Honda lançou a XR 300L Tornado 2025 e seu repço.
Modelo chega com preço mais alto que a Sahara.
Confira todos os detalhes da nova aventureira.

Honda XR 300L Tornado 2025

O resgate de nomes de sucesso já é uma tradição na Honda. Mais recentemente, a marca relançou a XRE 300 Sahara seguindo esta trilha, que se repete agora com a XR 300L Tornado.

A nova XR 300L Tornado nasce agora como o chassi derivado da CRF 250F, off- road puro-sangue da marca, com estrutura tubular de aço, suspensões de longo curso e rodas raiadas com aro de alumínio 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira.

Além disso, a novidade compartilha elementos derivados da Sahara. Assim, a Tornado se vale do mesmo motor monocilíndrico SOHC arrefecido a ar, de 293,5 cm³. Em virtude de alterações na caixa do filtro de ar, a potência máxima usando etanol é de 24,8 cv (24,3 cv com gasolina).

Desta forma, a nova Tornado tem 0,4 cv a menos em relação ao motor que equipa a Sahara 300. Já o torque máximo de 2,74 kgf.m (com etanol, 2,7 kgf.m com gasolina) foi mantido, e surge em regime levemente inferior de rotação.

Conjunto e equipamentos 

Quanto às suspensões, a XR 300L Tornado chega com um garfo dianteiro telescópico, com tubos de 41 mm e 245 mm de curso na roda. Já o aro de alumínio de 21 polegadas calça pneu na medida 90/90.

Na traseira, a suspensão Pro-Link tem conjunto mola/amortecedor regulável em sete posições ancorado à balança de alumínio. O curso é de 227 mm (2 mm a mais que na Sahara 300), com pneu traseiro na medida de 120/80 – 18.

A XR 300L Tornado está equipada com os novos pneus Metzeler Karoo Street. Já a frenagem conta com sistema ABS (Antilock Brake System) de dois canais, com disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e traseiro tem 220 mm de diâmetro.

O peso seco da Honda XR 300L Tornado é de 143 kg e a capacidade do tanque é 13,8 litros (3,7 litros de reserva). A moto tem ainda iluminação full-led e painel inédito com display 100% digital, com indicador de marcha, marcador de nível do combustível, conta-giros e hodômetros total e parcial (A e B).

Preço XR 300L Tornado 2025

A Honda XR 300L Tornado estará disponível na rede de concessionários a partir de agosto. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão).

O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.

A opção de cor disponível para moto é a vermelha e o preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 27.690. Ou seja, tem preço sugerido mais caro que a Sahara 300 de entrada.

Ficha técnica Honda XR 300L Tornado 2025

Motor OHC, Monocilindro, 4 tempos, arrefecimento a ar.
Cilindrada 293,5 cc
Diâmetro x curso 77,0 x 63,0 mm
Potência máxima 24,3 cv a 7.500 rpm (gasolina)
24,8 cv a 7.500 rpm (etanol)
Torque máximo 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (gasolina)
2,74 kgf.m a 5.750 rpm (etanol)
Sistema de alimentação Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação de compressão 9,3: 1
Sistema de lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Transmissão Seis velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Sistema de partida Elétrica
Combustível Gasolina / Etanol
Sistema elétrico
Ignição Eletrônica
Bateria 12 V – 5 Ah
Farol LED
Chassi
Tipo Berço Semi Duplo
Suspensão dianteira / curso Garfo telescópico / 245 mm
Suspensão traseira / curso Pro-Link / 227 mm
Freio dianteiro / diâmetro Disco / 256 mm
Freio traseiro / diâmetro Disco / 220 mm
Pneu dianteiro 90/90 21M/C (54S)
Pneu traseiro 120/80 18M/C (62S)
Características
Comprimento x largura x altura 2.201 mm x 828 mm x 1.298 mm
Distância entre eixos 1.429 mm
Distância mínima do solo 268 mm
Altura do assento 890 mm
Capacidade do tanque 13,8 litros (3,7 litros para a reserva)
Óleo do Motor 2,0 litros (1,5 litros p/troca)
Peso seco: 143 kg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *