Triumph lança nova Tiger 900 no mercado

Após ser flagrada camuflada em testes, finalmente nova Triumph Tiger 900 é lançada oficialmente pela marca britânica. Veja todos os detalhes agora!

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Após ser flagrada camuflada em testes, finalmente nova Triumph Tiger 900 é lançada oficialmente pela marca britânica.

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Todos aguardavam que a aventureira de média cilindrada fosse apresentada durante o ECIMA (Salão de Milão) em novembro, porém, a surpresa ficou para esse mês. A espera foi boa, pois há uma grande lista de mudanças. Entre elas, o novo motor de 888 cilindradas.

Ao todo serão cinco versões que chegarão ao mercado, divididas em duas famílias (GT e Rally). São elas: Tiger 900 Rally e Rally PRO; Tiger 900 “Standard”; e Tiger 900 GT e GT PRO. O preço no mercado internacional parte de 9.500 Libras.

Nova Tiger 900 fazendo curva

Mercado de média/alta cilindrada em alta

O mercado das motocicletas de média/alta cilindradas voltadas a aventura ou uso misto está em alta em todo o mundo, é só darmos uma breve olhada nos últimos lançamentos como Ténéré 700, F 850GS e 790 Adventure, por exemplo.

Isso reflete não só que o público está percebendo que esse perfil de motocicleta é muito mais ágil e fácil de pilotar do que os modelos acima de 1000 cilindradas, como também as fabricantes estão de olho nessa movimentação.

E a até então Tiger 800, uma moto muito querida por seus proprietários e que aqui no Brasil se tornou um carro de chefe da Triumph em vendas, estava começando a ficar para trás. Agora não mais, pois a fabricante acaba de anunciar sua nova versão, a Tiger 900, com diversas mudanças.

Nova Tiger 900 GT Vermelha parada em uma calçada

Nova Tiger 900

Com todas as mudanças na parte visual e estrutural da nova Tiger 900 podemos perceber que ela ficou mais leve e ergonômica para o uso no fora de estrada. Ainda mais do que a atual Tiger 800 já é.

Com a parte frontal totalmente redesenhada, o novo modelo traz farol menor e mais moderno, para-lama dianteiro superior redesenhado, novas carenagens avançadas do tanque e até para-lama dianteiro inferior maior, que serve como proteção para as bengalas.

Detalhe da nova Tiger 900 lateral

De uma forma geral, a Tiger 900 passou por um facelift que a deixou mais sofisticada, com a cara do mercado atual que consome e concorre com esse tipo de motocicleta. Um novo e enorme painel TFT de 7 polegadas equipa as 4 principais versões, menos a de entrada.

Duas novas Tiger 900 saltando em terreno de areia

Mas, claro, as mudanças não se resumem só ao design. O que também deixou a trail da categoria de 900 cc com cara mais leve e off-road foi o novo chassi modular e o sub-chassi parafusado na parte traseira.

O conjunto ficou significativamente mais leve que o modelo anterior, chegando a uma redução de peso total na casa dos 5 quilos, dependendo da versão da nova moto.

Outro requisito que garante a pegada mais off-road da nova Tiger é seu assento. Ele ficou ligeiramente mais fino, promovendo melhor encaixa das pernas perto do tanque. O guidão, movido cerca de 10 mm para trás, também contribuiu para isso.

Um nova Tiger 900 Vermelha a esquerda e outra Branca a direita paradas.

Principais Aspectos Técnicos da nova Tiger 900

Um dos principais aspectos técnicos da nova Tiger 900, se não o principal, está no motor de maior capacidade. Sai o tricilíndrico de 800 cc para a entrada de uma nova versão com 888 cilindradas.

Essa nova configuração rendeu 10% a mais de torque, indo a 8,887 kgf.m, além de uma melhora de potência em média rotação. Ou seja, a moto ficou mais forte e ainda melhorou a entrega de potência nos médios giros para reforçar a vocação off-road.

Segundo fontes internacionais, houve também uma mudança em sua saída de gases, fazendo com que, em rotações mais baixas, a nova Tiger 900 emita um ronco similar ao de uma bicilíndrica. Ainda não sabemos se isso é uma crítica ou elogio, só ouvindo para entender.

Detalhe lateral a suspensão dianteira da nova Tiger 900

Outro aspecto técnico que foi aprimorado são as suspensões da nova Tiger 900. Para a versão de entrada e as versões GT e GT PRO, as suspensões dianteira (curso de 180 mm) e traseira (curso de 170 mm) são da Marzocchi.

Na versão de entrada o ajuste da suspensão é apenas manual na pré-carga da mola traseira, enquanto que na GT são ajustáveis tanto na frente quanto atrás para compreensão, rebote e pré-carga. Já na GT PRO a suspensão tem ajuste eletrônico.

Para as outras duas versões, a Tiger 900 Rally e Rally PRO, a suspensão é da marca Showa ajustável com curso de 240 mm na dianteira e 230 mm na traseira.

Tiger 900 Vermelha com piloto em cima acelerando na estrada de asfalto.

Nova Triumph Tiger 900 Preço

Por enquanto a Triumph da Europa revelou apenas o preço da nova Tiger 900, sendo de 9.500 Libras. Esse valor, em conversão direta para o Real no momento da publicação desse artigo, fica em torno de R$ 52 mil.

Como critério de comparação, no mesmo mercado da Europa, usando a Inglaterra como base para comparação, a BMW vende sua F 850GS a partir de 9.875 Libras. Algo em torno de R$ 54 mil.

Ainda seguindo nas comparações de valores, aqui no Brasil a BMW vende a F 850GS pelo preço a partir de R$ 45.900,00, enquanto que a Triumph vende a atual Tiger 800 XR de entrada por R$ 40 mil e a mais completa, Tiger 800 XCa, por R$ 52.990,00.

Nova moto Tiger 900 vista de trás
Nova moto Triumph Tiger 900 vista de frente

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1 comentário em “Triumph lança nova Tiger 900 no mercado

  1. tenho interesse em comprar uma moto Triumph nova 900cc favor informar quando ja existir para venda imediata versão Rally PRO fico no agurdo grato

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