Nova tendência? Agora é a vez da Ducati Monster 1200S ficar mais “mansa”

Aparentemente as fabricantes estão começando a seguir uma tendência no desenvolvimento de suas motos. Antes elas buscavam criar modelos com super potência, muita força e pouco controle, enquanto que agora podemos observar que elas tem se voltado mais para o piloto, desenvolvendo modelos que continuam tendo uma boa potência, mas que sejam mais tranquilos e fáceis de pilotar.

Temos como exemplo a famosa Honda Hornet 600 que em sua nova versão virou 650cc, porém, ficou menos potente que a antiga 600cc (leia a matéria completa sobre a nova Hornet 650). Agora é a vez da Ducati trazer a sua big naked Monster 1200S mais mansa que a versão anterior.

Ducati Monster 1200S 2014Ducati Monster 1200S 2014

Aparentemente as fabricantes estão começando a seguir uma tendência no desenvolvimento de suas motos. Antes elas buscavam criar modelos com super potência, muita força e pouco controle, enquanto que agora podemos observar que elas tem se voltado mais para o piloto, desenvolvendo modelos que continuam tendo uma boa potência, mas que sejam mais tranquilos e fáceis de pilotar.

Advertisement

Temos como exemplo a famosa Honda Hornet 600 que em sua nova versão virou 650cc, porém, ficou menos potente que a antiga 600cc (leia a matéria completa sobre a nova Hornet 650). Agora é a vez da Ducati trazer a sua big naked Monster 1200S mais mansa que a versão anterior.

Ducati Monster 1200S 2014Ducati Monster 1200S 2014

Lançada na Europa neste mês a novidade da Ducati já está disponível nas lojas por lá. Aqui no Brasil a previsão é que o modelo chegue até julho deste ano custando aproximadamente R$69mil.

A Ducati Monster 1200S é considerada mais dócil, pois possui o mesmo motor das Ducati Multistrada e Diavel, porém, com alguns cavalos de potência a menos. Na verdade são apenas 5cv de diferença entre elas (Monster 1200S = 145cv; Diavel e Multistrada = 150cv). O gerente de projeto da nova Monster, Giulio Malagolli, disse que “Poderíamos fazê-lo mais potente, como na Diavel e na Multistrada, mas preferimos optar por uma curva de torque mais plana em todas as faixas de rotação”.

Em outras palavras, a moto sofreu essa mudança para deixá-la mais fácil de pilotar. O motor instalado nela é um Testatretta 11º, com 4 válvulas por cilindro, de 1198cc, refrigerado a liquido e com ignição Dual Spark que é capaz de gerar 145cv de potência a 8.750RPM e torque máximo de 12,7kgf.m a 7.250RPM.

Usando muito da eletrônica embarcada, a Ducati Monster 1200S traz modos de pilotagem e controles de ABS que são chamados de Ducati Safety Pack (DSP). Os modos de pilotagem são 3: O Sport, mais agressivo de todos, libera todos os cavalos de potência da Monster e ainda reduz a interferência do ABS e CT ao mínimo, deixando as respostas muito mais instantâneas; O modo Touring também dispões de todos os 145cv de potência, porém, dá uma boa suavizada nas respostas do acelerador; Já o modo Urban é exclusivo para uso na cidade e limita a potência a 100cv e ainda mantêm os freios ABS e o Controle de Tração no nível máximo;

Ducati Monster 1200S 2014

Com toda essa configuração a Ducati Monster 1200S ainda é capaz de rodar aproximadamente 250km com seu tanque de 17,5 litros, fazendo com que seu consumo de combustível gire em torno de quase 16km/litro.

Veja abaixo a fica técnica e fotos da nova Ducati Monster 1200S 2014:

DUCATI MONSTER 1200S

Motor: Dois cilindros em V, 8V, 1.198,4 cm³, refrigeração líquida

Potência: 145cv a 8.750 rpm

Torque: 12,7kgfm a 7.250 rpm

Câmbio: 06 marchas

Alimentação: injeção eletrônica

Dimensões: 2.156mm (comprimento) x 2.156mm

Peso: 182kg (a seco)

Tanque: 17,5litros

 Valor: R$ 68.900 (não confirmado)

Ducati Monster 1200S 2014 Ducati Monster 1200S 2014 Ducati Monster 1200S 2014 Ducati Monster 1200S 2014

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *