Home » Acima de 600cc » Tudo que mudou na nova MT-09 2020 lançada no Brasil

Tudo que mudou na nova MT-09 2020 lançada no Brasil


13 mar 2019 5 Comentários

Yamaha acaba de lançar a novíssima MT-09 2020 no Brasil já com suas devidas atualizações apresentadas no mercado internacional, como o novo e característico farol duplo em LED.

O modelo estará disponível na rede de concessionárias da Yamaha no final do mês de março com preço público sugerido de R$43.690,00, sem frete.

Veja a seguir todos os detalhes e o que mudou nessa nova naked de três cilindros que foi responsável por inaugurar o conceito Dark Side of Japan no Brasil.

Nova-MT-09-2020-Brasil-01

Nova MT-09 2020 no Brasil

A Yamaha MT-09 evoluiu e está mais incrível do que nunca. A segunda geração do modelo ícone da Série Master of Torque ganhou várias novidades que a tornaram ainda mais eficiente, bonita e emocionante!

A nova MT-09 2020 tem um design animal. O novo conjunto óptico formado por dois faróis duplos em LED, as maiores tomadas de ar junto ao tanque e as carenagens de proteção do radiador, na qual agora são fixados os piscas, deixaram seu visual ainda mais arrojado e musculoso.

Na traseira, as mudanças também são facilmente perceptíveis com a nova lanterna com efeito 3D em LED e o arrojado para-lama junto à roda que é fixado diretamente na balança da suspensão, que também tem a função de suporte da placa.

Nova-MT-09-2020-Brasil-02-Farol

Nova Yamaha MT-09 2020 no Brasil, Design

O novo farol duplo, totalmente em LED, garante a Yamaha MT-09 2020 um visual sofisticado e agressivo.

A aparência musculosa, que é uma de suas marcas registradas, ficou ainda mais evidente com as novas e maiores entradas de ar junto ao tanque de combustível e as carenagens de proteção do radiador onde agora são fixados os piscas dianteiros.

O banco também é novo. Ele ganhou um formato mais anatômico e sua parte traseira está mais longa para oferecer maior espaço e conforto ao garupa.

Nova-MT-09-2020-Brasil-03-Banco

Na parte central, a ponteira de escapamento toda em aço inox foi modificada, ganhado um design mais moderno e único. Enquanto que na traseira, os destaques são a nova lanterna em LED e o para-lama junto à roda, que fixado na balança da suspensão, também serve como suporte da placa.

Até mesmo o painel 100% digital ganhou novo posicionamento, mais para a direita, tudo para tornar sua visualização ainda mais fácil.

Ele é completo e traz todas as informações que um motociclista precisa, como os indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta giros, odômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura do motor e temperatura ambiente.

Nova-MT-09-2020-Brasil-04-Motor

Para poder curtir ainda mais toda sua esportividade e domar o torque brutal de seu destemido motor de 3 cilindros, a nova MT-09 2020 também vem equipada com diversas tecnologias embarcadas.

Entre elas estão o controle de tração, sistema “Quick Shift”, que permite trocas de marchas ainda mais rápidas, e embreagem deslizante do tipo “Slip Clutch”, que possibilita reduções de marcha mais bruscas sem risco do travamento da roda traseira.

Master of Torque! A MT-09 é uma motocicleta completa e bem concebida em todos os detalhes, segundo a própria Yamaha. Seu motor é capaz de gerar um monstruoso torque de 8,92 kgf.m.

Além disso, ela é leve, com peso em ordem de marchas de apenas 193 quilos, que dividido pelos 115 cv do motor, gera a relação peso e potência de 1,67 quilo por cv.

Nova-MT-09-2020-Brasil-05-Motor-CP3

O motor de três cilindros da MT-09 é do tipo DOHC, com dois comandos, 12 válvulas e arrefecimento a líquido, que foi batizado pela Yamaha com a sigla CP3, significando Crossplane 3, uma alusão ao número de cilindros e à tecnologia Crossplane nele empregado (a mesma utilizada na Yamaha M1).

Essa tecnologia permite não só um baixo nível de vibração, como principalmente por entregar o torque e potência de forma linear e progressiva, permitindo assim que todo o potencial do motor seja mais facilmente explorado.

Graças ao Quick Shift as trocas de marchas são feitas em um piscar de olhos, apenas pressionando para cima o pedal do câmbio, sem a necessidade de acionar a embreagem a cada engate, e mantendo a rotação do motor sempre alta.

Nova-MT-09-2020-Brasil-06

Isso acontece graças a um sensor junto ao pedal do câmbio que identifica seu movimento quando as marchas vão ser engatadas.

Nesse momento, o sistema Quick Shift – que não atua nas reduções – realiza o corte na ignição em uma fração de segundos, permitindo assim o rápido acionamento do câmbio sem que o mesmo, e também a embreagem, sejam danificados.

Nova-MT-09-2020-Brasil-07

Yamaha MT-09 2020 no Brasil, Tecnologia

O motor da MT-09 também é repleto de tecnologia. Ele é equipado com um moderno sistema de injeção eletrônica, em que o combustível é injetado na câmara de combustão como um “spray micrométrico” por meio de doze orifícios instalados em cada um dos três bicos injetores.

