Nova Yamaha FJR1300: Montadora revelou modelo atualizado

A Yamaha mostrou o novo modelo Yamaha FJR1300 no Motorcycle Live, e apesar de não parecer tão diferente do lado de fora, a empresa garante que existem diversos upgrades interessantes debaixo da carenagem. Confira!

O primeiro destaque da nova Yamaha FJR1300 é a adição de uma sexta marcha para a caixa de cinco velocidades que, apesar de suave e funcional, era um pouco frustrante por sua limitação. Ao invés de encontrar uma maneira de encaixar o novo conjunto de engrenagens no modelo já existente, a Yamaha aparentemente refez todo o design da caixa de câmbio para adicionar o novo complemento.

Yamaha FJR1300

A Yamaha mostrou o novo modelo Yamaha FJR1300 no Motorcycle Live, e apesar de não parecer tão diferente do lado de fora, a empresa garante que existem diversos upgrades interessantes debaixo da carenagem. Confira!

 O primeiro destaque da nova Yamaha FJR1300 é a adição de uma sexta marcha para a caixa de cinco velocidades que, apesar de suave e funcional, era um pouco frustrante por sua limitação. Ao invés de encontrar uma maneira de encaixar o novo conjunto de engrenagens no modelo já existente, a Yamaha aparentemente refez todo o design da caixa de câmbio para adicionar o novo complemento.

Advertisement

Yamaha FJR1300

Nova Yamaha FJR1300

Além de ser mais leve (cerca de 400 gramas mais leve que o modelo atual) o novo design da caixa de câmbio também é menor do que o modelo de cinco velocidades, permitindo que a Yamaha FJR1300 mantenha semelhanças em seu design externo, mas garantindo mais potência ao modelo atualizado, além de acabar com a frustrante busca pela sexta marcha que, até o lançamento, não estava ali. Também é possível citar a provável economia de combustível como fator relevante no novo modelo.

Yamaha FJR1300

A Yamaha alega que a nova caixa de câmbio também aumentará a qualidade e a velocidade de resposta do motor à aceleração, além de permitir uma experiência em velocidade de cruzeiro mais tranquila e eficiente mesmo em alta velocidade.

ASSISTENTE DE MUDANÇA DE MARCHA DA YAMAHA FJR1300

Além da melhoria na caixa de câmbio, a Yamaha FJR1300 virá com o assistente de embreagem e mudança de marcha da montadora, tecnologia essa que tem se tornado cada vez mais presente no mercado de motocicletas. O sistema utiliza a força nas molas de embreagem, o que permite utilizar molas mais leves, permitindo que a pressão necessária na embreagem seja menor. Também é possível destacar que a alteração permitirá maior estabilidade do modelo.

Yamaha FJR1300

MUDANÇAS ESTÉTICAS DA YAMAHA FRJ1300

A principal mudança visual do novo modelo da Yamaha FRJ1300 está em sua iluminação, em especial os faróis traseiros e dianteiros, trazendo uma nova estrutura de luz LED, que traz mais iluminação e potência com um gasto menor de energia. Três LEDs estão localizados em um compartimento acima dos faróis para indicadores de frenagem e aceleração.

Yamaha FJR1300

O novo modelo da Yamaha FRJ1300 chegará às concessionárias da marca na Europa no começo de 2016, com previsão para início de vendas em janeiro. A empresa ainda não confirmou quando (e se) o modelo será comercializado no Brasil. Os valores de venda do novo modelo também não foram anunciados.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA YAMAHA FRJ1300

Motor

Tipo de motor

refrigeração líquida, 4 tempos, DOHC, 4 cilindros paralelos de inclinação frontal, 4 válvulas

Cilindrada

1.298cc

Diâmetro x curso

79,0 mm x 66,2 mm

Taxa de compressão

10,8 : 1

Potência máxima

107,5 kW (146,2CV) @ 8.000 rpm

Binário máximo

138,0 Nm (14,1 kg-m) @ 7.000 rpm

Sistema de lubrificação

Cárter húmido

Tipo de embraiagem

Húmida, mola multidisco

Alimentação

Injeção de combustível

Sistema de ignição

TCI

Sistema de arranque

Eléctrico

Sistema de transmissão

Sincronizada, 6 velocidades

Chassis

Quadro

Alumínio, Em forma de diamante

Sistema de suspensão dianteira

Forquilha telescópica, Ø 48 mm

Curso dianteiro

135 mm

Ângulo do avanço de roda

26º

Trilho

109 mm

Sistema de suspensão traseira

Braço oscilante, Tipo Link

Curso traseiro

125 mm

Travão dianteiro

Disco duplo hidráulico, Ø 320 mm

Travão traseiro

Monodisco hidráulico, Ø 282 mm

Pneu dianteiro

120/70 ZR17M/C (58W)

Pneu traseiro

180/55 ZR17M/C (73W)

Dimensões

Comprimento total

2.230 mm

Largura total

750 mm

Altura total

1,325/1,455 mm

Altura do assento

805/825 mm

Distância entre eixos

1.545 mm

Distância mínima ao solo

130 mm

Peso (incluindo óleo e gasolina)

289 kg

Capacidade Dep. Combustível

25 Litros

Capacidade Dep. Óleo

4,9 Litros

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *