Projeto que prevê instalação de limitador de velocidade a 110km/h para motos é aprovado

projeto lei limitador velocidade 110km h pls 97-2007

O que dizer da velocidade de 110km/h em uma motocicleta? Para vários modelos, ou melhor dizendo, para os mais vendidos no país (que são motocicletas de baixas cilindradas) essa seria até mesmo a velocidade máxima em que o veículo conseguiria chegar. Mas existe uma grande frota de motocicletas que conseguem tranquilamente passar dessa velocidade sem muito esforço.

Advertisement

E o que dizer do Projeto de Lei PLS 97/2007? De autoria inicial do Senador Marcelo Crivella, e com unificação do relatório de Eduardo Lopes e voto em separado de Antonio Carlos Rodrigues, o projeto foi aprovado pela CCJ na última quarta-feira e prevê a obrigatoriedade da instalação de limitadores de velocidade em todas as motocicletas em atividade no país e com limitação de 110km/h, independente da cilindrada do veículo.

projeto lei limitador velocidade 110km h pls 97-2007

A intenção é boa, mas a lei parece realmente não ter agradado ninguém. A limitação obrigatória de 110km/h para qualquer tipo de motocicleta gera impacto direto em muitas frentes. Falando em quesito de segurança, que é o foco principal da PLS 97/2007, uma motocicleta que possui esse limitador de velocidade poderia ter sérios problemas ao ter que executar uma manobra de ultrapassagem, por exemplo, ou até mesmo sofrer outras consequências ao ter que usufruir da sua potência para subir uma serra ou uma subida muito íngreme.

Outra grande frente que já se demonstrou contrária ao projete de lei aprovado é a ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.  “Com esclarecimentos técnicos junto ao autor da lei considerando, inclusive, que limitar a velocidade de um veículo, como está sendo proposto, acarreta em um obstáculo no desenvolvimento tecnológico dos produtos”, afirmou em nota oficial. Ainda no comunicado a ABRACICLO deixou clara que a função de controle da velocidade das motocicletas devem ser fiscalizadas pelas autoridade e o órgãos competentes.

projeto lei limitador velocidade 110km h pls 97-2007

Em outro ponto a ABRACICLO toca em um argumento importante: Porque a obrigatoriedade de um limitador de velocidade, de 110km/h, somente nas motocicletas enquanto nenhum outro tipo de veículo no país é obrigado a usar?

O aparelho limitador de velocidade terá o custo de R$150,00 e somente as motocicletas de testes, de órgãos públicos e as de competições não necessitarão de sua instalação.

Advertisement



34 comentários em “Projeto que prevê instalação de limitador de velocidade a 110km/h para motos é aprovado

  1. Isso é uma medida de pessoas incompetentes…o problema não é a velocidade e sim nossas estradas que são 98% ultrapassadas e vergonhosas…andar em 110km em rodovias e cidades grandes é pedir pra ser morto ou roubado…nunca li reportagem alguma falando em ação da policia para evitar roubo de motocicletas !sem falar que grande parte das estradas do japão e usa não tem limite de velocidades e compara com as nossas…kkkkk…é vergonhoso !

  2. Vossa excelência senhor Marcelo Crivela deveria ir e voltar de seu “trabalho” todos os dias em cima de uma 125cc , só não se assuste ao ver uma carreta da conlurb carregada de lixo acima de 120km/h. Como sei que o senhor eh um cagão, tenho certeza que seu brinco vai travar e se o senhor não urinar nas calças será sorte. Então ore por nós e não nos prejudique.

  3. Acidentes existem, todavia devemos avaliar a causa. A maioria dos acidentes envolvendo motos são com motos de baixa cilindrada, onde o rapaz pega uma 125 coloca um escape cocote e pensa que está numa 1000. Daí a merda!

  4. PORCARIA, o que deveria ter mesmo erá legislação x fiscalização de transito,
    e também sem deixar de falar que devemos sim respeitar os limites de velocidade nas áreas de risco para evitar o pior, devemos ser conscientes no que estamos fazendo.
    CRITICO!! ESSES MERDAS QUE FALAM DOS MOTOQUEIROS NÃO SABEM DA NECESSIDADE DE CADA UM.
    AGORA IMAGINE SÓ VOCÊ NA FRENTE DE UMA CARRETA QUE DESSE UMA DECIDA A MAIS DE 140 KM/H. JÁ TIVE VARIAS VEZES ESTA EXPERIENCIA E DAI O QUE ACONTECE SE A MOTO LIMITA A 110????? E PORQUE SÓ A MOTO.

