Home » Abaixo de 599cc » Nova CG 150 Titan CBS 2015 traz tecnologia de freios combinados para as baixas cilindradas

Nova CG 150 Titan CBS 2015 traz tecnologia de freios combinados para as baixas cilindradas


11 ago 2014 2 Comentários

Segundo a fabricante, a nova CG 150 Titan CBS 2015 é a primeira motocicleta de baixa cilindradas do mundo a vir equipada com o sistema de frenagem combinado (CBS – Combined Breaking System). O sistema, no entanto, já estava presente no Brasil em scooters como o Honda PCX 150 e Lead, e também no CityCom 300i da Dafra.

Sendo item de série a partir desses mês para as versões ESD e EX da CG 150 Titan, o CBS causou um aumento de apenas R$180,00 nos valores de cada modelo. A CG 150 Titan CBS 2015 tem o preço sugerido de R$7.680,00 na versão ESD e de R$8.180,00 para a EX.

Nova CG 150 Titan CBS 2015

Freios Combinados para nova CG 150 Titan CBS 2015

Através da utilização apenas do pedal de freio traseiro (sem tocar com a mão no manete do freio dianteiro) o sistema CBS distribui o poder necessário para a frenagem entre as duas rodas da CG 150 Titan. O sistema faz uma ação combinada entre os freios traseiro e dianteiro à fim de garantir maior eficiência na hora de frear a moto.

A intenção da Honda é trazer mais segurança para todos os tipos de pilotos, principalmente para os novatos. Que muitas vezes, por conta do mito de acidentes e capotamento ao usar o freio dianteiro, passam por aulas que não dão experiência suficiente para utilização correta do mesmo.

Segundo informações do colunista do G1 Roberto Agresti, para que a redução de velocidade em piso seco seja feita adequadamente 70% da força deve ser utilizada no manete do freio dianteiro, enquanto que apenas 30% devem ser aplicadas no pedal do freio traseiro.

Nova CG 150 Titan CBS 2015

Como funciona o sistema de freios CBS da CG 150 Titan 2015

Comparando os freios CBS da 150 Titan com os ABS, equipado em motocicletas de grandes cilindradas, a diferença está em que o primeiro sistema (CBS) não evita o travamento da roda. Já no ABS a sua função é justamente essa, evitar que as rodas se travem em uma frenagem brusca.

A opção da Honda pelo CBS em vez do sistema ABS é justamente porque o ABS não seria tão eficaz quando a moto estiver rodando em terrenos irregulares e de chão batido. Podemos até mesmo observar que os modelos de grandes cilindradas que possuem freio ABS e que são feitos para uso misto, tanto no asfalto quanto chão batido, possuem a opção de desligar o ABS. Justamente para rodar em estradas de terra com mais efetividade.

O sistema de freios CBS equipado na nova CG 150 Titan 2015 faz com que, ao piloto pisar no pedal de freio traseiro, o freio dianteiro receba automaticamente 25% de sua capacidade total de desaceleração. Os 75% restantes só se aplicarão à roda dianteira caso o piloto acione o manete de freio dianteiro. Isso garante uma boa eficiência no momento da frenagem e ajuda os novos pilotos que desconhecem a maneira correta de desacelerar a motocicleta.

Nova CG 150 Titan CBS 2015 Nova CG 150 Titan CBS 2015



2 Comentários para "Nova CG 150 Titan CBS 2015 traz tecnologia de freios combinados para as baixas cilindradas"

  1. Enquanto isso sem novidades para a CB300R.
    Que pelo andar da carruagem continuará sendo uma moto sem nenhuma inovação válida desde o dia do seu lançamento.

Deixe uma resposta