Home » Acima de 600cc » 10 Fatos: Pan America 1250, a nova Big-trail da Harley-Davidson

10 Fatos: Pan America 1250, a nova Big-trail da Harley-Davidson


03 ago 2018 0 Comentários

Seguindo com a estratégia para os próximos anos a Harley-Davidson anunciou sua mais nova Big-trail, a Pan America 1250, que mistura o estilo clássico da marca com uma proposta voltada ao fora-de-estrada.

Ela é uma motocicleta que foge totalmente do padrão da HD no quesito tipo de pilotagem. Todos estamos acostumados a ver a fabricante produzir suas motos Custom com muita desenvoltura mas agora ela embarca em um novo território, o mercado das Big-trail.

Destacando suas raízes tradicionais, a Harley-Davison planeja produzir modelos de motocicletas elétricas, streetfighters e até aventureiras para os próximos anos, como é o caso da Pan America, assunto de hoje da nossa série semanal “10 Fatos”.

10 Fatos Harley-Davidson Pan America 1250

10 Fatos Harley-Davidson Pan America 1250

Seguindo a série de artigos e vídeos “10 Fatos” aqui do Motorede (veja todas as motos), onde montamos uma lista com as principais características de alguma moto/assunto, trazemos informações que você precisa saber sobre a nova Big-trail da Harley.

Entre os principais fatos estão o novo motor de 1250 cilindradas, que poderá render uma versão de 975 cc, além do seu quadro compartilhado com outro lançamento da fabricante e muito mais. Veja a lista completa de 10 Fatos sobre a nova Pan America 1250:

  • Visual diferenciado
  • Carenagem frontal e farol
  • Para-brisas e protetores de mão
  • Tanque de combustível
  • Proteção para o Off-Road
  • Assento plano e largo
  • Motor Harley-Davidson Pan America 1250
  • Suspensões
  • Desafio nas vendas
  • Série de acessórios
  • Fato Extra

Big-trail Harley-Davidson Pan America 1250

Fato 1) O visual diferenciado chama atenção

O seu visual está sendo criticado por alguns e até sendo chamado de feio. A nova Pan America realmente não é lá um conceito de beleza, mas ela segue a linha de superdimensionada e imponente como as outras Harleys do mercado.

A fabricante afirma que olhou para o segmento e viu um enorme potencial de crescimento nos EUA, Europa e Oceania. Keith Wadell, marketing da Harley para Nova Zelândia e Austrália disse que “a beleza está nos olhos de quem vê” e com isso concorda que a moto de 1250 cilindradas parece “incrível”.

Segundo a própria, o fato de que existirá uma big-trail com o visual e estilo exclusivos da Harley no mercado por si só já é uma garantia de sucesso. O fato é que o modelo é bem diferente do que um cliente da Harley esperaria e que essa estratégia significa a construção de novos clientes para a marca.

A marca aposta que por conta dos clientes existentes serem muito apaixonados pela aparência da linha atual, eles continuarão gostando desses novos lançamentos com visual no mesmo estilo.

Big-trail Harley-Davidson Pan America 1250

Fato 2) Carenagem frontal e farol

Alguns ficaram impressionados com a parte frontal da nova Pan America 1250, achando até diferente demais, mas a dianteira da nova Big-trail não passa de uma mistura entre dois modelos já conhecidos da Harley-Davidson.

A carenagem dianteira em volta do farol da Pan America nos lembra muito a parte frontal da Road Glide Special, vendida no Brasil por cerca de R$ 93 mil, misturada com o novo farol em LED no formato de barra equipado na Fat Bob 2018, que é vendia por aqui por cerca de R$ 60 mil.

Big-trail Harley-Davidson Pan America 1250

Fato 3) Para-brisas e protetores de mão enormes

Um vem em duas peças e o outro, de tão robusto, até deixa o retrovisor pequeno. O para-brisas é tão grande quanto todas as outras medidas da motocicleta aventureira da Harley.

Ele vem separado em duas peças, onde a parte de baixo é responsável pela proteção do painel e provavelmente do kit multimídia que equipará a moto, enquanto o de cima serve para proteger o piloto.

Já os protetores de mão trazem os piscas integrados, com certeza aquecedores de manopla devem estar no pacote e são tão grandes que os retrovisores ficaram tímidos na disposição geral.

Big-trail Harley-Davidson Pan America 1250

Fato 4) Tanque combustível com grande capacidade

Tudo nessa moto é gigante, inclusive o tanque de combustível, algo crucial para motos aventureiras voltadas para as longas viagens.