  5. deveriam logo é acabar com esse negócio de moto. Esse bando de motoqueiro folgados imprudentes, que só fazem merda no trânsito e ainda ficam dando trabalho as equipes de socorro, quando fazem bosta e causam acidentes.

    1. vc fala como se todos os motociclistas fossem imprudentes, mas existem motoristas escrotos (vc deve ser um) que não sabem usar os retrovisores e causam grande parte dos acidentes que envolvem moto.

    2. Gente imbecil e ignorante como voce tem aos montes!!! Acha que todo motoqueiro e imprudente, vai assisti ao noticiario e veja motoristas de carro bebado arrancando braco de ciclista, jogando o braco do cara no rio Tiete, Atropelando gente na calcada, Excesso de velocidade, Batendo em poste, O Filho do Bilionario Brasileiro(Eike Batista) que pegou o ciclista, isso voces esquecem, ate eu mesmo fui um que fui atropelado por um idiota de carro (pode ter sido um parente seu..), no transito de hoje no Brasil acho que nem precisa de Habilitacao pois creio que na sua maioria deve ser comprada mesmo… Reveja seus conceitos!!

    3. Não venha generalizar aqui meu caro, nao sou todos que são assim ,como também tem muito caminhoneiro , taxista e motorista de carro e de ônibus que fazem inumeras barbaries no transito,mas como são veículos maiores que a moto o prejuízo é sempre dos motociclistas.Pena existirem pessoas que pensam que nem você.

  6. Esse Crivella só propõe merda!
    Pq não cuida para que tenhamos estradas decentes? Vai reduzir muito mais o numero de mortes do que limitar nossa liberdade individual!

  7. O fato de o projeto ser aprovado na CCJ não quer dizer que ele irá virar lei. Quer dizer apenas que acharam que ele não fere a constituição. É preciso ainda que ele seja votado.

  8. Existe um nº muito grande de pessoas paraplégicas, causadas por acidentes com motos, todo esse pessoal passa a ser pensionista e quem paga esse ônus somos nós

  9. Acho certíssimo. Existem casos numerosos de acidentes fatais devido à alta velocidade, e isso reduziria muito esses números. Quanto à ultrapassagem citada no post, se o piloto for consciente saberá a hora certa de ultrapassar, e se o veículo a frente estiver acima de 110 kh/h não é necessário tal procedimento.
    Espero que a lei seja votada a favor, e em um futuro bem próximo, comece a valer para os outros veículos também.

    1. Pois é meu caro. A 110km/h também se morre sabia? Nem carros são projetados para colisões acima dos 60km/h sabia? Miseravelmente percebe-se que não. O que falta, meu caro, é legislação e engenharia de trafego pensando em motos. Outros mercados, como o americano, até dispensam o uso de capacete, questão de direito individual.

      1. Sobre o capacete nos EUA,é só em alguns estados americanos,não em toda nação,19 estados+ o distrito de columbia são obrigatórios o uso de capacete,28 por algum tipo de pessoa,só 3 estados não tem lei para capacete,sendo que nesse 79% das mortes em motos os motociclistas estavam sem capacete.Então demetrius,o mercado american em 3 estados somente dispensam o uso de capacete,não nele todo.

    2. acidente em uma verdadeira alta velocidade a pessoa morre e isso não ha de se preocupa mortes tem que acontece ///oque tem que ser feito e gasta o nossos imposto do jeito certo é isso

    3. Então partindo e “concordando” com o seu racicínio Júnior, teremos que instalar esses limitadores nos carros, limitados-os à 110 km/h também, nos caminhões, limitado-os à 80 km/h. Aí sim seria efetivo essa medida de segurança! Putz cara! Você faz um comentário sem nem ao menos analisar a questão!

  10. o mai legal é q eles inventam essas leis ridículas e dai o povão q mete a mão no bolso p/ poder regularizar o veículo. no mínimo esse senador aí é um dos sócios da empresa q irá produzir o tal limitador.

      1. Estranho é vender um veículo que chega a 300km/h em um país que não tem nenhuma estrutura que suporte com segurança essa velocidade… deveria ser feito algo parecido em todos os veículos, ou colocar radares, a cada 20km de uma estrada, pois a imprudência de alguns prejudicam outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *