compressão 9.5:1
Caixa de câmbio Seis marchas
Gestão de combustível Injeção eletrônica
Sistema de ignição TCI