Trabalhando integrado ao sistema de injeção, está o sistema YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle), que detecta as menores ações do piloto por meio do punho do acelerador e transmite os dados para a ECU (Electronic Control Unit).

Por sua vez, a ECU calcula instantaneamente o quanto de combustível deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema. Isso permite ao condutor ter um controle mais preciso das respostas do motor.

Nova-MT-09-2020-Brasil-08-D-Mode

Nova MT-09 2020 D-Mode

Outro importante recurso oferecido na MT-09 é o sistema Yamaha D-MODE (Drive Mode), que possibilita a escolha de três diferentes formas de respostas ao acelerador (STD, A e B) que podem ser escolhidos de acordo com as condições de pilotagem e estilo de cada um:

    • STD: Opção que cobre várias situações de pilotagem, entregando torque firme e contínuo tanto em baixa como em alta velocidade;
    • A: Mais agressivo do que o modo STD, com respostas mais rápidas;
    • B: Brando, se comparado ao STD, este modo proporciona uma pilotagem mais moderada.

Nova-MT-09-2020-Brasil-09

Nova MT-09 2020 Ciclística e Comportamento

Seu quadro inteiramente em alumínio é leve, compacto e sua geometria privilegia a agilidade na pilotagem. Também conta a favor de sua ciclística, o baixo peso em ordem de marcha de 193 kg e a forma na qual ele é distribuído.

Além das massas estarem concentradas na parte de baixo da motocicleta, o que a torna rápida nas mudanças de direção, sua distribuição do peso entre os dois eixos tem a proporção de 50.2% por 49.8%, ou seja, 97 kg para o dianteiro, e 96 kg para o traseiro.

Outras novidades na nova MT-09 que também garantem maior controle na pilotagem, presentes em motos de competição como a M1 de Valentino Rossi e Maverick Viñales, são a embreagem deslizante, ou “Slip Clutch”, e o controle eletrônico de tração.

Nova-MT-09-2020-Brasil-10

O sistema de embreagem deslizante, conhecido como “Slip Clutch”, tem como objetivo impedir o travamento da roda traseira em reduções de marcha mais bruscas, ajudando a manter a estabilidade e controle, além de deixar o manete de embreagem 20% mais leve para facilitar seu acionamento.

Já o controle eletrônico de tração tem a função de dosar a entrega de torque do motor para a roda traseira, evitando que ela “destracione” em situações de aceleração brusca ou quando houver baixa aderência no piso.

Esse recurso tem duas opções de ajustes: o modo 1 evita que a roda patine em qualquer situação, enquanto que o modo 2 realiza um controle moderado, intervindo menos na pilotagem. Além disso, o sistema permite ser desligado.

Nova-MT-09-2020-Brasil-11-Conjunto-Otico

Ajustes na suspensão da nova Yamaha MT-09

Outro grande diferencial apontado pela Yamaha na nova MT-09, que a tornou ainda mais equilibrada, estável e fácil de controlar, são os novos ajustes da suspensão dianteira.

Como já acontecia no amortecedor traseiro, os amortecedores dianteiros do tipo invertido agora contam, além da regulagem da pré-carga da mola, com ajuste do retorno e a compressão da parte hidráulica.

Dessa forma, é possível adequar o funcionamento de ambas suspensões ao peso do condutor, à forma que ele pilota a moto, e até mesmo ao tipo de piso em que ela será utilizada.

Nova-MT-09-2020-Brasil-12-Freio-ABS

Freios ABS da nova MT-09 2020 no Brasil

Por fim, não menos importante quando o assunto é controle, estão os poderosos freios com ABS, capazes de fazer a nova MT-09 frear tão bem quanto acelera.

Ela é equipada com dois discos flutuantes de 298 mm e pinças radiais de quatro pistões cada na dianteira, e pinça e disco simples de 245 mm na traseira.

Já o sistema ABS, garante o não travamento das rodas, tanto nas frenagens mais bruscas, quanto em condições de baixa aderência, como por exemplo no asfalto molhado ou sujo.

Nova-MT-09-2020-Brasil-13

Nova Yamaha MT-09 2020 Preço e data de chegada

A nova MT-09 2020 estará disponível na rede de concessionárias da Yamaha no final do mês de março ao preço público sugerido (sem frete) de R$43.690,00, e sua garantia é de um ano sem limite de quilometragem.

As opções de cores para o modelo são: Preto Fosco (Matt Black), Azul (Racing Blue), e Cinza Sólido (Night Fluo).

Nova-MT-09-202-Brasil-14-Painel Nova-MT-09-202-Brasil-15-Lanterna-Traseira



5 Comentários para "Tudo que mudou na nova MT-09 2020 lançada no Brasil"

  1. Tem previsão do lançamento no Brasil da MT 09 Tracker 2020?

  2. Boa tarde. Estou ansioso para chegada da nova MT Tracer 2020. Já vendi a minha e estou aguardando para pegar uma zero. Será que até maio sai ???

  3. Quando será que a MT09 Tracer GT será lançada? Quero viajar pô!

  4. Excelente. Pena estar além de minhas capacidades $.

Deixe uma resposta