Ainda não há informação sobre as especificações técnicas, mas só de olhar podemos perceber que o tanque de combustível vai comportar uma boa quantidade de litros de gasolina. Os viajantes agradecem.

É provável que esse tanque seja feito em algum material mais leve, como o plástico por exemplo, para manter o peso total da máquina sob controle.

Big-trail Harley-Davidson Pan America 1250

Fato 5) Protetores para o Off-Road de fábrica

Visando garantir a segurança de partes críticas da nova Pan America 1250 em seu uso no fora de estrada a Harley instalou alguns protetores em lugares-chave da moto.

Uma enorme placa pode ser vista protegendo a parte inferior do motor, que nos parece resistente o suficiente para encarar as possíveis pedras e impactos que a roda dianteira ou o percurso possam trazer.

Continuando nessa região frontal/lateral da moto também podemos observar protetores que visam guardar o radiador e a parte de cima do motor no caso de uso extremo no fora de estrada.

Big-trail Harley-Davidson Pan America 1250

Fato 6) Assento plano e largo, tanto para o piloto, quanto para o garupa

É impossível não insistir que essa moto é robusta demais, que ela é superdimensionada e imponente.

Seu assento, dividido em dois níveis, se mostra totalmente plano e extremamente largo. Isso garantirá ótimo conforto para o piloto e uma boa viagem de muitos quilômetros para o garupa.

Big-trail Harley-Davidson Pan America 1250

Fato 7) Motor Harley-Davidson Pan America 1250

No motor, a única informação que temos é que a nova Big-trail equipará, inicialmente, a versão de 1250 cilindradas do novo propulsor que a Harley está desenvolvendo.

Ainda não há informações de potência ou torque, mas esse motor é um bicilíndrico V-Twin de 60 graus refrigerado a líquido.

Existem algumas informações sobre a HD também lançar uma versão dessa aventureira com o motor de 975 cilindradas, o mesmo da Streetfighter 975 (veja mais), pois ambos usam a mesma estrutura, mudando apenas as cilindradas.

Big-trail Harley-Davidson Pan America 1250

Fato 8) Suspensões

É possível que a novidade traga suspensões da Showa, visto que a marca conhecida pelas suas ótimas suspensões tem fornecido componentes para as motos mais recentes da Harley-Davidson.

E a esperança é que na dianteira essa suspensão seja invertida para um melhor desempenho e que, tanto a dianteira quanto a traseira, tenham vários níveis de ajustes para que se enquadrem nos mais variados usos de uma Big-trail.

Fato 9) Desafio nas vendas

Desafio esse não só pelo estilo diferente da moto, mas por conta da equipe que será responsável por atender os novos clientes, pois certamente esse pessoal pode não ter muita experiência no “Off-Road”, terreno que a nova moto pretende encarar.

Todos sabemos que os vendedores sabem tudo sobre as Customs, especialidade da Harley, mas agora eles precisarão adquirir experiência em um novo mundo: o das Big-trails, motos desenvolvidas para viagens que encaram variados tipos de condições e terrenos.

A informação é que haverá uma ampla capacitação de revendedores para garantir que todos os funcionários estejam preparados para os novos produtos. E como esse modelo de aventura chegará em meados de 2020, a HD terá tempo para garantir que os revendedores estejam prontos.

Big-trail Harley-Davidson Pan America 1250

Fato 10) Série de acessórios

Como é de costume para os outros modelos da marca, devemos esperar diversos acessórios para a nova Big-trail da Harley, porém, teremos que aguardar para ver o que irão desenvolver.

Embora ainda não tenha sido confirmado nenhum tipo de acessório adicional para a Pan America 1250, é seguro esperar que a HD lance uma série completa de equipamentos e acessórios que poderão ser adquiridos separadamente, assim como já faz com suas outras motos.

Big-trail Harley-Davidson Pan America 1250

Fato Extra) Quadro compartilhado

A nova Harley-Davidson Pan America 1250 compartilha o mesmo quadro com a versão Streetfighter de 975 cilindradas. Aliás, se você ainda não viu a nova naked que a HD também está lançando, clique aqui e veja mais.

A Big-trail de 1250 cilindradas usa o mesmo quadro que as outras novidades anunciadas pela fabricante, porém, no seu caso o subquadro é diferente, sendo projetado para uso Off-Road. Isso garantirá maior resistência e estará de acordo com a proposta da novidade.

Big-trail Harley-Davidson Pan America 1250